" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

02/07/2012

Em busca de lírios








Num destes dias partimos na esperança de encontrar algo diferente e muito peculiar.
A ânsia de ver uma das flores mais especiais das montanhas geresianas, latejava há muito nas minhas veias recheadas de emoções.









Passámos por pousada na esperança de ver a Vezeira de Fafião e lá estava o Sr. Domingos da Laja!
Fomos ter com ele satisfeitos, com aquele encontro e agradável momento de conversa, sempre com histórias e vivências muito próprias de quem conhece estas terras desde pequeno.







Capaz era de passar ali o dia todo, mas este para este dia já estava traçado outro objectivo. Partimos ainda com o pequeno cachorro do vezeireiro a saltitar, em toque de desafio, para a brincadeira, desafiando-nos a ficar mais um pouco pelo curral.







Estava um dia quente , bebemos muita água, felizmente a serra estava recheada dela graças às chuvadas mais recentes, os ribeiros e fontes brotavam vida líquida com abundância!


O feno cobria grandes áreas da terra, as flores do serpão já davam ares da sua graça, as crisálidas eram abundantes, alguns lameiros cobertos de bolas de algodão e pequenos grupos de orvalhinhas reluziam ao sol!! A erva estava muito verde e viçosa, os animais de pequeno porte tais como os grilos e as rãs davam sinais da sua presença, a serra do Gerês estava neste dia no seu máximo esplendor!!
Bolas de algodão
Orvalhinhas





E até os bichinhos gostam...

Mas faltava ainda o toque final da cereja no bolo, mais precisamente os lírios na serra, estávamos na altura deles, era agora ou para o ano!
Como sabemos o clima tem andado um pouco trocado, e a hipótese de já não os encontrarmos não saía da minha mente!


Fomos ao mesmo local onde Orion conseguiu ver muitos no ano  passado. Pousámos as mochilas e percorremos a encosta banhada de sol. Todas as flores pareciam lá estar, procurávamos a cor lilás típica destes belos lírios.
A dada altura os pequenos pontos azuis já me pareciam roxos, a visão pregava-me partidas de tanto era o desejo de os ver...as pedras brancas reflectiam muita luz e o que meus olhos desejavam ver, de nada viam!

O desânimo começava a tomar conta de mim e Orion não perdendo a esperança comentava que por ali havia muitos no ano passado, mas agora...
Recusava-me a aceitar tal desengano quase me puxando para trás e a obrigar-me a desistir. Dirigi-me a uma zona com mais mato na esperança de encontrar algum por lá escondido e aqui sim, conformada ao meu desalento nesse dia voltando para trás abanando a cabeça.
De repente ouço Orion a clamar " Está aqui um!!", foi como se algo nascesse naquele momento! Desatei a correr na direcção de Orion tropeçando pelas pedras daquela abençoada encosta.
 E lá estava ele!! O nomeado e célebre Lírio do Gerês!!!

Lírio do Gerês (Espécie autóctone, protegida por lei )











Ali ficámos retidos imenso tempo a contemplar aquele ser tão frágil e gracioso troféu da Natureza, muito mais que uma cereja no bolo, diria um bolo recheado de cerejas :)
E como se aquele ser fosse único na terra quase em vias de extinção, não conseguia sair do seu pé com metade do meu corpo debruçado sobre o solo montanhoso e quente, observava todos os ângulos possíveis e todos os centímetros daquela deslumbrante flor, levando Orion a desistir de a fotografar sempre com um emplastro de volta da mesma!












E se não fosse eu naquele momento quase um parasita, e se Orion não se desloca-se dali deixando-me a venerar o deus daquela encosta...não ouviria mais exclamações " Esta aqui outro!"








Ah! foi quase como uma brincadeira entre duas crianças, um jogo titulado "Em busca dos Lírios" e a ver quantos conseguíamos encontrar! Uma dúzia deles e poucos mais!!
Imensas fotografias, largos minutos a apreciar cada pormenor, todos iguais e todos diferentes.
Orion já dizia para subirmos, mas eu descia cada vez mais exclamando mais ali um e dois e mais outro! E não havia nada que me fizesse arredar pés dali :)















Por fim lá subimos a encosta em direcção às mochilas e descansámos na pequena sombra de rochas. Ufa! Isto de encontrar lírios tem que se lhe diga!Mas valeu por muitas barras de ouro!

Ainda andámos bastante nesse dia e percorremos ao todo 14 currais da serra, não sei quantos ribeiros e imensas flores, quanto a lírios só mesmo ali, nada mais.

"Arroz dos telhados"
Zimbro
Satirão macho - Dactilorhiza maculata




























Camomila



Valeu aquele raro e inestimável momento mágico, dedico a todos mais uma imagem do mesmo:

LÍRIO DO GERÊS


13 comentários:

  1. Ola Amigos

    Muito obrigado pela partilha destas maravilhosas fotos. Elas mostram o que de melhor a serra tem para nos dar. A vossa grande paixão pela natureza é evidente ao virar cada pagina deste vosso cantinho maravilhoso.

    Um grande abraço
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
  2. Olá Lírio e Orion.

    Curiosamente este ano temos visto imensos lírios desde o início de Junho, talvez por também andar mais atento a eles, o certo é que só numa caminhada vimos garantidamente mais de 100 espalhados por 7/8 sítios diferentes, e mais, vimos uns quantos numa área ardida, superficialmente, ou tiveram sorte ou são duros!
    Também temos vistos alguns exemplares do Satirão, na minha ignorância sempre pensei que fossem orquídeas, também é uma planta magnífica esse Satirão, se calhar é por estar à sombra mas dá-me a sensação que também tenho visto com tonalidades mais claras.
    Obrigado por partilharem informação útil da flora e não só!

    Abraço e boas caminhadas
    Xavier,Tixa e Xarah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xavier

      Não é ignorância tua o Satirão-macho pertence à família das orquídeas, http://www.adere-pg.pt/trilhos/frame-conteudo-guias.php?id_guia=127, e existem em várias tonalidades.

      Abraços

      Eliminar
  3. Obrigado Fábio!!

    Levei mais tempo a escolher as fotos do que escrever o texto!! Tirámos tantas neste dia, o que se tornou complicado escolher as melhores, são todas bonitas basta ser simplesmente a terra que é, e com surpresas destas ainda melhor :)

    Um beijinho para os dois

    ResponderEliminar
  4. Olá Xavier!!

    Então viste esses lírios todos numa só caminhada?!!Ena mas que sortudo!!Mas também é verdade que temos de andar atentos, no início de Junho deve ter havido mais, nós só fomos agora no final do mês e alguns já estavam murchinhos...e como vês há imensas flores nesta época e são fantásticas!!
    Obrigado, e boas caminhadas para vocês também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, viva!
    Em boa hora o Henrique me chamou a atenção para os lírios-do-gerês, que estavam, lindos, majestosos, neste blogue fabuloso! Um verdadeiro crime perder tão sublime visão!
    Obrigada por partilharem!Parabéns pela reportagem, que, como sempre, é um apetite!!!
    Beijinhos,
    Judite Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Judite!!!Que saudades!!!!!
      Tenho imenso prazer em partilhar estas belas flores com todos :)
      Muito obrigada
      e muitos beijinhos da nossa parte, não nos esquecemos de si!!!

      Eliminar
  6. Olá,
    Antes de mais, parabéns pelo blogue. Sou da Madeira, mas estive no final do mês de Junho a percorrer algumas das zonas do Gerês. Hoje, ando por aqui a escolher as fotos para divulgar no facebook e decidi ir até à Internet ler mais qualquer coisa sobre caminhadas no Gerês e afins, para poder documentar melhor as fotos quanto aos locais. Fiquei fascinado com alguns blogues que tenho encontrado, nomeadamente este.
    Tive a sorte de poder apreciar centenas de lírios (não é exagero). Dizia aos meus amigos que um dos meus grandes objectivos para esta 'viagem' pelo Gerês era encontrar um lírio (pois tinha lido algo sobre flora da zona e diziam que ele era muito raro e quem o encontrasse seria um felizardo). Pois bem, considero-me um felizardo. Tal com alguém aqui refere, também encontrei muitos lírios numa zona que terá ardido recentemente. O fogo deve ter sido superficial e o bolbo não chegou a ser massacrado, pelo que pôde florir de novo agora.

    Fiquei fascinado com as fotos que mostram das bolas de algodão. É realmente um encanto. Apenas consegui vê-las numa turfeira perto de Pitões das Júnias, mas nada que se compare com esse espectáculo que mostram nas fotografias. Tive também a sorte de encontrar em três situações diferentes um satirão (dactyloriza maculata) completamente branco, numa variação albina da espécie (pelo pouco que percebo). Fiquei com pena de não ter encontrado as Orvalhinhas. Mas digo-vos que foram dias magníficos passados no Gerês. Gostei muito e quero repetir muito brevemente.
    A partir de agora terei todo o gosto em acompanhar o vosso blogue.
    Parabéns uma vez mais e continuação de boas caminhadas.
    Marco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco! Olá Madeira!!
      Terra linda, infelizmente ainda não a conheço pessoalmente, mas se a vida o permitir um dia irei aí!!

      Muito obrigada pela atenção, neste pequeno espaço que é tão especial para mim. A partir daqui posso divulgar quase tudo que encontro no nosso maravilhoso Gerês! Tenho a sorte de me encontrar apenas a 80 km deste local e graças a isso, podemos ir e vir no mesmo dia, quase todos os fins de semana. Mesmo assim não vou com a frequência que gostaria de ir, mas a vida não é só passeio :)

      Quanto ao Gerês posso dizer que ainda me falta conhecer muita coisa!!Sim, embora sendo pequeno, está cheio de cantos e encantos mágicos e mesmo os locais que visito mais que uma vez são sempre diferentes!!! Para além das montanhas, tem uma flora muito especial e os animais que lá habitam fascinam-me. Recentemente consegui ver uma raposa em plena serra, fiquei delirada!! Já os lobos nunca consegui ver nem tão pouco ouvir, mas conheco gente que já tiveram essa felicidade ( que inveja ) Lol!!!

      A população local do PNPG, são na generalidade impecáveis, e alguns deles têm sempre histórias surpreendentes, muitas delas relatadas em primeira pessoa!! E então os vezeireiros e os pastores, são uma delícia de povo, aprendemos muito com eles!!!

      Ainda bem que conseguiu ver os lírios, eles só surgem em meados de Maio a Julho de cada ano, é uma visão espantosa!!
      As bolas de algodão, surgem muito em lameiros e turfeiras, coisa que não falta neste local, e quando se concentram em grande quantidade, proporcionam-nos uma visão, quase que diria imaculada , é mesmo lindo!
      A maior parte dos Satirãos são violetas, uns mais escuros outros mais claros, de vez em quando lá aparece um branco, mas são muito poucos.
      Delicio-me a falar destes "miminhos" da natureza:)!!!

      Obrigada por tudo,
      Saudações Geresianas

      Eliminar
    2. Bom dia Lírio,
      Não tive a sorte de encontrar nenhum vezeireiro, mas ainda assim, todas as pessoas com quem privei foram fantásticas. Vi uma raposa quando vinha a chegar ao Soajo, claro que fiquei muito contente.
      Quando resolver vir à Madeira, terei todo o gosto em mostrar-lhe alguns dos nossos belos recantos, acredite que também temos muitos.:)) E vale bem a pena. E aproveito também para dizer que tudo o que precisar desta pérola no Atlântico, disponha.
      Saudações 'ilhôas',
      Marco

      Eliminar
  7. Olá a todos!

    Mais uma vez os meus parabéns por este Blog. Tem belas fotografias, belos textos, ao nível da região mais bonita de Portugal.

    Um abraço
    José Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Alves!!

      Obrigada por tudo!
      É sem dúvida a região mais bonita de Portugal, não desprezando tudo o resto pois o nosso país está cheio de coisas lindas!!!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  8. Marco!!! Muito obrigada!!!

    Peço desculpa por só responder agora, estivemos de férias.

    Quando vier novamente para estes lados, diga qualquer coisa, teremos também todo o gosto em partilharmos mais um pouco do nosso Gerês :)

    Um abraço!!

    ResponderEliminar