" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

28/03/2012

Incêndio na Bouça da Mó!!





Hoje quando cheguei a casa, já Orion tinha a triste notícia na ponta da língua a transmitir-me: A Bouça da Mó está a arder!!
Como?!!! Perguntei eu,( ainda agora incrédula)...
Já há muito que aprendi a controlar as minhas emoções, por força e circunstâncias da vida, que por vezes nos põe à prova, mas um incêndio no Gerês ultrapassa as minhas capacidades de encaixe!
Nada mais quis ouvir, limitei-me a pedir ao meu marido para cuidar dos miúdos, equipei-me toda de preto, com a excepção dos tenis, e fui correr pela minha cidade, também ela hoje rodeada de fumo provocado pelos  incêndios na periferia!!
Ajudou a descarregar a minha raiva, que entretanto tinha ficado entalada na minha mente, acabei por não fazer muitos metros de corrida devido ao ar pesado de fumo e que dificultava a respiração. Abrandei, passei a passo de marcha e recordei o carreiro da Bouça da Mó, que tivemos o privilégio de conhecer no final deste ano que passou...tentei imaginar que tudo era apenas um breve pesadelo e que tudo não teria passado de um equívoco!!
Deixo-vos algumas imagens do que a gente viu num dos trilhos mais belos que fiz no Gerês, e continuo a desejar que o fogo tenha apenas passado um pouco ao lado daquele verde, daquela floresta de gnomos escondidos nas suas casas nas árvores...pobres gnomos!!

O chão recheado de medronhos!
Água a deslizar sobre as pedras!
Um verde de cegar qualquer vista!!
Pequenas lagoas! Vida!!
Diversas espécies de  de liquens !
Carvalhos deslumbrantes!!
Pequenos frutos selvagens!
Tão Lindo!!
Tão soberbo!!!
Espécies curiosas!! e muitas!!
Cogumelos em forma de estrela, enormes!!
Por favor! Alguém me diga que vou continuar a ver tudo assim...





Pensar que não vou sentir as mesmas árvores...o mesmo manto

verde que as cobria, e me acariciavam as mãos!!

Apenas poderei impotente ouvir o seu gemido...

Minhas lindas! O que fizeram vocês para merecer tamanha

estupidez humana?!!
A " besta " Humana só vai  conseguir adormecer quando na terra só existir terra e pedra!!


Mas também vos digo amigos:

Mesmo só com pedra, ninguém consegue apagar o nosso Gerês do mapa, e enquanto as forças me absorverem, estarei sempre lá sentada com a cabeça erguida!!

6 comentários:

  1. Lírio, ao ler este teu lamento senti o teu choro de raiva, de tristeza ... o mesmo choro que já senti e vivi ao saber deste e de outros incêndios no Gerês, ou nas minhas terras da raia do Sabugal, de onde aliás regressei ontem ... quase a caminho do Gerês, no próximo fim de semana. Partilhei o teu lamento no Facebook - https://www.facebook.com/jcarloscallixto.
    Um grande abraço de solidariedade para ti e Orion.

    ResponderEliminar
  2. Caramba, também fiz esse trilho em Fevereiro...
    Espero que o incêndio não seja tão grave como as notícias deixam transparecer :(

    ResponderEliminar
  3. Callixto!

    Muito obrigada pelas tuas palavras, não duvido nada o que sentes também, e nestas alturas só nos resta esperar e " rezar" para que o resultado final seja o menos catastrófico possível...vamos ver...

    Obrigada amigo :)
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. JFDourado,

    É caso para dizer que conseguis-te fazer o trilho a tempo! A desvantagem é que já o conheces e como tal a aflição é maior,não é?
    Estou como tu, espero que não seja assim tão grave...

    Cumprimentos geresianos :)

    ResponderEliminar
  5. Minha Doce Lírio!!!

    Sou uma crente, estou muito longe e isolada de tudo e de todos com muito pouco tempo para vir a net...
    Quero acreditar que a natureza vai conseguir regenerar-se... Quero recordar tudo como estava dantes... mas que a dor é enorme é sim...
    Hoje já chorei uma mistura de muitas emoções, uma delas o grito da terra sagrada, a chorar de dor... é que doí mesmo muito... Será que eles não entendem que aquela serra tem vida? e sofre...?

    não, não entendem... nunca vão entender... Ainda tem muito que crescer...

    Beijo muito grande, e um abraço bem forte... Sente as energias que aquela serra um dia me passou, para suavizar um pouco tua dor...Ok?

    ResponderEliminar
  6. Anjo branco :)

    Antes a serra estivesse coberta de neve intransitável do que com línguas de fogo, que queimam a alma de quem sente aquela terra como nós!!

    Sabes que o homem um dia partirá, nós também, mas aquelas pedras ficarão e o verde irá regenerar-se, para que os nossos filhos(as) possam sentir o mesmo que nós!

    Obrigada pelas tuas palavras, e apesar de estares longe,sentimos a tua energia bem perto de nós! Volta rápido, para que possamos cantar em sincronia!! Lol ! Que saudades amiga!

    Um lírio para ti :)

    ResponderEliminar