Hoje quando cheguei a casa, já Orion tinha a triste notícia na ponta da língua a transmitir-me: A Bouça da Mó está a arder!!
Como?!!! Perguntei eu,( ainda agora incrédula)...
Já há muito que aprendi a controlar as minhas emoções, por força e circunstâncias da vida, que por vezes nos põe à prova, mas um incêndio no Gerês ultrapassa as minhas capacidades de encaixe!
Nada mais quis ouvir, limitei-me a pedir ao meu marido para cuidar dos miúdos, equipei-me toda de preto, com a excepção dos tenis, e fui correr pela minha cidade, também ela hoje rodeada de fumo provocado pelos incêndios na periferia!!
Ajudou a descarregar a minha raiva, que entretanto tinha ficado entalada na minha mente, acabei por não fazer muitos metros de corrida devido ao ar pesado de fumo e que dificultava a respiração. Abrandei, passei a passo de marcha e recordei o carreiro da Bouça da Mó, que tivemos o privilégio de conhecer no final deste ano que passou...tentei imaginar que tudo era apenas um breve pesadelo e que tudo não teria passado de um equívoco!!
Deixo-vos algumas imagens do que a gente viu num dos trilhos mais belos que fiz no Gerês, e continuo a desejar que o fogo tenha apenas passado um pouco ao lado daquele verde, daquela floresta de gnomos escondidos nas suas casas nas árvores...pobres gnomos!!
O chão recheado de medronhos! |
Água a deslizar sobre as pedras! |
Um verde de cegar qualquer vista!! |
Pequenas lagoas! Vida!! |
Diversas espécies de de liquens ! |
Carvalhos deslumbrantes!! |
Pequenos frutos selvagens! |
Tão Lindo!! |
Tão soberbo!!! |
Espécies curiosas!! e muitas!! |
Cogumelos em forma de estrela, enormes!! |
Por favor! Alguém me diga que vou continuar a ver tudo assim... |
Pensar que não vou sentir as mesmas árvores...o mesmo manto
verde que as cobria, e me acariciavam as mãos!!
Apenas poderei impotente ouvir o seu gemido...
Minhas lindas! O que fizeram vocês para merecer tamanha
estupidez humana?!!
A " besta " Humana só vai conseguir adormecer quando na terra só existir terra e pedra!!
Mas também vos digo amigos:
Mesmo só com pedra, ninguém consegue apagar o nosso Gerês do mapa, e enquanto as forças me absorverem, estarei sempre lá sentada com a cabeça erguida!!
Lírio, ao ler este teu lamento senti o teu choro de raiva, de tristeza ... o mesmo choro que já senti e vivi ao saber deste e de outros incêndios no Gerês, ou nas minhas terras da raia do Sabugal, de onde aliás regressei ontem ... quase a caminho do Gerês, no próximo fim de semana. Partilhei o teu lamento no Facebook - https://www.facebook.com/jcarloscallixto.
ResponderEliminarUm grande abraço de solidariedade para ti e Orion.
Caramba, também fiz esse trilho em Fevereiro...
ResponderEliminarEspero que o incêndio não seja tão grave como as notícias deixam transparecer :(
Callixto!
ResponderEliminarMuito obrigada pelas tuas palavras, não duvido nada o que sentes também, e nestas alturas só nos resta esperar e " rezar" para que o resultado final seja o menos catastrófico possível...vamos ver...
Obrigada amigo :)
Um grande abraço
JFDourado,
ResponderEliminarÉ caso para dizer que conseguis-te fazer o trilho a tempo! A desvantagem é que já o conheces e como tal a aflição é maior,não é?
Estou como tu, espero que não seja assim tão grave...
Cumprimentos geresianos :)
Minha Doce Lírio!!!
ResponderEliminarSou uma crente, estou muito longe e isolada de tudo e de todos com muito pouco tempo para vir a net...
Quero acreditar que a natureza vai conseguir regenerar-se... Quero recordar tudo como estava dantes... mas que a dor é enorme é sim...
Hoje já chorei uma mistura de muitas emoções, uma delas o grito da terra sagrada, a chorar de dor... é que doí mesmo muito... Será que eles não entendem que aquela serra tem vida? e sofre...?
não, não entendem... nunca vão entender... Ainda tem muito que crescer...
Beijo muito grande, e um abraço bem forte... Sente as energias que aquela serra um dia me passou, para suavizar um pouco tua dor...Ok?
Anjo branco :)
ResponderEliminarAntes a serra estivesse coberta de neve intransitável do que com línguas de fogo, que queimam a alma de quem sente aquela terra como nós!!
Sabes que o homem um dia partirá, nós também, mas aquelas pedras ficarão e o verde irá regenerar-se, para que os nossos filhos(as) possam sentir o mesmo que nós!
Obrigada pelas tuas palavras, e apesar de estares longe,sentimos a tua energia bem perto de nós! Volta rápido, para que possamos cantar em sincronia!! Lol ! Que saudades amiga!
Um lírio para ti :)