" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

22/03/2012

Limpeza nas Negras ( 2ªParte )

















Seguimos as pisadas firmas e decisivas do Sr. Veras, homem da terra serrana, enquanto a maior parte do grupo seguiram para a esquerda, montanha acima, a finalidade era chegarmos ao Nevosa, e a ver quem chegará primeiro!
Apesar de optar por ter seguido o trilho mais abaixo, pensava eu que seria mais agradável visto que não subia tanto e o dia estava soalheiro um pouco quente demais para um dia de Fevereiro!



















Sr. Veras devia de ter um carregamento de pilhas "Duracel", e o jovem Ricardo já lhe seguia os passos, mas paravam de vez em quando esperando por mim e pelo Peixe-Aranha que se perdia no meio de tanta paisagem a fotografar!
A dada altura o mato começou a tornar-se cada vez mais alto e denso, tivemos que abrandar o passo e tomar cuidado ao colocarmos os pés. Mesmo assim não consegui evitar uma passada em falso directa a um buraco manhoso deixando-me meia desconchavada! Peixe Aranha cedeu a sua camarada mão e me trouxe a piso firme.
Foram ainda uns belos metros  de percurso a furar giestas mais altas que o nosso corpo, e em passadas altas e firmes como se estivéssemos a pisar uvas num lagar...mas aqui não havia sumo!


Enquanto isso e do lado de cima das montanhas seguiam o outro grupo, debaixo de um sol arrasador mas com paisagens gratificantes que pelos vistos compensava o esforço das pernas ainda moles depois de um almoço bem apetitoso!




Finalmente para o meu grupo o matagal tinha acabado e já os nossos olhos atingiam algo mais. Achei estranho pois tive a sensação que nos tínhamos afastado do sentido do Nevosa, ainda perguntei ao sr. Veras se faltava muito ao que me respondeu " já depois desta montanha!". Nunca tinha passado por ali e só fui ao Nevosa, uma vez partindo dos Carris, por isso o meu sentido de orientação começava a ficar baralhado sobretudo depois de tanto matagal! Mas o experiente Vezeireiro lá sabia  e há que segui-lo sem hesitar. 
Contornámos a montanha sempre a subir e entramos num pequeno planalto como se de um planeta diferente se tratasse!! Um  espaço airoso com um chão areoso e uma bela montanha  em forma de meda, encerrava o cenário à nossa frente!

Ali estava o Nevosa, como Sr.Veras lhe chamava, e pergunta-me ele "Já cá esteve alguma vez?" respondi-lhe que sim...mas que tinha chegado do outro lado...mas na verdade havia qualquer coisa de diferente daquele ângulo, talvez subindo a montanha conseguia confirmar se do lado oposto era igual ao que já tinha visto!






A euforia momentânea foi mutua entre nós os quatro!! Começamos a subir com tal vontade e a comentar "Fomos os primeiros a chegar!!" 
As vistas lá de cima eram fabulosas! Os olhos do Sr. Veras brilhavam de rir e logo começava-me a indicar os vales, currais e locais que os nossos olhares alcançavam!



E a uns digamos... poucos km dali, saltitavam de pedra em pedra o restante grupo todo animado, pois também eles tinham chegado... ao Nevosa!!! E esta?!


Havia gelo! Muito gelo!!
E já se subia ao Nevosa...pois esta" risca ao meio" na montanha  já eu conhecia...

Aguenta firme Filipa!!Afinal és uma verdadeira serrana!!


E agora? fiquei confusa!! É que no meio de tanto entusiasmo, já me tinha apercebido que aquele Nevosa que o Sr. Veras tanto reafirmava, não era bem igual ao Nevosa que eu já tinha visto!! Mas lá estávamos nós, lá em cima e todos satisfeitos!!


Também não faltou muito para nos apercebermos que havia gente lá mais para o lado esquerdo e mais acima...era o restante grupo!Peixe Aranha e eu olhávamos para aqueles picos de montanha distantes que pareciam nitidamente mais altos, estranho... questionávamos se não seria ali o Nevosa?! "Sr. Veras aquelas montanhas ali mais acima, parecem mais altas...o que são?" 
" Aquelas além?...aquilo são os picos... do Nevosa!!"
" Pois então não entendo Sr. Veras, perguntei, onde é o Nevosa afinal?!"
"  Alí são os picos!Aqui é que é o Nevosa!Eu e meu pai vínhamos sempre para aqui!"



 Sr. Veras parecia nostálgico com tudo aquilo! Revivia o seu passado contando-me :
" Está a ver aquelas casinhas lá ao fundo? Ali morava um nosso tio! Quando queríamos fazer-lhe uma visita tínhamos de partir de manhã bem cedo e só regressávamos já quase à noitinha! Enquanto isso o nosso pai cá ficava a aguardar por nós!"
Todo aquele lado era Espanhol, aliás a própria montanha Nevosa em que nos encontrávamos era Espanhola!

Mas que belas vistas!!Apesar de Espanholas...

















E então o outro grupo, como estará ele?!

A esperar por nós, pelos vistos!!



E esperam...


                 Esperam....


Esperam!!!E desesperam!!







E vão contemplando as vistas, que até são agradáveis!

Estão no ponto mais alto a Norte de Portugal!! Um privilégio que não será para todos!! O metro não chega lá...e também não tem teleférico!!










Mas até que já se dormia uma soneca...

"Onde andarão os outros?!!
Não dormimos! Nem vemos dormir!!
Por onde raio se meteram ?!Já cá deviam de estar!!"











É pá! Estão a ver ali ao fundo? No topo daquela montanha?!









Mas ora esta!! Quem são aqueles" gajos"?!
Ora aproximem mais...



São eles!!!Mas o que é que fazem lá?!! Quem é que os mandaram subir para ali?!!

Pois é meus amigos! Fiquei a saber a partir deste dia que afinal o Nevosa, que a maior parte dos caminheiros e montanheiros conhecem é uma coisa, e o alto do Nevosa é outra!!
São os picos do Nevosa que os mais aventureiros gostam de visitar e de subir, e é também lá que o mapa marca o ponto mais alto da serra do Gerês, o como já tinha dito do Norte de Portugal, mas era no alto da Nevosa que os pastores circulavam com os seus rebanhos, ou seja para onde o Sr. Veras, o ultimo vezeireiro de Ferral nos levou!
E afinal  no meio desta confusão de "Nevosas", quem teve razão? Pastor ou caminheiros?!

As minhas desculpas, mas vou ficar por aqui. Convido-os na 3ª e ultima parte, a conhecerem a famosa cabana grande que o Sr. Veras tanto falava, e que afinal sempre existiu, iremos ver a maior eira de centeio da serra e não se esqueçam que ainda temos de passar pelas Negras para ir buscar os sacos carregados de lixo que alguns meninos feios se "esqueceram" por lá! Precisam de aprender as "lições do Tonecas"

Até breve amigos!

2 comentários:

  1. A troca de Nevosas foi fixe!
    Venha lá a 3ª parte desta mini-saga.

    ResponderEliminar
  2. Pois foi Peixinho!! Mas graças a isso, ficamos a aprender mais alguma coisa! Valeu a pena :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar