" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

22/03/2011

Plantar árvores em Fafião


No passado dia 19, realizou-se uma acção comunitária organizada pela associação "Vezeira" , que teve como finalidade plantar árvores numa parte do Gerês.
O dia estava luminoso, coberto de sol, com a primavera quase a entrar pela porta.
O ponto de encontro foi no café Fojo dos Lobos, em Fafião.
Fafião é uma aldeia que pertence à freguesia de Cabril, distrito de Montalegre. É uma das muitas aldeias incluídas em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, na minha opinião bastante bem situada tendo em conta a sua localização geográfica central, facilmente acessível para quem pretender conhecer os pontos mais turísticos da Serra do Gerês.
A associação "Vezeira" é constituída por um grupo de pessoas de uma faixa etária jovem, que tem por finalidade a conservação, valorização e promoção do património e das tradições  comunitárias, tudo em prol da acolhedora aldeia. São jovens cheios de garra e energia, dispostos a enfrentar os obstáculos que vão tendo pela frente, de modo  a que as tradições da terra não se percam no tempo.  É de facto admirável pois alguns deles já não habitam o local, mas as suas raízes permanecem naquela terra fértil  à espera de um germinar contínuo.


E é precisamente o que vai acontecendo em Fafião, tudo vai germinando lentamente convidando a vida a participar.

Após o ponto de encontro, seguimos para o local de merendas onde a associação teve a amabilidade de nos oferecer um saboroso pequeno almoço, onde dei comigo a pensar se já não seria o almoço! Avisaram-nos para aproveitar de encher a "barriginha" pois a manhã iria ser longa, e o almoço seria mais tarde que o habitual. Mas ah! Valeu a pena!
Já as jovens cozinheiras enchiam as grandes panelas, por lá já se avistavam feijões em grande quantidade...mas o que seria o almoço? Dá para adivinhar?
Pequeno-almoço digerido, abalámos para uma pequena caminhada até ao local da plantação. Mais á frente havia duas opções de percurso, um estradão de terra batida para quem não está habituado a percorrer o piso bruto da montanha, e outro considerada trilho de montanha. A maioria optou pelo trilho de montanha e muito bem! As vistas eram magnificas! Foi tudo feito com calma e a interajuda entre os presentes era constante. Predominava o orgulho da gente da terra quando subíamos a uma pedra mais elevada, de modo a contemplar a paisagem envolvente, com o rio de um verde água característico a serpentear lá em baixo.

Por fim chegámos à zona onde iríamos plantar as bétulas e os carvalhos, passando por uma represa de água bastante útil para ser utilizada nos incêndios.
Com grande tristeza partilho a informação de que o local onde fomos plantar as jovens árvores foi vítima de um dos cruéis incêndios que desbastaram uma parte do nosso majestoso parque nacional, em Agosto do ano passado. Aliás não foi só este local que foi afectado, uma grande parte das terras  comunitárias de Fafião foram feridas pelo fogo, o trilho da Vezeira foi parcialmente atingido mas as suas Sombrosas continuam extraordinariamente imponentes! Foram dias exaustivos para a boa gente de Fafião. Muitos foram ajudar a combater o grande inimigo, chegaram a estar na serra durante a noite, só foram descansar quando já estava tudo controlado. Mas de manhã logo que o sol surgiu, reacendeu as línguas de fogo, não dando para imaginar a frustração e a impotência da gente que luta! 
Eram muitas as pequenas árvores jovens, queimadas na zona da plantação. Estávamos agora lá , para ajudar a povoar e encher aquele local de vida e esperança!



Foram-nos entregues molhos de pequenas árvores, uma sachola e mãos à obra!Os buracos já estavam feitos, foi só plantar um melhor futuro para todos nós!
O calor já era muito e a sede apoderava-se de nós. Cheguei a encher uma pequena garrafa nas linhas de água que passavam lá perto, mas eis que chega uma alma abençoada com uma grande bacia às costas, recheada de bebidas frescas! Mas que maravilha! Pensaram em tudo! Soube tão bem!
A foto de grupo era obrigatória e fotógrafos não faltavam. Linda recordação!
Após tudo isto lá fomos estradão a baixo satisfeitos pela futura pequena floresta que lá ficou. Na carrinha que até aí trazia os rebentos das futuras árvores, levava agora as crianças que acenavam alegremente até perder-nos de vista. Esperemos que se lembrem disto tudo e que transmitem aos seus vindouros...


Chegando ao local do merendeiro, o apetite já dava sinal. Os panelões fumegavam e o aroma era apetitoso! Uma deliciosa feijoada à transmontana surgia de dentro!
Tudo em fila indiana com os tradicionais pratos de barro na mão, aguardavam a sua vez que parecia não chegar, bebidas não faltaram para todos os gostos e necessidades e o tradicional vinho tinto bebido em tigelas de barro não faltou! Para sobremesa tinamos   uns deliciosos crepes e fruta. Eram quase tudo produtos da terra.
A pressa não chamou ninguém depois do almoço, enquanto os mais novos brincavam, os mais velhos conversavam, trocavam experiências vividas na montanha e debatia-se os problemas do nosso parque nacional.
 Foi um dia memorável! 
Os meus parabéns à associação! Foram muito amáveis,  e com uma alegria contagiante! Força para todos!
Os meus parabéns também a todos que participaram e contribuíram para o PNPG  ficar mais fresco e belo!

E cá estão elas!
Todos queriam ver as vistas.


As imponentes  Sombrosas ao longe.
Represa de água
Toca a descarregar...

...e a trabalhar!



E não param! Há muitos buracos a preencher!

Grande parte da área estava coberta de cinza!
Obra do "arquitecto" Paulo! Bem visto!


Alguém trazia bebidas!
E apagava a sede de muita gente

Regresso à base
O que temos para o almoço?


Hum...!
Bom apetite pessoal!


2 comentários:

  1. Parabéns à Associação Vezeira pela organização impecável e ao Lírio pela reportagem excelente, que me fez ficar ainda com mais pena de não ter participado!
    Um abraço,
    Judite Dias

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa.
    Dia 4 de Junho lá estarei.
    Elisabete Abreu

    ResponderEliminar