" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

01/06/2011

Cascatas Tahiti (Fecha das Barjas)

Algures entre a aldeia da Ermida e de Fafião, saltita montanha abaixo, uma das mais belas e maiores cascatas do Gerês. 
 São conhecidas pelas cascatas de Fafião, mas alguém que gostou tanto do cenário, resolveu baptizar as mesmas de cascatas Taithi!... Porque será?!

O acesso para estas cascatas depois da estrada, é por caminhos pedestres com média a elevada dificuldade de acesso, visto os trilhos serem muito sinuosos e agrestes. É preciso segui-los com muito cuidado! Pode-se tornar muito perigoso!
Seguindo estas cascatas de uma beleza exclusiva do nosso Portugal, formando pequenas lagoas aqui e ali, a maior lagoa situa-se rodeada de areia sendo um sítio fantástico para passar-mos umas belas manhãs, tardes ou quem sabe umas férias de Verão!

E mais não vou dizer, penso que as imagens que vos deixo, falam por si!












Tu és  a esperança, a madrugada.
Nasceste nas tardes de Setembro,
Quando a luz é perfeita e mais doirada,
e há uma fonte crescendo no silêncio.

Para ti criei sem sentido,
inventei brumas, lagos densos,
e deixei no ar braços suspensos
ao encontro da luz que anda contigo.

Tu és a esperança onde deponho
meus versos que não podem ser mais nada.
Esperança minha,onde meus olhos bebem,
fundo, como quem bebe a madrugada.
                                                                                           " Eugénio de Andrade"



7 comentários:

  1. Lírio....

    Essas cascatas são lindíssimas sim mas há que mencionar que são muito perigosas também. A quase 20 anos quando as descobri pela primeira vez, uma holandesa escorregou e morreu na lagoa da segunda e terceira fotografia... Desde então não é o primeiro acidente que ouço falar... Ai, o seguro morreu mesmo de velho...

    Mas ainda mais bonito é seguires o Rio passado quase 2 a 3 klm tens uma lagoa enorme tão funda que não consegues ver o fundo... No meio dessa lagoa tens um rochedo em forma luva de basebol. Nadas até ai e quando chegares ai, vês uma cascata debaixo de uns penedos formando uma gruta, onde pode estar lá a vontade umas 4 pessoas... Lindíssimo!!! e se continuares mais abaixo, antes de chegares a albufeira vais encontrar um local que se chama As Dorlas, ai a agua esculpiu na rocha pequenas piscinas de formatos lindíssimos... um pequeno paraíso... E se quiseres apreciar das alturas a Albufeira da Caniçada... Então sobes mesmo á ponta do TOCO, em Fafião saberão te indicar o caminho... é uma sensação de liberdade e poder, ver aquela agua toda aos teus pés e quase completamente rodeada por ela... Chama se TOCO porque de facto aquela saliência faz mesmo um toco...;)

    Beijinhos fresquinhos vindos com a brisa do Castanheiro onde estive no sábado passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Eu gostaria de saber coordenadas para chegar a essas cascatas, fiquei curioso. Por acaso não me poderá ajudar? Entre em contacto comigo. Cumprimentos, Ivo Maia

      Eliminar
    2. Olá Ivo

      As coordenadas geográficas não sei, mas nesta altura do ano é fácil dar com elas. Ficam na estrada que liga duas aldeias, Ermida e Fafião, fica no troço da estrada em que encontrarás muitos carros estacionados. Recomendo a descida pela esquerda depois da ponte, oposta ao sinal de perigo.

      Abraços

      Eliminar
  2. Angel!!

    Tens toda a razão ao dizer que as cascatas são perigosas...não é por acaso que tem uns suportes de ferro na oitava foto! Não fico nada surpreendida que já tenham morrido pessoas por lá! Lamento muito pela jovem Holandesa...Aquilo é tão lindo que as pessoas distraem-se, mas não só, quando nós subimos ao final do dia para irmos embora, resolvemos contornar as cascatas pelo lado esquerdo, ai nem te digo!!! Ouve uma altura que fui mais para o lado de fora, tinha areia no chão...tive uma sensação que se desse um passo malhava lá baixo!!!Aí tive mesmo medo! E estava com botas de montanha!Imagina as pessoas que vão para lá em chinelinhos de praia, como uma Espanhola que vi descer, quase a chorar, agarrada a uns companheiros, com medo de cair!

    A informação que me deste das lagoas mais a baixo parece ser fascinante, e dito por ti então!!Deve ser mesmo lindo!! Ainda me falta tanto para conhecer este maravilhoso Gerês!!
    E quanto mais o conheço, mais gosto dele :)
    Obrigada mais uma vez por partilhares os teus "segredos" :)

    Um grande beijinho para ti e um forte abraço saudoso para essas montanhas floridas!!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca consegui descobrir estas cascatas apesar das inumeras tentativas...obrigada pela partilha...

    ResponderEliminar
  4. Estas cascatas são de fácil acesso por isso são muito concorridas no Verão, elas ficam entre a povoação de Ermida e Fafião, quem vem de Ermida vê a placa da última foto que assinala a perigosa descida, logo após a estrada passa por uma pequena ponte sobre o rio. No verão é fácil dar com elas é o local da estrada que tem mais carros estacionados:)) Se pretender descer existe um trilho menos perigoso que começa à esquerda da ponte.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Lírio,daqui a duas semanas irei descobrir esse paraíso,será que vai ser desta?Obrigada pelas dicas e bem haja...

    ResponderEliminar