" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

14/03/2014

Vilarinho das Furnas - Curral do Lousinho

         

 O objectivo desta caminhada foi tentar uma abordagem a um mais antigos fornos/abrigos do Lindoso, o Curral do Lousinho, que fica sobre o vale do Cabril. Se fosse possível tentaríamos subir à Cruz do Touro. Já Tude de Sousa relata-nos este interesse pelos fornos dos pastores, na obra "Gerez":
  
"O forno dos pastores gerezianos, ligados ao regime comunalista e pastoril que os seus povos têm, é bem ainda, pelo espirito ancestral que representa, o espelho liso da tradição que aquela gente, sequestrada do mundo, vivia noutras eras a vida de paz, a vida simples de fraternidade e de amor, que os novos tempos e as civilizações novas lhes vão dia a dia enfraquecendo e quebrando. Conservá-lo, é conservar e respeitar uma típica característica do passado."

      Felizmente as populações locais tem vindo a recuperar estes testemunhos do passado, mas muito há ainda para fazer.

     Neste dia fazia-se sentir um vento gélido, as rajadas de vento eram ciclónicas, pontualmente chegaram a atingir os 100 km/h,  nos pontos mais altos era impossível permanecer de pé, o que prejudicou a qualidade das fotografias. Foi decidido começar pela mítica aldeia submersa de Vilarinho da Furna, e percorrer por alguns dos currais desta antiga aldeia e fazer a ligação à área do Lindoso. Do forno do Lousinho só restam as paredes e a sua localização privilegiada sobre o vale do Cabril. O caminho de retorno foi feito pela Costa da Cabra e pelo Fundo do Peito da Rocha (nesta toponímia se revela a veia poética do antigo povo de Vilarinho). Na minha opinião pessoal, é da serra Amarela que melhor se perspectiva  a serra do Gerês. As vistas para o vale do Homem, Varziela e Bouça da Mó são impagáveis. A descida fez-se pela vertente do Fundo do Peito da Rocha,  como não existe nenhum trilho de pé posto não recomendamos esta opção.

Até à próxima.
Órion

Antigo caminho lajeado de Vilarinho

Ramisquedo

Vale do Cabril, ainda não recuperado do incêndio de 2010


Lousinho



Vale do Homem

Pena Longa




Abrigo das Peijoqueiras


Abrigo de Porto Covo







1 comentário:

  1. Espectacular caminhada e soberba foto reportagem!
    E partilho da tua opinião, A serra Amarela juntamente com a Cabreira são os dois miradouros de eleição do Gerês.
    Muito bom!

    Grande abraço

    ResponderEliminar