" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

28/07/2011

Lagarinho


        Estes dias estivais convidam a trilhos mais moderados, de preferência com paragem com direito a banho. A Lírio tinha planeado mais uma ida ao poço azul, mas sinceramente não sou muito adepto de estar um dia inteiro a apanhar banhos de Sol, mesmo que seja o Sol do Gerês. Pois resolvi unir o útil ao agradável e resolvi fazer um trilho que terminasse no poço azul. Há já algum tempo que fazia intenções de explorar a zona em redor dos Bicos Altos e ir até à cabana do Lagarinho, que não conhecia. Já tinha visto este curral à distância mas os trilhos que tinha feito por aquela zona  para ir ao Lagarinho implicavam um grande desvio.

 O início do trilho já deve ser conhecido,  inicia-se no parque de estacionamento da cascata do Arado e seguindo o estradão passa-se a Malhadoura, Tribela, ponte das servas e curral do Pinhõ, aqui despedi-me do meu grupo que seguiu para o poço azul enquanto que eu segui em direcção de Pousada. Aqui o tempo começou a aquecer, e muito, estava um dia muito quente. Ao longe comecei a ouvir os latidos de um cão e vozes, afinal não era o único demente que resolvia caminhar com este calor. Ao longe avistei algumas cabras domésticas, um pastor e respectivo cão, devia ser a vezeira de cabras de Fafião em Matança. Ainda pensei em descer para trocar algumas palavras com o pastor mas depois tinha que subir mais e com este calor!! Continuei até ao curral dos Bicos Altos e contornando-os resolvi sair do trilho para melhor avistar a paisagem, céu limpo, algumas nuvens para dar consistência ao céu, estava um tempo ideal para fotografias, é pena que a minha máquina esteja a ganhar manias e às vezes deixa-me ficar mal.

Resolvi retomar o trilho que leva até ao Curral da Amarela onde almocei com direito a mesa e cadeira à sombra de um carvalho secular. Começam a despontar os primeiros crocos. A partir daqui até ao Lagarinho é um pulo, apesar de ficar a uma cota mais baixa lá consegui chegar ao curral do Lagarinho, é um curral simpático, não gostei foi do telhado de zinco, deve ser um dos poucos currais de Fafião com telhado de zinco. As vistas para o rio Fafião são fantásticas como podem ajuizar, é pena que o Fafião neste momento não leve água e as famosas piscinas naturais estejam secas, porto da Laje não tem água, e pensar que no Inverno uns colegas tiveram que retroceder passo porque o Fafião não os deixava passar, de tanta água que levava.



Resolvi seguir um trilho tradicional que parte do Lagarinho  até ao  curral da Touça, como suspeitava lá estavam as mariolas a indicar a descida. Uma das minhas intenções originais era descer até à Touça e acompanhar o percurso do rio Laço até à nascente, mas com este calor era suicídio e tinha a Lírio à minha espera no poço azul. À distância avistei o delta topográfico que era um dos objectivos secundários deste trilho. Mas era preciso subir, e muito, com calma, e devagar, metro a metro, lá se foi vencendo o declive.



Sim dou razão à White Angel é um lugar muito especial. Daqui caminhei até à nascente do rio Laço e aí desci em direcção ao Conho. Já tinha feito este trilho mas no sentido inverso, no ano passado, e tenho a informar-vos  que alguma alma caridosa construiu  algumas mariolas para indicar a descida, não é que haja dúvidas, é sempre a descer, no final refresquei-me na nascente do Conho, que bem me soube aquela água. A partir daqui o trilho é intuitivo e apesar do mato existe trilho. É só seguir o rio Conho até se atingir o poço azul. Nunca tinha visto o poço azul com tanta gente, mas lá estava o meu grupo a "trabalhar" para o bronze, eu próprio com esta caminhada estava um pouco mais tostado. A água estava gélida e tinha-me esquecido dos calções de banho!!?? Só deu para molhar as pernas, sempre é melhor que nada. Nota mental, levar para as caminhadas calções de banho.











Para finalizar e não os maçar mais só tenho a dizer que nunca tinha encontrado tanto trânsito para sair do Gerês, todos tiveram a mesma ideia e vieram para o Gerês, a banhos. Ainda bem, pode ser que este ano o Gerês consiga recupera da calamidade dos incêndios do ano passado. Oxalá.

Até à próxima.

4 comentários:

  1. É!
    Nesta altura, o calor não convida a grandes distâncias.
    Boas fotos + 1 vez!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Parte deste trilho é comum com o que fizeste, deves ter reconhecido parte da paisagem.

    ResponderEliminar
  3. Orion!!!!

    Relato e fotos fantásticas que não me canso de ler e ver… Esse lugar é de facto muito especial e um prazer constante poder rever a qualquer momento esse local através de tuas fotos…( Outro me chama, um dia vou lá..;))

    Quanto as mariolas novas a definir os trilho nos Rio Laço, tanto para a subida para Vale Longo como para o Estreito, em princípios de Julhos alguns residentes de Fafião resolverem refazer os trilhos e as mariolas. Ainda me cruzei com um (o Vítor) lá em cima. Era muito bom que as pessoas continuassem a calcorrear esses trilhos para os manter e evitar a todo custo o corta mato.

    Agora… Boas Novas… :) Já adoptei outra menina… a Heidi… em breve coloco fotos dela para a apresentar..:)Estou super feliz…

    Beijinhos muito apertadinhos para a Lírio, para ti e para os vossos cabritinhos;)

    ResponderEliminar
  4. Olá White Angel

    Fico muito contente por ter notícias tuas e que tenhas adoptado outra "menina". Espero que a Heidi faça jus ao seu nome e se revele uma verdadeira alma montanheira que te acompanhe durante muitos e longos anos pelas montanhas.

    Bjs

    ResponderEliminar