" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

11/07/2012

Lobo-ibérico foi devolvido à liberdade

Dando seguimento à notícia do lobo ibérico, ferido há dois meses numa armadilha ilegal, recolhido pela GNR, em Meixedo, ver publicação  e  posteriormente  tratado da pata amputada no Hospital Veterinário da Universidade de Vila Real, ver publicação. É com grande prazer que noticiamos que num caso inédito de conservação em Portugal, o jovem lobo-ibérico foi devolvido à natureza, no concelho de Montalegre. A adaptação deste animal, com uma pata amputada, está a ser acompanhada graças a uma coleira GPS.

O lobo-ibérico – de uma espécie protegida e que se estima estar reduzido a cerca de 300 animais e 60 alcateias – foi tratado com um contacto mínimo com as pessoas. Segundo disse à agência Lusa José Paulo Pires, director-adjunto do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas – Norte, do ICNB, o lobo revelou ter tido uma boa recuperação clínica da lesão que sofreu, fez uma boa cicatrização, aumentou de peso, ganhou robustez e manteve a sua agilidade. “Concluiu-se que estaria em condições de sobreviver autonomamente e optou-se pela sua libertação”, salientou o responsável.

O animal foi restituído à natureza na quinta-feira passada, com uma coleira GPS. “Já é possível saber que ele andou alguns quilómetros, mas ainda não é muito significativo porque ele, neste momento, está numa fase de explorar e reconhecer o território”, salientou José Paulo Pires. 

“A ideia é que se junte ao resto da alcateia. Ainda anteontem vimos alguns lobos, mas não sabemos se serão da mesma alcateia”, disse o veterinário Domingos Moura. “Contrariamente ao que acontecia há 30 ou 40 anos, a reacção das populações locais está a ser óptima”, considera. “Pensando que seria eu a restituir o animal à liberdade, diziam-me para eu fazer o que pudesse para ajudá-lo, para não olhar a meios. Só me pediam uma coisa: ‘quando o libertar, liberte-o longe dos meus rebanhos’”.

Esta mudança de mentalidades tem uma explicação, disse. “Quando havia muitos lobos, não haviam javalis nem raposas. Hoje, os lobos praticamente desapareceram", sendo mesmo uma espécie classificada como Em Perigo, pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. "Os agricultores queixam-se do aumento exponencial do número de javalis, que destroem os campos de milhos, os lameiros, tudo". E as raposas destroem as perdizes e os coelhos-bravos, “que quase não há nenhuns por aqui”. “Reconhecem que, afinal, o lobo lhes faz falta.”

Fontes: Ecosfera

8 comentários:

  1. Belo trabalho. Parabens
    Ate breve

    Beijo
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fábio e Elisabete, continuaremos a acompanhar este lobo. Esperemos que esta história tenha um final feliz.

      Abraços e beijos.

      Eliminar
  2. Obrigado pelo artigo, amigo Carlos Castro. Sou um defensor dos Lobos e considero-me um pouco membro dessa espécie. O assunto necessita de outro olhar por parte das autoridades e de todos os envolvidos. Já agora Carlos, posso usar a foto do Lobo, achei-a bela e apropriada ao momento que atravesso. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Mas está confundido, o Carlos Castro é autor do blog "Crónicas das corridas", este artigo é um resumo da notícia da minha autoria, Orion. Quanto à foto pode utilizá-la à vontade, não é da minha autoria, penso que seja de uso público, pois não encontrei o autor para lhe dar os créditos.
      Abraços

      Eliminar
    2. Boas pessoal,
      - É bom saber que a população local está lentamente a reconhecer a importância do lobo no seu habitat natural, depois de séculos de perseguição, movidos não só pela perda de animais domésticos, mas também pela podridão de crenças religiosas supersticiosas. Devo salientar o bom trabalho que as autoridades competentes desenvolveram, já não era sem tempo...
      Podemos caminhar pelas nossas montanhas e nunca chegarmos a ver realmente um lobo, mas a sua presença sente-se a cada passo. É também a busca por esse tipo de sentimento que me move a caminhar por esses montes fora.
      Um Abraço Montanheiro,
      Pedro Durães

      Eliminar
    3. Olá Pedro

      Compartilhamos a tua opinião e sentimento, nas nossas caminhadas detectamos os vestígios do lobo, as fezes as pegadas. Nunca vimos um, mas ainda não perdemos a esperança.

      Abraços e boas caminhadas.

      Eliminar
  3. Buenas!
    Ás vezes lá vamos dando com estas notícias porreiras!
    Fixe, fixe, além do bem estar dos animais, era voltar a ver outro, tal como vimos um ao vivo no Alvão, há muitos anos atrás, eu, tu e o Rui.
    Um dia destes vou rebuscar nas velhas fotos a ver se ainda a tenho.
    Era mais um farrapo de ossos e pele, mas era um lobo!

    Abr.

    X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      O que te foste lembrar!! Já me tinha esquecido dessa peripécia, mas nunca tive a certeza se era um lobo. Nem sabia que tinhas uma foto se a encontrares era porreiro.

      Abraços

      Eliminar