" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

02/02/2012

À minha melhor amiga!

As irmãs são as pessoas em quem 
testamos as nossas fúrias e alegrias,
as pessoas que nos ensinam o que é a justiça,
a cooperação, a bondade e o carinho
( muitas das vezes da maneira mais difícil ),
e uma pessoa que não precisa
de ser perfeita para nós a amarmos.

                                                                                                                      Pamela Dugdale



Querida irmã:

Obrigada por me escutares estes anos todos, por me dares sempre o teu ombro amigo e aquele sorriso tão doce como sempre soubeste fazê-lo!

A melhor prenda  dos nossos pais até hoje, não foi o meu primeiro peluche, não foi o meu primeiro bebé chorão, não foi o meu primeiro livro ( Botão de Rosa ), nem mesmo o melhor par de sapatos, ou o melhor vestido!

A melhor prenda que os nossos pais me podiam ter dado, era uma irmã!!
E aqui estás, passado 22 primaveras, a florir a minha vida como um recheado e colorido canteiro de lírios :)

Graças a ti, não seria possível respirar recentemente os ares das montanhas, que tanto me fazem falta, e que apesar de não partilhares dos mesmos prazeres, bem me compreendes!


Foi graças a ti, que pude finalmente e mais uma vez :

Tocar nas verdes árvores, carregadas de musgo!


















Rever as pedras graníticas do meu Gerês!













Nas suas formas mais curiosas...
















Deliciar-me com a sua água verde e cristalina!












Rodeada de uma imensidão de paisagens e montanhas, cheias de energia positiva que me alimentam o corpo e a alma!!



Onde tive momentos  também de fraqueza... e descansei...



Mas todo este cansaço e fraqueza são apenas mais uma etapa das nossos vidas, e como sempre momentos há que nos erguemos e quase chegámos ao topo!!


Em que tal não seria possível sem a minha grande companhia!



Os curtos momentos de felicidade não faziam sentido, se não tivessemos alguém com quem partilhar o momento presente, alguém que de certa forma nos ajuda a estar por cima dos obstáculos!




Alguém que descobre connosco a desejada fonte, à muito procurada!


E nada melhor como rever os momentos mágicos em que passamos juntos...






De conhecer novos prados...
















De rever outros...














De beijar as pedras...


 De poder sentar-me ao lado e no meio delas!



Gostaria muito que um dia, nem que fosse só por um dia, pudesses presenciar o que os nossos olhos alcançam, aqui no topo das montanhas, onde adoraria te levar...nem que seja só por uma vez  de muitos dias que teremos pela vida fora!!

Aqui minha irmã, irás perceber ainda melhor o que sinto todas as vezes que piso o solo granítico do meu Gerês, aquele em  que penso quando fecho meus olhos, só e apenas para relaxar...




Não penses que é só pedra e rochas nesta terra abençoada!!



Também há verde!!!













Muito verde!!!!




Esculturas de gelo!!


Há vida!! Muita vida, que enche os nossos pulmões de ar, bombeia as nossas veias de sangue e sente-se o pulsar do coração, por vezes bem forte e que no meu caso.... nem me faz mal, muito pelo contrário!! Ele fica mais resistente!!!










E apesar de  ser  Inverno, conseguimos  sempre encontrar pequenos jardins e alguma cor, aqui na serra!














E no final mana, podemos ver o sol a deitar-se nestas imponentes montanhas!! No final os nossos corpos estão quebrados, suados e sujos de poeira serrana, por vezes alguns arranhões também, mas te digo é uma sensação de leveza corporal e espiritual que não há palavras para descrever, só sentindo! 


Mais uma etapa da minha vida a ser percorrida e que  tanto me está a custar neste momento, mas graças a ti minha irmã está sendo muito mais fácil,  e graças a ti este dia ajudou a  preencher a minha pessoa que por segundos parecia perdida!  Obrigada!


E que a vida te receba, sempre com um sorriso tão lindo como o teu!!



Uma irmã sorri quando lhe contamos as nossas histórias...
pois ela sabe onde as adornámos com a fantasia.

                                                                                                                 Chris Montaigne
















7 comentários:

  1. Muito bonito, também gostava de ter esse dom das palavras, de conseguir passar para o papel tudo que me vai na alma.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lírio
    Antes de em 16/Jul/2011,eu e uns amigos termos ido 'plantar' uma Cache,por aí,por onde tu e a 'Alma' tanto vagueiam,não te conhecia daqui e só depois 'reconheci' quem era a 'Alma'.
    Seja como for,a Cache que colocámos tem descrição suficientemente discreta e enigmática para nunca ser um carreiro de geocaching frequente e assim 'invadir o v/ amado território'.
    Ao ver aqui alguns dos lugares que nesse dia percorremos,à descoberta por que o não conhecíamos antes,é delicioso.
    Belas e espantosas fotografias (fotos que tb tenho,mas que até agora,evitamos colocar no log da Cache,exactamente para que tb outros,os descubram,de modo próprio).
    Boas caminhadas e melhor entrega nesses belos trilhos.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  3. Serranos, bem vindos a este espaço, serrano também!

    Todos temos dons "escondidos" dentro de nós,à que tentar descobrir e dar uma oportunidade a nós mesmos, seja em em área for :)
    Gosto muito de escrever, mas reconheço que não é o meu forte. Apesar de tudo tenho prazer de o fazer, e por vezes até tenho menos dificuldades a passar para o papel aquilo que sinto, do que propriamente falar...em contrapartida há pessoas que têm o dom da palavra, o que não é o meu caso.

    Obrigada e boas caminhadas!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos!

    Posso dizer que já encontrámos algumas "caches" no Gerês.Para ser sincera, apesar da ideia ser interessante e até gira, no caso das caches no Gerês...custa-me um pouco vê-las...é como diz, uma sensação de "território invadido", por meios que não se enquadram na Natureza, neste caso em território protegido.
    Por vezes acho que a nossa presença já por si é invasora, mas não deixamos de fazer parte da Natureza também e se respeitarmos o meio, não vejo problemas nisso.
    De qualquer maneira, as poucas que encontrámos, lá deixámos estar...mas em contrapartida não resisto a apanhar o lixo que vou encontrando muitas vezes pelas montanhas tais como ( Latas de bebidas, garrafas, plásticos etc ).
    Quem sabe se um dia encontro a v/ cache :)

    Obrigada pelo comentário!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Sim,aceito o teu ponto de vista,até por que podia ser uma virtual,como é usual noutros parques de outros países;mas lembra:elas podem ser desactivadas e retiradas (fisicamente) quando o 'owner' quiser,essa a vantagem;por nós ou por aqueles que as adoptem,caso já não tenhamos pernas. Por outro lado,só conhecendo o que se tem,o que é nosso pode ser valorado;a ignorância do que se tem - e ter-se-á mesmo quando se não conhece o quê? - nunca valora coisa alguma;há riscos,há; mas um risco cada vez mais controlado até pela filosofia inerente ao 'jogo' do que foi colocado,tal como o que apanhas,também nós já o fizemos.
    Cumprimentos
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  6. Olá maninha querida... É com muita alegria que vejo que me dedicaste este teu post. Todo o sentimento e estima é recíproco, por alguma razão sempre fomos e espero que sempre sejamos as melhores amigas. Não tens que agradecer nada, eu estou aqui sempre para o que precisares, seja quais forem as tua opções na vida. Adoro-te!

    ResponderEliminar
  7. "happiness only real when shared"
    Alexander Supertramp (1968-1992)

    ResponderEliminar