" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

31/12/2013

Gerês pincelado de branco!



Foi uma decisão de última hora! Após tantos dias seguidos de chuva, tivémos a sorte de ser presenteados no passado dia 29 com um dia timidamente mais luminoso e sem chuva.

As saudades do "meu" Gerês eram muitas, hà já algum tempo que não visitava as montanhas que iluminam o meu espírito e hipnotizam a minha mente!

Sabia que não iria calcorrear muitos kms, pois levávamos o nosso pequeno rebanho, mas era quase certo que iríamos encontrar neve no Borrageiro, como no ano passado.

O nosso cabritinho mais novo estava muito entusiasmado, não parava de questionar pela suposta neve que lhe prometemos visualizar, à medida que subíamos o trilho em direcção ao curral do Vidoal.

Ainda o curral não se avistava e já os primeiros aglomerados de farrapos de neve começavam a surgir aqui e ali e o entusiasmo apoderava-se da família " cabra do Gerês".


As montanhas mais altas já espreitavam quase imaculadamente brancas...quase!
Lindas! Só era mesmo pena o céu neste dia estar coberto por uma neblina fria e muito húmida que nos visitava de vez em quando, não permitindo clarear a visão mais distante!

Tal como imaginava o curral do vidoal estava coberto por um manto branco, foi a primeira vez que o vi assim, sem o verdejante do pasto dos animais que o visitam nos belos dias da Primavera e do Verão.

A alegria apoderou-se e já as pequenas bolas de neve circulavam freneticamente pelo ar, como não era de esperar outra coisa!


Era ainda cedo, continuámos o percurso, na ligeira esperança de ir até às antenas do Borrageiro, mas ficámos pela chã da Freza. Aqui a neve era mais compacta e macia, mas a neblina fazia-se sentir cada vez mais cerrada, achámos prudente não avançarmos mais...

...enquanto isso as montanhas lá em cima sussurravam e parecendo chamarem-me... ou seria o enorme desejo de um abraço saudoso da minha parte...

"fica para uma próxima amigas, não me esqueço de vós"


Voltámos para trás em passo acelerado, com os pés numa constante marcha em terreno húmido e algumas linhas de água do degelo a apoderarem-se do carreiro transitável!! As minhas bochechas e as do meu cabritinho mais velho estavam vermelhinhas, contrastando com a nossa pele de branca de neve...só faltavam os sete anões!!

Não parámos para almoçar sequer! Estava muito frio e húmido e os meninos arrefeciam rapidamente! Seguímos montanha abaixo até à viatura e aí saciámos os nossos apetites depois de mudas de calçado e algumas peças de vestuário molhado!

Terminou assim, o ultimo dia do ultimo fim de semana de 2013, por terras Geresianas, onde habitam as mais belas montanhas de Portugal!

Aos  nossos amigos das montanhas, dedico este pequeno momento junto daqueles que mais amo !





A todos os amigos quero agradecer os  momentos preciosos que passámos juntos este ano.
Mesmo para aqueles em que não foi possível cruzarmos um grande abraço  e também as minhas sinceras desculpas pelos convites que tive que negar diversas vezes.
Agradeço do fundo do coração àqueles que estiveram mais atentos e que me apoiaram neste ano de  grande mudança para mim, e que apesar de tudo não foi fácil! Obrigada por me ajudarem a continuar a levar a minha vida para a frente amigos :) Irei fazer os possíveis para que este ano que vem, escreva e publique como alguns dizem, "com o coração"!
Quero agradecer todos os sorrisos que os meus cabritinhos me retribuíram durante o ano!!!É tão compensador!!! São uma bênção da Natureza!!
Quero agradecer ao meu querido e adorado Orion por ter mantido o espaço deste blog minimamente actualizado, se não fosse ele este blog já teria estado um pouco estagnado no tempo...
E por fim quero mais uma vez agradecer às montanhas geresianas, pela força e coragem que sempre oferecem- me sem nunca pedir absolutamente nada em troca!!



Desejo a todos um ano de 2014 recheado de muitas visitas às montanhas, adornadas de  total plenitude e momentos quase intangíveis para o comum dos mortais!!!


FELIZ 2014

Lírio





10 comentários:

  1. Olá malta,

    - Antes de mais quero aproveitar a publicação deste post para desejar à família "Cabra do Gerês" um 2014 repleto de pura felicidade! Quero agradecer também o facto de ao longo destes anos terem mantido acesa a chama montanheira deste humilde, mas ao mesmo tempo luminoso blogue.

    Um Grande Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
  2. Vivam ! Fotos(paisagens) lindas do nosso Gerês! Curiosamente nem sempre temos tanta neve nesses locais! Há uns anos para cá parece-me,que há mais neve no Gerês!!...ou será impressao minha!!
    Que 2014 seja uma caminhada de alegria e com muitas caminhadas!!Grande Abraço ao rebanho!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Pedro!
    Como deves imaginar é um prazer partilhar estes sítios maravilhosos através do blog e expressar aquilo que sentimos!Tu também o transmites muito bem no teu espaço e espero que continues a poder fazê-lo por muito tempo :)

    Um grande abraço de todos nós!

    ResponderEliminar
  4. Amigo dobocage!

    As paisagens são ainda mais lindas quando estamos lá, juntando o ar serrano e os sons daquela terra, fica tudo perfeito!!!
    Não sei se já é habitual haver tanta neve no local onde estivemos, penso que foi mesmo uma coincidência muito grande acertar neste dia e uma sorte abençoada!

    Com ou sem neve, só espero que a gente se possa cruzar mais vezes este próximo ano de 2014, pois é sempre uma alegria poder caminhar e partilhar dos mesmos prazeres com os amigos da montanha!

    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Hà mesmo coincidências! No dia 28 eu disse em casa "amanhã vou ao Gerês se não quiserem vir vou sozinho"...
    Às 9h30 já caminhávamos em direção ao vale Teixeira : ), por isso devemos estar algures na foto nº6 tirada por vocês : )

    Obrigado por partilharem as caminhadas nesta montanha mágica!

    ResponderEliminar
  6. Minha Doce Lirio!!!

    Estivemos tão perto uma da outra.... Dia 29 fui aos Carris...de certeza que o carro que estava na Portela de Leonte era o vosso...

    Temos de agendar urgentemente uma caminhada..;

    Beijinhos bem docinhos e um Feliz 2014 :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ò Angel!

      Diria que já não é a primeira nem a segunda vez, que o destino nos quer cruzar em dia D!! É incrível como apesar de tudo acabamos por não nos cruzarmos!!! Deixámos a viatura na Portela de Leonte sim, éramos nós!!
      Teremos mesmo que agendar um encontro logo que possível pois de outra forma o destino está a ser malandreco connosco :)

      Feliz ano para ti também e um grande beijinho da nossa parte

      Eliminar
  7. Olá família "Cabra do Gerês",

    Que bela maneira de terminar o ano! Mais um belo post, com fotos e um texto delicioso! :)
    Votos de um excelente 2014 e que possamos continuar a partilhar algumas aventuras!

    Um grande abraço para essa maravilhosa família montanheira! É mesmo muito bom ver-vos assim, em família, a subir montanhas!

    Até breve,

    Alberto & Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto e Mónica!!!

      Foi mesmo uma maneira extraordinária de terminar o ano!!Ainda acho que foi alguma prenda de alguém todo poderoso que nos proporcionou neste dia! Ainda para mais num dia que podíamos ir!!! Foi o nosso brinde mesmo :)

      Penso que não há muitas famílias a fazer o mesmo que nós, pelo menos cá em Portugal onde ainda não há muito o "culto" pelo passeio na montanha. Depois é preciso surgir um gosto em comum entre um casal e isso é meio caminho andado para tudo o resto...é mesmo bom gostarmos das mesmas coisas, não é?

      Fico muito feliz por saber que há casais como vocês e desejo do fundo do coração que 2014 vos traga uma surpresa abençoada, pois bem o merecem :)

      A ultima vez que não podemos caminhar juntos, ficou-me entalado na mente...gostaria mesmo muito de poder caminhar ao vosso lado nesse dia, mas havemos de ter outras oportunidades, assim que possível!

      Que 2014 vos ilumine todos os caminhos e vos presenteie com algo muito bom, pois a esperança está sempre onde menos se espera :)

      Um grande abraço da nossa parte para os dois
      e um até breve se deus quiser!

      Eliminar
  8. Olá Fernando!

    Como diz a música "... só eu sei, porque não fico em casa!!! ..."
    Não vejo ninguém na foto...devem ter ficado escondidos atrás de um boneco de neve! He!he!
    Pelo que nos pareceu o curral da Teixeira não tinha neve, mas mais acima no do Camalhão, já tinha um manto ainda tímido...fiquei com uma vontade de lá ir!!!

    Saudações montanheiras!



















    ResponderEliminar