" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

17/10/2013

Sarilhão











Um dos nossos objectivos montanheiros para 2013 era subir até ao alto da fraga do Sarilhão, que se situa perto da povoação do Campo do Gerês. Existe um PR do parque, o PR5- Águia do Sarilhão, que o contorna mas, devido à falta de manutenção, este trilho encontra-se em estado de abandono e degradação.

O nosso primeiro ponto do itinerário foi a casa florestal da Junceda,  desta vez optamos por uma abordagem diferente, mais directa, no entanto o trilho escolhido encontra-se pouco cuidado e em algumas partes imperceptível. Com alguns desvios, lá chegamos à casa florestal da Junceda. Mais um triste exemplo do abandono do património edificado no parque nacional. Da Junceda prosseguimos pelo PR das silhas dos ursos até à Tojeira, já com os prados de Gamil à vista.

A partir da Junceda verificamos que os trilhos tinham sido abertos e limpos. Quem teria sido? O parque ou a vezeira do Campo? Por um destes acasos da vida encontramos o nosso amigo Paulo Figueiredo, do blog nogerês3, que nos tirou as dúvidas. O responsável pela limpeza e abertura dos trilhos é o Conselho Directivo do Baldio de Vilarinho da Furna/Campo do Gerês, um bem haja e que continuem o bom trabalho. Outra das surpresas do dia foi encontrar uma placa a assinalar o trilho, em plena serra!!!, até parece que estamos num parque europeu. Assim não há como enganar, desconfio que tenha sido posta pelos mesmos que limparam os trilhos.  

Resolvemos almoçar nos prados e então decidir o caminho de regresso. Estavam duas hipóteses na mesa, a descida pela fraga do Sarilhão ou pela bouça da mó. Desde o incêndio de 2012 ainda não tivemos coragem de retornar à bouça da mó e ver de perto a desgraça. Para quem já reparou e se perguntou onde foi tirada a  fotografia (sim é uma fotografia) que aparece no header do blog, é uma fotografia da bouça da mó, antes do incêndio. Ficou decidido, foi adiado, mais uma vez, a descida à bouça da mó,  optamos por trilhar por novos caminhos. Pensando nós que íamos desbastar mato à catanada, outra surpresa!!! Abriram o antigo trilho que passa pela fraga, agora parece uma auto-estrada, não há que enganar, o trilho termina no coberto de observação do trilho do sarilhão. Daí até ao Campo é um salto. 

Concluindo a abertura, limpeza e sinalização dos antigos trilhos do Campo do Gerês proporciona a qualquer pessoa, com o mínimo de preparação física,  novas oportunidades de caminhar em montanha e a oportunidade de novas perspectivas sobre a albufeira de Vilarinho da Furna. Recomendamos.

Algumas fotos do dia.


A subida à Junceda
Casa florestal da Junceda
Prados de Gamil
Não há que enganar, é só seguir a placa.

Eles andam aí.



genciana


Do alto do Sarilhão

O nosso objectivo longínquo.
Campo do Gerês

Não é o macho a ser devorado :)



Auto-estrada de montanha, por enquanto sem portagens.
Viemos de lá de cima.
aldeia do Campo do Gerês
Veiga de S. João

Até à próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário