" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

03/05/2012

Tradição da subida da «Vezeira» de Vilar da Veiga






Nos próximos dias 12 e 13 de Maio, a tradição da Vezeira de Vilar da Veiga volta a repetir-se no Gerês. O gado vai passar pelo centro da vila e rumar às pastagens mais altas da serra. Esta actividade chama-se Vezeira, porque os pastores guardam os gado bovino uns dos outros e à vez, de modo a que os outros possam ficar junto das suas famílias.


No dia 12, o programa de festividades contempla uma caminhada para todos os que quiserem participar e está prevista uma visita aos currais, seguindo-se uma tertúlia sobre a «Vezeira» e um documentário, onde serão exibidas imagens desta tradição que data de 1802.

No dia 13, a partir das 9h30 os visitantes podem assistirem à passagem pelo centro da localidade do cortejo da «Vezeira» de Vilar da Veiga.

Terras de Bouro , Correio do Minho,

2 comentários:

  1. Boa noite,

    antes de mais parabéns pelo grande blog que tem e no qual perdi-me nas horas a ler.

    Podia dar informações sobre a taxa do icnb para visitas ao Gerês. É mesmo verdade que para explorar locais bonitos e únicos terei de pagar uma taxa de 152 euros?

    Um abraço e mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Quanto às taxas de 152 € elas correspondem ao acto administrativo de processamento do pedido, para grupos com mais de 10 pessoas, nas áreas de protecção parcial. Para grupos inferiores a 10 não é necessário pedir permissão. Mas atenção, mesmo assim, muita da área do parque está classificada como protecção total, por exemplo o vale do Homem e Palheiros, e não é permitida a visitação, mesmo individualmente, sendo necessário pedir com 40 dias de antecedência a autorização.

      Espero ter sido claro.

      Abraços.

      Eliminar