" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

02/11/2011

IV Encontro micológico em Vila Nova - Montalegre



Uma parte de grupo

Depois de uma descarga de chuva durante a semana que passou, o dia 29 de Outubro começou sorridente com o sol a fazer nos companhia todo o dia. Caso para dizer depois da tempestade a bonança, que veio mesmo a calhar, pois neste dia  realizou-se o IV encontro micológico , organizado pela Associação Amigos de Vila Nova.
A simpática aldeia de Vila Nova pertence ao concelho de Montalegre, sendo um local obrigatório de visita para quem pretende observar a famosa e polémica ponte da Misarela também conhecida pela ponte do diabo.
Mas este dia não estava destinado a visitas à misteriosa ponte rodeada de lendas e tradições, estava sim abençoado de sol  e  tivemos o privilegio e a oportunidade de aprofundar mais os conhecimentos acerca das variedades de cogumelos existentes nesta região, que apesar da pouca quantidade este ano, devido às condições climatéricas, não foi possível estes fungos crescerem e multiplicarem-se da forma pretendida como foi no ano que passou. Mas não foi motivo suficiente para que esta tertúlia deixa-se de se realizar e apesar de tudo conseguimos encontrar algumas espécies!

Tudo começou no clube do pessoal da EDP, local  agradável e acolhedor e onde se encontrava uma pequena exposição de alguns exemplares  micológicos.
Pouco passando da hora marcada deu-se a abertura da tertúlia micológica, iniciada com o empenhado António Brás, que muito graças ao seu trabalho foi também possível este encontro, seguindo-se uma partilha de conhecimentos pela parte de José Duarte e Francisco Vieira com  participação dos participantes,  um pouco tímidos de inicio, pois a maioria pouco ou nada sabiam do tema,  sendo essa razão de ali se encontrarem, com  sensibilidade suficiente para procurar saber um pouco mais sobre estes fungos.



Foi uma delícia ouvir José Duarte, em colaboração com a Associação Aventura da Saúde, contagiou-nos com a sua paixão pelos cogumelos, foi um prazer também ter como companhia o Francisco que para além da sua sabedoria e interesse micológico, mais uma vez me apresentou as pequenas plantas e ervas presentes ao longo do trajecto em campo e as suas surpreendentes potencialidades! Foi muito bom também poder rever  alguns amigos que estiveram presentes na Vezeira de Ferral!!
Após a tertúlia o grupo constituído por umas boas dezenas de pessoas. foi dividido em dois, partindo para o campo propriamente dito, sem que antes o amável José Duarte  partilha-se uns cestos para colocar as espécies que iríamos encontrar pelo caminho, e uma folha para as crianças anotarem o que iriam encontrar.
Foi um passeio muito agradável, pela companhia, pela paisagem envolvente do nosso Gerês e pelas experiências recolhidas. Os nossos cabritinhos adoraram e nós também!!


Trombeta dos mortos
Não imaginam o cheirinho deste cogumelo!!Até era capaz de o comer logo!


Alguns cresciam entre as pedra no meio do caminho quase passando por serem pedras também, valeu-nos a chamada de atenção do nosso guia.

O local da " mesa dos Mouros"

Aquelas montanhas lá ao fundo já nos são familiares...
A vaidosa Meda de Rocalva em grande zoom
Esta cancela dedico à nossa amiga Teresa Pereira!

Amanita muscaria, venenoso.
De vez em quando lá se pegavam um com o outro por causa do cesto,  valha-nos ao menos  os cogumelos que foram poupados!!


O ambiente rural sempre presente
Encontramos salamandras

Um ninho que caiu...possivelmente devido ao vento e às chuvas desta última semana!

O rio Cávado fez-nos companhia durante uma boa parte do percurso


Alguns castanheiros carregados de frutos!!
Apesar de poucos, um bocadinho aqui...

e mais outro aqui...
Lá se foi enchendo mais um pouco o cesto!!
No final com o cesto já recheado de algumas exemplares, foram os mesmos entregues no clube e  e colocados na mesa de exposição.
Seguiu-se uma prova de vinhos onde fomos também convidados a participar na sua degustação aprendendo a analisar o suco dos deuses, utilizando os nossos valiosos sentidos da visão do olfacto e do paladar, tarefa nada fácil mas desafiadora!!

Apresentação e prova de vinhos
Nada fácil foi também aprender a destingir os cogumelos comestíveis dos não comestíveis e se alguém pensa que aprendemos quase tudo num só dia, estão errados! Já conhecemos um pouquinho de um quase nada, pois o mundo micológico, embora fascinante, é bastante complexo, coisa que aprendi  a respeitar neste dia!!!
Aprendemos que alguns para além de nos fornecerem o prazer da degustação nas nossas mesas, outros embora não com o mesmo fim pois seria quase fatal, têm propriedades muito importantes como na ajuda do tratamento de alguns tipos de cancro! O que dá mais uma vez para concluir que toda a verdadeira e genuína riqueza vem da nossa preciosa mãe natureza, associada ao conhecimento correcto e bem utilizado do homem resulta numa poção quase magica nas nossas vidas, sem nos darmos conta de tal!


Um dos momentos altos do dia foi preparar os cogumelos que tínhamos à nossa disposição! O espaço disponível tornou-se exíguo para todas as mãos que queriam ajudar! Inicialmente era confuso pois não sabíamos muito bem o que fazer com tantos cogumelos, mas uma coisa é certa, os ingredientes estavam à nossa frente, as ferramentas também e há que dar saída, afinal o português é ou não um povo trabalhador e desenrascado?


E enquanto uns partiam e outros imitavam...

Outros passavam por ovo e pão ralado...e alguma coisa vai sair daqui!!
Por aqui já se sentia o cheirinho de outro candidato ao master chef
E depois da carga eléctrica não aguentar com tantos cogumelos, lá se arranjou outro sítio para refoga-los e fritá-los!!
E o resultado de bem perto, para fazer um pouco de água na boca...

Podem cheirar...se conseguirem...
Eu cá me deixei de fotografias, pois caso contrário ficaria a chuchar no dedo se não me despacha-se!!


Estava tudo deliciosamente bom! Os cogumelos panados foram um êxito, só me sobrou um restinho para amostra, ainda bem que provei um ou outro enquanto fritavam! Lol,

E isto foi só uma entrada! Depois de tantos cogumelos, fomos para o restaurante O Transmontano, em Vila Nova, para o jantar propriamente dito! Uma bola de carne muito saborosa com cogumelos, uma feijoada com cogumelos, uma posta da boa carne da região, uma fatia de queijo com compota de cogumelos...e esta hem?,  um licor de cogumelos! Foi caso para dizer uma autêntica overdose de cogumelos!!!



O senhores do restaurante eram de uma simpatia e de uma hospitalidade tal que até disponibilizaram um cantinho que lá tinham com sofás e um gatinho de 2 meses para os miúdos brincarem, e eu não sendo miúda não me ralei nada em me deliciar fazendo festinhas no bichinho que por sinal era muito meigo.


Foi um dia muito preenchido, rodeado de cogumelos por quase todo o lado! Mais um belo momento que passámos graças à boa gente Geresiana!

Os nossos parabéns à organização e a todos que contribuíram e ajudaram nomeadamente aos que tiveram que ficar a tomar conta do bar e de limpar, que apesar de muito trabalho valeu a pena estes belos momentos de convivência e boa disposição!
Obrigada a todos e até a uma próxima!!

4 comentários:

  1. Minha Doce Flor,

    Deve ter sido um dia mesmo muito fascinante... Mas agora estou eufórica... Parece que sempre nos vamos encontrar... e caminhar... e cantarolar... e conversar juntas... E vou poder sentir te bem pertinho de mim...:) Não vejo a hora chegar...

    Beijo bem docinho e até breve.

    ResponderEliminar
  2. Apetitosa reportagem!
    Abr.

    X

    ResponderEliminar
  3. Angel!!

    Humm...será que é desta?!!Queria fazer-te uma surpresa...

    Esperemos que seja para bem breve que te possa dar um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Olá X !

    Apetitosos foram todos aqueles cogumelos!!! Cheguei à noite e já não cabia mais um dentro da barriguinha! Lol

    Abr.

    ResponderEliminar