" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

01/12/2011

Marcha da folha caída (Com a secção de montanha do CCP)



 Meus Amigos:

Aproveito este primeiro dia de Dezembro, dia da Restauração da Independência, em que graças a D. João IV e aliados conseguimos ser definitivamente Portugueses!
E hoje, feriado nacional  bem merecido para o nosso povo,  e que os "estimados"  governantes actuais,  resolveram retirar este dia de feriado a partir do ano que vem! Viva a economia !
Agora sim é que vamos produzir e prestar serviços, com ou sem trabalho! Sim porque daqui a um ano se ainda estiver empregada, estarei a contar as horas todas quase sem nada para fazer,  como já é habitual,  e todos os portugueses por esse país fora estarão a trabalhar com ou sem ele!Em contrapartida as pessoas não vão passear, vão ter menos tempo para a família, não vão aos restaurantes, os lojas estarão às moscas, os hotéis com menos hóspedes, menos pessoas a consumir e o comércio a regredir e o turismo neste dia nem existirá a não ser para quem está reformado..., pois há que trabalhar e trabalhar, mesmo que não não o haja, pois o que interessa é marcar o ponto....
E é isto meus amigos o nosso orgulho de sermos portugueses e independentes, governados não por D. João IV mas, por personalidades com muitos anos de estudo (nosso orgulho nacional), cuja maioria seguiram directamente das escolinhas, para as juventudes partidárias e daí  para o parlamento sem nunca terem trabalhado, e  que agora como diz o outro   " Eles só falam, falam e não fazem nada" ...então não?! Mas há que pôr os outros a fazer, e a trabalhar mais mesmo sem o ter, o que interessa é picar o ponto...e ponto final.

Comentários à parte, peço apenas que não se esqueçam do esforço que o nosso povo fez para merecermos este dia, mas que o vamos perder para o bem dos mercados internacionais e agradar aos agiotas alemães! Não se esqueçam de passar a mensagem e o exemplo aos vosso filhos!


Mas vamos lá recuar um pouco no tempo, mais precisamente para o dia 26 do mês passado, fomos finalmente caminhar com os nossos companheiros do Clube de Campismo do Porto - secção de montanha. Este corrente ano ainda não tivemos oportunidade de caminhar com os mesmos, e sendo este o ultimo trilho deste ano, não podíamos faltar!

Infelizmente não podemos concretizar outros encontros e não podemos caminhar com o nosso amigo Calixto do blog "Por fragas e Pragas" e com os nossos amigos de Ferral, que destinaram neste fim de semana dar uns retoques à cabana do Pinhedo, que neste momento está rodeado por tons pretos e cinzentos devido ao recente incêndio que por lá lavrou. Que venha a primavera o mais rápido possível!

Apesar da tristeza que senti em não poder participar nestes encontros, usufruir outros momentos foram importantes para mim devido às saudades de alguns companheiros e à camaradagem do pessoal do CCP.

O trilho foi por aldeias de Vizela , localidades rurais, pintadas de verde Minho com levadas de água, animais, e não esquecendo o belo rio Vizela a serpentear estas terras!
E como o nome diz " Marcha da folha caída ", pois folhas no chão não faltam nesta época. Para nossa surpresa tivemos uma autentica marcha micológica, nunca vi tanta variedade de cogumelos num trilho até agora, é caso para chamar marcha micológica das folhas caídas !!
Foi óptimo poder reencontrar os companheiros com quem partilhamos muitas horas de marcha   e foi tão bom poder colocar as conversas em dia e dar mais uma vez aquele abraço!!
Ora então venham daí:


mós que já não rodam...

Objectos do tempo esquecidos...
Levadas apenas com folhas húmidas

o cristalino rio Vizela

O meu cabritinho, membro mais novo do grupo,  na companhia do nosso amigo peixinho, percorreu 15 Km!! Temos futuro!!




Vestígios da cruz da ordem de Cristo...




Hora do almoço e a sempre apetrechada mesinha da Teresa
Algures lá perto, havia uma mercearia e uma cozinha nas traseiras...o faro levou algum pessoal até ao vinho que os simpáticos donos ofereceram!

A lareira já funcionava!
Ora cá estão duas de muitos companheiros que já marcavam as saudades!

E vamos lá a uma sessão fotográfica de cogumelos?Estão preparados?

Vermelhos
Verdes?!!

Rosados
Imaculados
Roxos?!
Belo arranjo...
Esponjosos

Em harmonia com o meio!



Não arrancámos, já estava assim!
Impressionante não é?


Reparem no musgo na árvore ao lado!

Parece uma "colmeia "

E o que os fotógrafos trabalhavam!!!
Humm...qual deles irei fotografar primeiro?
Pode ser este!

Curiosas formas!



A madrinha e o seu porreiro afilhado Quim´Serra , que por acaso desta vez também foi o que encerrou!

A minha querida  amiga Teresa , não há cancelas que lhe escape!
O grupo
O como diz a nossa amiga Dorita " Quem se quer bem, sempre se encontra!" Um grande beijinho para ti amiga!!

Há é verdade, como passei o dia de hoje? Ficámos mesmo por casa, a saborear os poucos momentos que podemos estar com os nossos filhos, pois para o ano eles terão de estar na escola e nós a trabalhar para o défice e a dívida nacional! Viva a Restauração da Independência!!

9 comentários:

  1. Olá Lírio.
    Encontrei-te aqui via 'Alma de Montanhista' já vai uns meses,e aprecio o cuidado com que aqui escreves.Nunca antes colocara comentários;apenas saborear o Gerês que aqui trazes,mas a este teu desabafo (pelo menos!)só posso acrescentar que a 'cegueira',intencional claro,e não disfarçada por que 'aprendida nos altos estudos internacionais da apelidada elite'(quê?),nunca dura para sempre.E às vezes aprende-se com dor, infelizmente.Já foi assim há 400 e tal anos!
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos! Bem vindo a este espaço! Sendo via "alma montanhista! já está tudo dito! Gente porreira sempre se encontra também!

    Sabes...já há muito cheguei a esta conclusão: Nunca se aprende com a história!!!Melhor...há sempre quem alcance mais além de, mas essa dita " Elite" que também tem visões a longo prazo, utilizam-as apenas para benefício próprio e nunca para o bem de todos nós...
    Essa dor de que falas, sempre existiu e sempre existirá, é pena.
    Pelo menos gente como essa nunca saberá o sentimentos que transmitimos quando percorremos as montanhas de Portugal e partilhamos os Km vencidos a pé, com as nossas próprias pernas e nunca com um motorista particular que se limita a dar uma volta pelos locais acessíveis ao comum mortal!
    Espero que a elite não dure para sempre, para bem dos nossos descendentes!!

    Um grande abraço Carlos, e vamos partilhar os pensamentos positivos pois bem precisámos!

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga!
    Que bom foi reencontrarmo-nos depois de alguns meses...do carinho que tenho por vós já falámos vezes sem conta !
    Foi uma delicia cruzarmo-nos neste quadro tao colorido de Outono esquecendo crises internacionais e roubos nacionais que quase nos fazem perder o sorriso.Valha-nos este convivio , valha-nos os olhares dos companheiros e valha-nos a alegria desse cabritinho a contar o que aprendeu na escola , fazendo-nos acreditar que , afinal , vale a pena acreditar no futuro. Nem que seja por eles, vamos manter o sorriso nas nossas caras .Para o ano não há feriado mas vai haver sempre alegriA!
    Grande beijo e...aquele abraço do tamanho do mundo
    Teresa Pereira

    ResponderEliminar
  4. Óh Teresa!!

    Que bom que finalmente conseguiste mandar um comentário! Os teus comentários sao sempre dos mais lindos que leio, e sinto-me a renascer!
    A tua atitude positiva contagia-me e é muito bom, como dizes temos que manter o sorriso nas nossas caras, e estes reencontros ajuda-nos a relembrar que afinal "há sempre alguém que nos faz pensar um pouco, há sempre alguém que nos faz falta", é bom estarmos vivos e sentir a vida na sua verdadeira camaradagem, os cheiros os sabores o sol a nascer, o amor e a amizade e tudo o resto que se dane!!Não é assim amiga?

    Um doce beijinho para ti também, de todos nós :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Lírio.
    Também tive pena que não nos tivéssemos encontrado, mas seguramente que mais oportunidades haverá, inclusive de caminharmos os 4 ... os dois casais "privilegiados", como nos chama a Dorita :)
    Obrigado pela alusão ao blog no teu texto. Gostei da descrição da caminhada e do teu desabafo.
    Um abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Callixto!

    Espero que sim, que tenhamos a felicidade de um dia calcorrearmos os 4 as terras geresianas :)

    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Lírio, minha doce flor!!!

    Não estiveste presente nos dois dias… mas nos dois dias foste recordada e de uma certa forma estiveste, como estas sempre, presente.:)
    Ainda tenciono passar para o meu blogue os textos das duas caminhadas, mas com a minha mãe por perto a minha atenção vai toda para ela..:)
    Imagina que até o Sr. António me falou de ti… Nesse dia posso te dizer que sim fizeste muita falta, nesse dia sim o teu lugar estava marcado ao nosso lado e quando fui caminhar com o Sr. António, por breves instantes senti-te a caminhar conosco… senti tua presença ausente…

    Quero muito, temos de voltar a caminhar um dia, as duas quem sabe com a presença do Sr. António, preciso voltar a sentir a tua presença como naquele dia que fomos as duas ao Camalhão… Para muitos poderá ser incompreensível este sentimento… Mas tal como o Callixto, eu sei que entendes o que eu sinto. 

    Beijinho muito doce, tal como o mel daquela serra,

    ResponderEliminar
  8. Lirio - belas fotos a condizer com o texto!
    este post até podia ter um outro nome " Os Mil e Um Cogumelos...":)

    bjo

    ResponderEliminar
  9. Águia! Não me lembro te ter encontrado tantos cogumelos num trilho! E era só perto do carreiro, fora aqueles que se calhar estariam espalhados por esses campos! lol

    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar