" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

08/05/2011

40 anos de Parque Nacional

Já lá vão quarenta anos de Parque Nacional!
Em 08 de Maio de 1971 as zonas que englobam as Serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda com cerca de 72000 hectares, tornaram-se em Parque Nacional Peneda-Gerês, o único Parque Nacional até aos dias de hoje.
É um local único neste país e por excelência um cantinho do céu para quem o gosta de visitar!
Em pequena lembro-me de ouvir minha mãe dizer muitas vezes: "Os produtos que são mesmo bons, não precisam de publicidade na TV". Bom neste caso eu diria que o PNPG não precisa de publicidade, não é um produto, mas é um local de soberba paz, águas puras e frescas, ar leve e curativo, montanhas de um alívio inconfundível, de uma flora e fauna belíssima, com espécies  autóctones  desta região.
O mundo está cheio de cantinhos mágicos, e nós também temos o nosso! E é único!


Alegra-me e consola-me o espírito saber que me encontro apenas a umas dezenas de kms deste paraíso, e só por isso já não me interessa viver noutro local do país, a não ser que seja por extrema necessidade.
Infelizmente não nasci aqui, mas o meu coração aqui pertence, e é aqui que quero ficar para sempre. Não me perguntem porquê, mas uma parte de mim pertence a este local, talvez tenha estado por cá numa outra vida, talvez por cá irei ficar depois desta, certeza porém minha alma está sempre aqui!


Lembro-me nos anos 70 de dar grandes passeios pelo Gerês num Fiat 127. No tempo em que muita gente não tinha automóveis, e quando alguém ia passear levava a maior numero de amigos possíveis na viatura. Lembro-me pois de sermos cerca de 7 pessoas num 127, no tempo em que não era obrigatório usar o cinto no automóvel, no tempo em que íamos no colo uns dos outros! Era eu muito pequena...talvez uns 3/4 anos, ia sempre sentada no colo de alguém, a sorrir para a paisagem da Serra, e a imaginar o que teria lá em cima! Cantávamos muitas vezes, todos juntos, enquanto fazíamos as curvas da estrada mais frequentada da Serra que nos levava lá mais para cima, para a Mata da Albergaria.
Era uma alegria ir ao Gerês!!!
Aqui tinha eu 3 anos e meio. Reparem na estrada, ainda não era alcatroada!


Era uma alegria no passado, e hoje para mim é mais que isso, é a vontade e a necessidade de respirar, tocar sentir o frio e o calor, a brisa ou o vento forte, a água fresca ou gelada, as visões as miragens, os animais as plantas as árvores e gente da terra, tudo que esta terra dá! Tudo num universo só! Um Universo muito próprio em que eu estou lá, sempre!
Hoje já lá fui àquelas montanhas em  que dantes  olhava e achava que só aos lobos pertenciam!
Hoje conheço muito mais do poderoso granito e da pureza envolvente e de toda a amargura de um Parque Nacional, que de Parque só tem o nome!
Peço desculpa por esta frase quase que cruel, mas é a realidade e uma grande verdade, e como as verdades doem sempre,  é natural que possam estar ofendidos, mas quem for uma boa pessoa compreenderá porque o digo.
Este parque está adormecido, quase que esquecido e quase ao abandono.
Não fossem os poucos homens que trabalham nele, as populações que se interessam por esta terra, as associações que desesperam em manter as tradições para que não se esqueça o que era o Gerês antes mesmo de ser um parque nacional. E finalmente nós os que amámos esta região, nós que cá estamos quase todos os fins-de-semana e que nos preocupámos com o futuro destas Serras, e que não ficámos indiferentes com o que por cá vai!

Pergunto-me como vai ser este ano se mais fogos houver, sabendo dos cortes no combate e prevenção dos mesmos! Pergunto-me porque não tem guardas- florestais a vigiar e controlar e prevenir todas as anomalias possíveis de se corrigir! Pergunto-me e que vai ser das dezenas de casas florestais abandonadas e vandalizadas pelos infelizes! Pergunto-me porque deixaram os fogos chegar  à Mata do Cabril e do Ramiscal, preciosidades irrecuperáveis!!Pergunto-me porque razão há tantos assaltos nas poucas zonas de estacionamento do parque! Pergunto-me porquê que as minas dos Carris estão completamente abandonadas à sua sorte e à sorte de quem lá passa! Pergunto-me porque não tem o nosso único parque nacional um verdadeiro estatuto não teórico, mas prático e digno?!!!

Pergunto aos responsáveis o que têm a dizer sobre isto?

Há pois é verdade, já nem me lembrava que nunca há responsáveis neste país!!!!!

Porquê um director do PNPN que quase de certeza pouco ou nada conhece desta terra e deste povo?! Sim!! Será que ele sabe o caminho para as Sombrosas ou para os prados do Teixeira?...Pois possivelmente sabe o caminho para o Hotel, com certeza a boa estadia e o conforto acima de tudo para que a mente funcione bem e não troque as palavras nos discursos!
Mas este nosso Gerês continua a ser de um relevo áspero, uma gigantesca muralha defendendo uma parte da fronteira e continua a parecer um dorso de um colossal monstro em estática atitude de um sono imperturbável, porque mais do que tudo, este Gerês irá ter sempre as suas pedras aqui, irá sempre pertencer àqueles que o amam verdadeiramente, e quanto a isso ninguém lhe tira!!


Andem por onde andarem, não encontrarão nada assim!!

No silêncio do parque abandonado
O repuxo prossegue a sua luta;
É um desejar alado
A sair duma gruta.

Ergue-se a pino ao céu como uma lança;
Ergue-a a pino, e sobe na ilusão;
Até que a flor do ímpeto se cansa
E cai morta no chão.

Mas a raiz do sonho não desiste;
Subir, subir ao Céu, alto e fechado!
E o repuxo persiste
Na solidão do parque abandonado!

                                                                                                       - Miguel Torga-

Uma das muitas casas florestais!
Bem perto da Portela do Homem
Casa do académico
Interior da casa do académico!! Não falta gente a oferecer-se, para ver esta casa a ser útil novamente!
Perto das minas
As ruínas das minas aumentam a olhos vistos!!E o perigo é cada vez maior!
Na pedra bela,  com uma bela casa florestal...abandonada! Não poderia alguém lá habitar e vigiar o parque?! Meus senhores já temos casa e tudo!
Este telefone já deve ter sido muito útil! Agora de nada serve.
Temos cozinha! Um pouco degradada, nada que não se possa fazer, só falta a boa vontade dos nossos governantes!




8 comentários:

  1. Oh!!! meu Lírio!!!

    Faço das tuas palavras as minhas e como entendo esse teu coração... Pois eu também me sinto parte integrante dessa serra... Sabes aquela sensação, por mais que queiras arrancar de lá, não consegues. Algo que para além do "normal" te atrai desenfriadamente e incontrolavelmente para aquele local... :)
    Sabado fui apresentar o meu "secret garden" correu lindamente... Axo que minha paixão esta mesmo a flor da pele, não dá para esconder... E de alguma forma as pessoas ficam contagiadas... assim como ficam a ler este teu texto...

    Beijinho e abraço bem apertadinho.

    ResponderEliminar
  2. Angel!!

    Sei que me compreendes! Há sentimentos que não se enquadram em toda a gente, cada um deve de procurar o seu pedacinho de céu na terra, e nós já temos o nosso!!

    Quando penso que um dia vou partir e possivelmente deixarei de ver este local, assim como as pessoas que eu mais amo, fico constrangida! Gostaria de poder reencarnar num animal do Gerês...adivinha qual?!

    Fico feliz por a tua apresentação do teu jardim secreto ter corrido bem! Espero que isso vá para a frente, estou muito orgulhosa pela tua coragem e iniciativa :)

    Gosto de contagiar as pessoas com coisas boas, pois para más já basta as notícias da TV, que entram pelas nossas casas dentro, quase todos os dias!

    Olha hoje coloquei uma foto minha no Gerês, de quando eu era uma cabritinha!! Olha só! Se olhares com atenção, dá para perceber que tenho uma camisola com a Heidi! Lembras-te dela? Eu adorava ver a Heidi a correr pelas montanhas com as cabrinhas!!! Se a memória não me falha, a sua cabra preferida chamava-se marota!!
    Ah! Quem me dera ser uma Heidi!

    Kiss! Kiss!

    ResponderEliminar
  3. Oi meu lindo Lírio!!!

    Não penses quando partires... pensa antes que hoje estas aqui... e depois quando partires, fazes como eu... voltas!!! O bom filho ou filha, volta sempre a casa ;)

    Que menina linda tu eras e es!!! A beleza esta naquilo que somos e não naquilo que aparentamos ser. E claro que lembro da Heidi... influenciou-me muito LOL... O gosto pela montanha, pelos animais e claro cantar na serra...;)
    Ja agora não queiras ser como ela... sê tu a tua própria Heidi... quem sabe ja não o es..:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. http://delfimquintela.blogspot.com/

    Era muito bom

    ResponderEliminar
  5. Olá Angel!

    A melhor forma de levar a vida,é pensar no momento presente e saborear ao máximo :) Espero só que consiga voltar um dia a este mundo, e pode ser que a gente se encontre por aí Lol!!!
    Quando eu disse gostaria de ser uma Heidi, referia-me a poder estar sempre na montanha rodeada de animais...bom mas isso é só um desejo utópico, seria bom demais!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Quintela!

    O que é que seria bom...?

    ResponderEliminar
  7. É para este estado do patrimonio que serve o Parque Nacional?

    ResponderEliminar
  8. O Parque Nacional não existe para nos servir, nós é que nos servimos dele!

    Não vejo soluções práticas à vista, ainda para mais com esta "crise" que tanto se fala agora, e as verbas que serão cada vez menos!

    O importante é nunca desistirmos deste cantinho esplendoroso e cuidarmos dele o quanto possível, em tudo que possa estar ao nosso alcance fazer.

    E nunca esquecer a regra numero um: Respeitarmos toda esta área e transmiti-lo aos nossos descendentes.

    Colaborarmos com a gente da terra também ajuda, pois para eles também não é fácil lidar com toda a situação actual devido ao novo regulamento do PNPG.

    Muita coisa poderia ser feita por aqui, mas pelo menos o que mais desejo ainda, é que não venha tão cedo grandes fogos florestais como os do ano passado!Mais perfeito ainda seria nunca existirem!

    Qualquer dia ainda temos de arranjar voluntários para vigiar o Parque...

    ResponderEliminar