" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

30/05/2011

O delírio do Poço Azul




 
Num Gerês em que quase todos conhecem, abunda o verde, o fresco, as fontes, os ribeiros, algumas cascatas, as portas de entrada e as estradas mais frequentadas.

No Gerês que alguns conhecem, existem os trilhos marcados onde a água marca na maior parte das vezes a sua presença, onde se pode estar mais pertinho do céu.

Num Gerês de lírios, jasmins, teixos e fetos, de cabras montesas, corços e garranos, das paisagens únicas, da constante água fresca rebolando pedras, deslizando por corgas onde se escondem verdadeiros oásis dentro de um oásis! Locais onde egoísticamente falando, poucos frequentam e ainda bem, para o bem  de  todos nós e do nosso precioso património natural único!






Num vale como muitos existentes na Serra, rasgado por um rio com o mesmo nome,  presencia-se  uma das visões mais deslumbrantes que já tive até hoje na Serra do Gerês! Encontra-se aninhado depois de uma tímida cascata, um lindo lago de um verde esmeralda, onde só por dureza de coração se não sentiria o afago da felicidade!
Seu nome, Poço Azul.

Por ser um lago que não se avista ao longe e só se dá pela sua majestosa presença quando se está quase em cima do mesmo, torna a visão deste ainda mais fenomenal, de uma essência penetrante tal, que jamais me esquecerei da primeira vez que o vi!

Também não me esquecerei das  expressões faciais de um grupo de oito jovens que foram aparecendo aos poucos, e deram de caras com aquela toalha de água de limpar o olhar, enquanto que nós já lá instalados a usufruir de uns belos banhos de sol depois de uma deliciosa banhoca!


Era ver as moscas a entrarem pelas suas bocas adentro, caso as houvesse! Um deles educadamente perguntou-nos se não nos importávamos que ficassem ali também, como se de uma propriedade privada se tratasse! Apreciei aquele belo gesto sensível de quem se apercebeu que estávamos ali para usufruir do mais belo e satisfatório que a Natureza nos oferece! "Prometemos que vamos fazer os possíveis para fazer pouco barulho!", ora aqui está o belo civismo! Assim dá gosto partilhar e compartilhar!
E foram uma simpática e pacata companhia, que deliciaram-nos com o prazer que também transmitiram!



O poço Azul é talvez um dos lagos mais profundos do Gerês. Há quem diga que tem uma profundidade de cerca de 6 metros...possivelmente, e nada de nos deixarmos levar pelo seu enganador fundo quase nítido de tão límpida e cristalina água que o esbanja.
O encantado poço Azul de água tão fresca ou gelada para os mais sensíveis, mesmo em pleno verão, em que o sol demora uma eternidade a aquecer devido à sua profundidade!




Para o meu espírito é um canto divino de reflexão, onde se conjuga o prazer do corpo e da alma, rodeado de montanhas por quase todos os lados e apenas o céu como tecto do mundo. Uma paz serena! Onde consigo flutuar, rodar e observar a luta entre o mineral e o vegetal que o rodeia! Onde brinco com ele em suspeita relação entre mulher e Natureza como se de um apaixonante amante se tratasse!!

Todos os perfumes  aqui se abrem, todos os sons se captam desde a pequena cascata que o penetra, da brisa da montanha que por aqui flutua e das aves que por lá passam!






Aqui, infinitamente adormeceria, talvez morrendo, com meu corpo repousado sobre um profundo lençol de água!

14 comentários:

  1. Estas fotos já são do ano passado.
    Hoje, está tudo meio-negro, em recuperação.

    ResponderEliminar
  2. Sim, as fotos que tirámos foi antes dos incêndios, chegou muito perto do poço azul e foi seguindo sempre do lado direito quase até à Rocalva!
    Mas o belo lago ainda continua lá, sempre bonito! Quando estiver boa para caminhar, tenho de lá ir!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estivemos lá há coisa de um mês e a beleza do lugar nem permite ver as marcas dos incêndios, que já são frequentes na paisagem portuguesa.

    A água estava de cortar a respiração! Se não entrasse, nunca me perdoaria! Só 4, de 12, é que entraram! rsssssssssss

    "Baterias carregadas e mochila mais leve"

    Gosto de ver crianças nestes percursos. Excelente formação para serem Humanos, em pleno!

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge!

    A água deste profundo lago é fria...para alguns é gelada! Eu nunca consigo passar por lá sem provar a sua frescura ou devora-la se necessário!!Claro que no Inverno...nunca experimentei!

    As nossas crianças são os homens do amanhã, e nós temos a responsabilidade de os ajudarmos a construir os seus alicerces!
    Estes são os meus cabritinhos...o meu orgulho :)

    Bem vindo a este espaço :)
    Saudações Geresianas!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite .... Fiquei muito impressionada com a beleza deste local nas fotos. No posto de turismo tem mapas de como chegar ao poço azul?

    ResponderEliminar
  6. Olá Soraia!

    Sempre achei que as fotos nunca mostram a verdadeira beleza que esta Serra transmite...Fora as imagens há sempre um conjunto de sensações presentes, como o cheiro, a brisa, o som do vento e das águas correntes e de todas as aves que por lá passam! É de facto um paraíso que temos!!!

    Penso que no posto de turismo não têm propriamente informações deste trilho,pois na verdade este não é considerado um trilho demarcado pelo parque nacional. Quanto a mapas devem de ter, e talvez possam dar a informação da localização deste poço azul que também é conhecido por poço verde...se o funcionário(a) souber...:)

    ResponderEliminar
  7. Olá, fico encantado como descrevem as paisagens da minha terra, terra esta que também é vossa e de que queira usufruir dela, neste caso em concreto (poço azul), que na realidade é fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Almerindo :) E já agora nem seria necessário repetir, mas não me canso de dizer: A tua terra é LINDA!!!

      Eliminar
  8. Olá a todos.
    Parabéns por este Blog. É muito bom.
    Conheço várias piscinas naturais no Gerês, mas o Poço Azul não conheço. Gostava de lá ir. Como é que se vai para lá e quanto tempo se demora a chegar?

    Cumprimentos
    José Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Pode-se iniciar o trilho em Fafião ou nas cascatas do Arado, na minha opinião é melhor começar nas cascatas do Arado, seguir pelo estradão até à casa do doutor, descer até à ponte das servas e subir até ao curral de Pinhõ, aí ter em atenção ao início do trilho mariolado que segue ao longo do rio Conho até ao poço azul. Desde o Arado são mais ou menos 4/5 km.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  9. Está de parabens pelas lindas fotos.Tambem quero ir lá obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Sou a Fernanda e adoro a natureza parabens pelas belissimas fotos.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelos vossos comentários. E porque não ir? É relativamente fácil, ver o meu comentário acima.

    ResponderEliminar