" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

21/05/2012

Lagoa do Marinho com os Caminheiros da Montanha


Num destes fins de semana encontrei-me, pela segunda vez este ano, com os nossos amigos da secção de montanha do C.C.Porto.

Trilhando finalmente as terras serranas, da serra Amarela, subimos e descemos, como em toda as serras, mas isso será tema para daqui a algum tempo!

Pois na verdade a minha amiga Teresa comentou " Então ainda não publicas-te aquele dia que passeamos até às lagoas do marinho?!, foi tão porreiro!" ao que respondi " Tens razão! Mas nem imaginas o que ainda tenho para publicar!!"
Tendo de começar por algum lado e como não resisto a um desejo de um amigo, então cá vai!

Amiga Teresa esta página dedico-a a ti :)

Rio Cabril
Pela manhã do dia 10 de Março, já lá estávamos nós em Cabril a tomar o primeiro café da manhã na padaria/confeitaria do local. Conversas em dia e possibilidades de um trilho que já prometia alguma adrenalina, caso o Francisco Vieira decidisse subir a Surreira  do Meio dia! Era ver White Angel com os olhos a brilhar, de sorriso delirado,  com a esperança de concretizar um trilho há muito desejado! Mas não, não fomos por lá ficando a promessa de  um dia fazermos esse percurso.

Vamos lá rumo à serra, que já se faz tarde! A carrinha já partiu com o "cozinheiro" João e a companhia do Ricardo que desta vez não estava para aventuras! E atrás, que não da carrinha, vai o grupo "Caminheiros da montanha" , seguem antes pelos caminhos dos pastores. Connosco iam também alguns membros de "Uma aventura na saúde". Tenho-vos a contar que o desnível inicial é bastante elevado, pois partimos de Cabril, junto ao rio, até ao prado de Tabuacinhas, local em que já tínhamos passado, numa caminhada anterior, por terras de Pincães, onde nos  contaram a história das ruínas da casa do resineiro, homem que veio de Leiria, assentou e casou por terras geresianas e resolveu construir casa neste lugar ermo. Neste prado ouvimos a história do "penedo de ouvir o mar", a imaginação dos pastores!!!. Ouvir o mar, a tantos kms de distância!!! Faz-me lembrar a história do pastor que nos perguntava, admirado, qual a beleza que víamos na serra!!! Bonito, para ele, era o mar, uma imensidão de água a perder de vista, isso sim é que era bonito, não as agrestes penedias que só lhe traziam à memória uma vida de árduo trabalho serrano. 

Teixo


Tritão


















Após um breve descanso, lá seguíamos para a Lagoa do Marinho, pelo caminho, o José partilhou connosco o seu amor pelos poucos teixos centenários que encontramos e a White Angel, o seu conhecimento ímpar da serra e seus costumes, num dos prados encontrámos uma cabana abandonada pelos pastores, já coberta de silvas.

Para que não restem dúvidas, ainda há lobos ibéricos na serra de Gerês.





Só sobrou a pele e os ossos.
 
 Chegados à Lagoa do Marinho lá encontrámos os nossos companheiros, a quem calhou, preparar o almoço. E que almoço, vitela barrosã grelhada na brasa!!! Com um toque serrano, cebola inteira grelhada na brasa.



Cabana de Penedã


Lixo que o João e o Ricardo foram apanhando pelo caminho!!!!


Vai uma fatia??
Especialidade Serrana

E já se cantava um fadinho...
Após o repasto e salutar convívio, com histórias de pastor e cantigas pelo meio,  resolvemos descer a serra, apesar de tarde  resolvemos descer por um trilho alternativo, já com a certeza que terminaríamos o mesmo de noite. Este trilho alternativo passa perto do famoso poço dos mouros. É pena que o fogo florestal, de Outubro do ano passado, que devastou Xertelo e destruíu parte do coberto vegetal. O trilho desce até ao rio Cabril, ficando na retina o curral das cabras e a sua passagem, de cortar a respiração, sobre o rio cabril. No final ainda conseguimos vislumbrar a Surreira do meio dia, e as histórias de um passado recente, da nidificação da águia real e da destruição dos ninhos, por parte da população local, com receios que as águias levassem um cabrito.


Alto dos  Chamiçais
Rio Cabril
Curral das Cabras



























Até à próxima amigos!!

4 comentários:

  1. Ai tão bom recordar esses momentos de pura alegria e felicidade! Muito bom mesmo...

    Beijinho bem docinho :)

    ResponderEliminar
  2. Pena não ter ido, mas nesse dia não dava mesmo.

    Bjs e Abr.

    X

    ResponderEliminar
  3. Olá Lirio, minha querida! Ler-te foi o reviver de um dia tão cheio de emoções...e para mim um marco: o dia em que "entraram" na minha vida montanheira, pessoas extraordinárias, grandes na sua simplicidade....com experiências de vida únicas e que por mais difícil que seja o trilho, me fazem ter sempre vontade de ultrapassar o cansaço e caminhar ao seu lado, partilhar os momentos, e respirar a grandeza da serra.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Amigas! Recordar é sempre viver e reviver!!E enquanto tivermos memória é um bom sinal :)
    Que venham muitas mais como esta!!!

    ResponderEliminar