" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

22/07/2012

Autonomia no Gerês 1º dia

 Gerês, 08 de Julho de 2012



Esta estrela de fogo que ilumina a Terra e despertou no meu corpo, ainda dorido da noite recente, lembrou-me o local onde me encontrava...


Um pequeno pássaro fazia-nos  companhia e a ele juntou-se uma brisa serrana muito leve e fresca beijando-me a face, parecendo-me que sussurrava ao meu ouvido "Bom dia,  Lírio!!"




Muito antes deste momento, encontrava-me em casa deitada no sofá, sem ânimo para regressar ao trabalho, parecia não aguentar mais. E nestas alturas, parecendo não haver mais nada que nos alegre a alma, eis que surge Orion segurando-me a mão e perguntando-me: "Vamos fazer uma coisa maluca? Vamos passar cinco dias, só nós dois, no Gerês?"

Cinco dias não eram demais?? Mas não podia ser!!

Mas os dois dias intensivamente vividos valeu por uma semana!!!











E cá estamos, como prometido!


Após passar na noite anterior por Sidrós - Ferral, para assistir ao espectáculo na ponte da Misarela, acordámos cheios de energia e com uma magnífica paisagem à nossa frente!! Arrumámos tudo, e cá vamos nós, o dia estava à nossa espera e prometia!!








Começando em Fafião, passando por terras de Pincães, calcorreamos as montanhas geresianas, quase incrédula por me encontrar ali e do que me esperava naqueles dois dias de pura harmonia entre minha alma e a terra mãe!!
 

Um bela borboleta veio dar-me as boas vindas e as montanhas sorriam  por entre um jogo de sombras projectadas das nuvens, estava tudo perfeito!!





















Precisava de paz, montanhas, exaustão física e alívio de espírito! De silêncio, solidão, ar puro, de água fresca e noites assustadoramente serenas! Para trás tudo ficou temporariamente...para a frente o carreiro a seguir, mochilas pesadas e pilhas a carregar!


O destino nesse dia seria  tranquilamente em direcção à lagoa do marinho.

Como ser livre que posso ser, nestas terras que acorda os poetas adormecidos, é meu desejo que vou adquirindo aos poucos, sentindo o suor a escorrer pela cara abaixo, as costas doridas e as pernas cansadas, a poeira  colada a meu corpo, é assim que consumo cada dia por estas terras em recompensa por um modo de estar na vida simples e sem muitas burocracias.


E lá estavam elas!!












Este é o pântano que se avista no Verão encontra-se quase sempre seco. Felizmente este ano, tivemos chuva nestes últimos dois meses, e água não falta nesta serra!










E a cabana de Penedã, construída pela gente de terras de  Cabril, adorada e estimada pelos  que por lá passam, lá se encontrava desta vez, com um adorno de boas vindas à porta!!!










Original ou bizarro?...Nada que não se enquadre por estes lados, muito pelo contrário!
Tem brinquinho e tudo!!














 
Entrámos na mesma, pousámos finalmente a "carga" e fui  de imediato beber umas das águas mais frescas e deliciosas da serra do Gerês, que abunda por estes currais!


...e não estávamos sozinhos, tínhamos companhia!







Orion foi dar uma volta, falou em subir aos Chamiçais mas antes passaria pela lagoa do Marinho. Eu fui vestir o meu fato de banho e iria aproveitar para tomar um banho no ribeiro de Couce sem que antes também fosse passear e limpar as cascas que alguém se esqueceu (?) de meter num saco.







Mas antes mesmo de sair para uma banhoca, de dentro da cabana ouvi vozes de alguém que se aproximava...fui até à porta e lá se encontrava um homem acompanhado de 3 adolescentes! Vinha mostrar as lagoas e a cabana aos miúdos! Ali ficaram retidos algum tempo, aproveitaram para comer qualquer coisa e para beber a água fresca que indiquei na fonte.Fiquei muito satisfeita por estar acompanhada de pequenos jovens apaixonados pela Natureza! Naquele momento Orion liga-me para o telemóvel, estava precisamente no topo dos Chamiçais, e  lá se via um pequeno ponto no cimo...parecendo acenar!
Pouco depois o homem e os três jovens tiveram que partir com grande pena minha, pois seriam uma companhia muito agradável, mas outra parte do grupo aguardavam pelos mesmos e parecia que ainda iam ver a grande lagoa.


E por falar em lagoa, aqui temos algumas fotos da mesma, da paisagem e os pormenores envolventes:
































Dirigi-me aos Cocões para tomar o prometido banho, cruzei-me com Orion que tinha acabado de descer dos Chamiçaiss e com ele trazia as fotos das paisagens para que todos possamos apreciar:



 
E  já no ribeiro de Couce deliciava-me com a água corrente que por lá passava e as suas refrescantes lagoas que se formavam aqui e ali, algumas delas em grandes lajes graníticas! Pena pois nessa altura esqueci-me da máquina na cabana e não registei...mas ficou-me a memória:)
E estava eu a saltitar de pedra em pedra toda satisfeita com tudo aquele espaço só para mim, sentindo-me uma autentica "Jane na Selva" quando ouvi umas vozes de timbre masculino a aproximarem-se.  Sem saber quem lá vinha, procurei afastar-me um pouco discretamente, acenando depois  e já lá ia um grupo de 4 homens a afastarem-se em direcção  da cabana onde tinha as coisa e onde Orion  estava. Pareciam ser gente da terra.Coloquei as calças e a camisola e dirigi-me à cabana também. 
E lá estavam  os homens e Orion a falar com eles!
Eram nem mais nem menos que dois habitantes de Pincães, um de Frades  e outro de S. Ane. Já tinham dado uma grande volta pela serra para ver como estava o gado e agora paravam um pouco ali para lanchar.

Bom, que podemos dizer? Muita coisa como podem imaginar!!  
Gente da terra é da melhor coisa que há para nós!! Aprendemos sempre muito com eles e são sempre companhias que nos deliciam com as suas expressões genuínas e o modo hospitaleiro com que nos recebem!!
Convidaram-nos para lanchar, oferecendo-nos o que tinham com muita persistência!Ficamos encantados com as suas histórias sobre a serra, sobre os seus pais e seus avós, sobre o tempo do contrabando, sobre o centeio que se cultivava antigamente na serra, dos burros que transportavam a carga,da cabana que penedã que construíram e ficamos a saber que foram eles que fizeram as enormes e belas mariolas que marcavam  trilho que iríamos fazer no dia seguinte! Há e mais quanto falaríamos nesse dia!! Os quatro homens no final fizeram questão que ficasse-mos com alguns miminhos do lanche, frango caseiro assado, bolinhos de bacalhau e uma garrafa de vinho, e mais queriam oferecer, agradecemos mas as nossas barrigas não permitiam entrar tanta coisa e as mochilas já estavam muito cheias, em troca podemos pelos menos compensar a hospitalidade e a partilha com fatias de bolo que tinha feito no dia anterior! Ainda ficaram um bom bocado de tempo retidos no curral já em pé e com tudo arrumado na carrinha, a conversar connosco, depois partiram deixando-nos  a cabana à vontade.  Foi um momento para nos relembrarmos sempre que passarmos por lá!

O céu já escurecia quando entramos na cabana, acendemos a fogueira na lareira, comemos uma salada  acompanhada dos bolinhos de bacalhau que  nos ofereceram e brindámos o momento com o vinho que nos deixaram!  Simplesmente divinal!!


Deitámo-nos  e adormecemos como duas crianças cansadas de tanta brincadeira! O dia seguinte será relatado no próximo capítulo, até lá!!













5 comentários:

  1. Lindo! Um autêntico poema que pinta bem o nosso Gerês.

    ResponderEliminar
  2. Hola muchachos!
    Bem fixe esse trekk!
    Tenho de perguntar ao Orion onde ficam uns currais que vi nessas fotos.

    Bjs&Abr.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, simplesmente belo. Já temos saudades do tempo que passamos juntos. Felicidades para o belo casal.

    Bj
    Mountain4ever

    ResponderEliminar