" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

26/04/2012

Manifestação contra a taxação das visitas às àreas protegidas

 Hoje, 25 de Abril, dia da revolução dos cravos e da liberdade de podermos demonstrar publicamente, sem medo, a opção de escolha de cada um de nós. Para uns é mais um feriado, que por enquanto ainda não foi retirado, e possivelmente até pouco importa a seu significado pois será mais um dia para ir à catedral do consumismo. Para outros foi o dia  para ficar em casa, mais uns minutos ou horas no leito quentinho a saborear a sinfonia do vento e da chuva, que se fazia ouvir lá fora.
Pois que bem sabia estar no conforto do nosso lar, e é graças a muita gente que hoje  temos esse mesmo conforto, pois se nunca lutassem pelos seus ideais e não enfrentassem tudo de errado que tem vindo a surgir ao longa da nossa história, se nunca saíssem do seu leito acolhedor, hoje não podíamos "dar-nos ao luxo" de usufruir da qualidade de vida que ainda temos ao nosso alcance!
Ah mas hoje,ainda houve muitos Portugueses, que sairam do conforto do leito  e que levaram como companhia a força e a paixão pela liberdade e natureza! SIM  seguimos estrada fora rumo aquilo que senti não como uma obrigação, mas como um direito de puder dizer que NÃO, a mais uma das leis mais absurdas do direito à liberdade, de poder caminhar livremente pela Natureza.

Para terem a noção do ridículo se 11 pessoas quiserem  caminhar pela estrada alcatroada da mata de Albergaria, tem de pedir autorização, com 40 dias de antecedência ao ICNB, pagar 152,00€ e esperar que respondam e deem autorização (podem não dar e podem não responder atempadamente, sabemos de um caso que demoraram 4 meses a emitir a autorização), mas se as mesmas 11 pessoas resolverem, cada uma delas fazer o mesmo trajecto de carro (ou seja com  11 carros) não precisam de pedir autorização a ninguém e não pagam nada!!!???


 Na terra nasci e na terra irei falecer, não pedi licença para respirar o primeiro ar da vida, ar esse  comum a todo o ser humano que procura a melhor forma de viver e de saborear a água o vento  e as montanhas que pertencem a  todos nós!!!

Hoje, 25 de Abril de 2012 concentraram-se na Vila do Gerês, fustigada por vento e chuvas torrenciais, cidadãos portugueses que vieram defender um bem  é desconhecido de muitos! O prazer do contacto com a Natureza.


Uma bela apresentação, clara e precisa do que nos levava ali numa manhã chuvosa como há muito não se via!
E toca a marchar!

Devido às condições meteorológicas não nos foi possível fazer o percurso que estava previsto inicialmente.
Muitas mais poderiam ser, se não fosse a nossa querida chuva...
Caminhamos  simbolicamente até ao centro de Educação ambiental do Vidoeiro.
E já lá, como já era de esperar, encontrava-se fechado! Só funciona em dias úteis de expediente, aqueles  dias que nós também trabalhamos...

Foi uma manhã preenchida de vozes  não se calaram ao som da chuva, e que foi abençoada pelo sol já só quando regressávamos a nossas casas! Só depois é que percebi que até as águas dos céus fizeram mesmo questão de de juntar a nós!!Valeu a pena meus amigos, valeu e vale sempre a pena "quando a alma não é pequena", já dizia Fernando Pessoa.

Quero dar os meus parabéns a todos os que não desistiram e que ajudaram a formar este grupo de gente formidável! Quero agradecer também aos que participaram e  em especial aos que tornaram esta iniciativa possível ! E ao presidente da Câmara de Terras do Bouro e ao apoio das forças vivas da Terra.


Força para todos e não desistam!





Parabéns a todos os que saíram à rua neste dia por outras causas também, em especial à gente do Porto, em particular ao movimento Es.Col.A que tomou a iniciativa de ocupar a escola da Fontinha que estava completamente abandonada, tornando possível tornar uma escola abandonada e degradada num espaço útil e criativo para a comunidade local e que infelizmente foram  recentemente varridos pela prepotência que  tem  vindo cada vez mais, a sufocar os ares no nosso querido país! Força minha gente!Não deixem desmanchar esse tão valioso cordão humano!

Para mais informações:

blog Carris 
Preço dos bilhetes para os parques naturais são "um autêntico disparate"

Sem comentários:

Enviar um comentário