" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

09/10/2012

Renascer











05 de Outubro de 2012

Neste dia muito especial para mim e Orion,  de uma união partilhada por momentos bons e menos bons, por momentos tão marcantes como a  criação de duas novas vidas, uma obra só nossa e dois bons exemplos de como pude sempre contar com Orion nos momentos mais difíceis!Na pouca experiência que ainda tenho desta vida de relações humanas, a resposta mais certa que obtive em tantas dúvidas que foram surgindo ao longo quase  uma década e meia de união conjugal e de mais  de duas décadas de trabalho laboral, foi simplesmente concluir que é nos momentos mais difíceis que conhecemos as verdadeiras pessoas que nos  rodeiam, que nos acompanham ou que fazem parte da nossa vida, e é nesses momentos que o verdadeiro "eu" de cada um vem ao de cima.

Hoje tirei este dia com a minha cara metade, percorremos os mesmos trilhos como temos feito até hoje, e partilhamos dos mesmos prazeres habituais.



Em muitas longas horas sentada, quase parada no tempo, pensei muito no caminho a percorrer, reflecti nas consequências das decisões que podia tomar, estava tudo nas minhas mãos. Muitos são aqueles que não conseguem tomar decisões e escolher os caminhos para eles e para os outros, sofrem e fazem sofrer e tudo gira à sua volta, como um planeta sem vida à volta do sol,  não podendo desviar-se da sua órbita a não ser por acções camufladas de malvadez e  cobardia.
Tudo que vemos no nosso caminho pode ser muito útil e belo, mas é preciso ter cuidado e não nos deixar-mos iludir com o que vemos. As mimosas por exemplo, são seres vivos que até tem a sua beleza e nos encantam  com as suas pequenas flores amarelas, e enquanto que muitos se distraem a contemplar esta beleza da Natureza, este ser vivo vai crescendo e  mirrando tudo que está à sua volta, e quando esta árvore atingir  quase o máximo da sua idade, olhará para o lado e não encontrará mais ninguém diferente de si à sua volta, acabará sozinha  apenas com mais clones em seu redor...
Já participei numa campanha de arranque às mimosas, e quem já o fez sabe perfeitamente que é um trabalho  inglório, pois ou se arranca a planta ainda muito jovem ou  se tenta travar o seu avanço, talvez impedir a sua progressão e seguir em frente, respeitar a biodiversidade, pois só assim as espécies infestantes limitam-se ao seu espaço...ao seu mundo, tal como os seres humanos! Mas no caso destes últimos existe uma pequena "grande" diferença,  são os piores infestantes da natureza e deles próprios, felizmente temos também muitas exemplares da raça humana capazes de crescerem, ajudarem  e deixarem os que lhes rodeiam fazerem o mesmo!!
Acabei por me levantar, deixar de estar com os pés fixos no mesmo chão, e tentei mudar de rumo como a formiga,  escolhendo o meu próprio carreiro.
As enormes lages, algumas na vertical, que sempre existiram e  permanecerão ao longo de muitos  anos,  de vidas inteiras  de existência humana , são muitas vezes um obstáculo para muitos, mas há que procurar vontade e força de modo a contornar dando a volta ao grande obstáculo.

Comecei por encontrar uma ponte que  ajudou-me a passar para a outra margem,  muitas vezes não encontrei pontes mas tinha sempre alguém que me dava uma mão, ajudando a equilibrar-me nas pedras dos rios que não deixam de ser uma pequena barreira que se atravessam nos nossos caminhos.
Mas hoje tinha uma ponte bem ali à minha frente e atravessei-a em passo firme, e grata por ter havido alguém que a idealizou e a colocou lá.




As soberbas e imponentes lajes graníticas continuavam lá, mesmo depois de chegar à outra margem,  havia um carreiro que serpenteava por entre as pedras quase se perdendo numa penumbra de vegetação, uns bons 200 metros acima de nós! Mas as pistas eram evidentes e os sinais dos nossos eternos guias de montanhas, as mariolas, destacavam-se a cada curva.
Segui os sinais  pensando na esperança de ter a mesma sorte na vida daqui em diante.


Após uma soberba subida, uma pequena parcela do outro lado das montanhas já se avistava, e ouvia-se...gente, animais, eram cabras e cães, possivelmente a vezeira das cabras de Fafião!Corri planalto abaixo na esperança de os puder ver,  pareciam estarem ali tão perto... uma ilusão provocada pelo eco da profunda garganta que separava as montanhas, vezeira nem vê-la!

"Orvalhinhas"- Planta insectívora
Prosseguimos caminho, desta vez a nossa finalidade era conhecer o curral de Fafião,  o Lagarinho. Não foi por falta de tentar pelo menos uma vez, mas o caminho que nos leva até lá é particularmente confuso e só mesmo quem o conhece é que dá com ele ou então procurarmos bem os sinais há muito tapados pelo tempo..

Pelo caminho encontrei alguns animais que costumam fazer-me companhia quando estão dispostos a tal. Este era mais calmo e sereno, deixou-se pousar na minha mão e pouco depois percorreu o meu braço esquerdo até ao pescoço! Fazia-me cocegas mas não me perturbava, depois deixou-se andar de boleia pela mochila e nunca mais o vi.
Para quem se sente arrepiado só de imaginar um animal destes a trepar por nós acima, apenas tenho uma coisa a dizer: Preferia estar coberta e acompanhada por estes bichinhos todos os dias, que só uma companhia de um ser humano diabólico!!!




Passamos por uma pedra com um formato muito especial a que eu chamo " Pedra vulcão" . A primeira vez que a vi não consegui ganhar lanço suficiente para subir, e também estava sem forças, foi no início deste ano. Mas agora sim fazia questão de ir até ao cume, nada de especial, mas a minha baixa forma física dava de si! Persisti , consegui e voilá!





Ou não fosse eu uma "cabra do Gerês"


O calor neste dia fazia-se sentir, mas a brisa serrana permanecia e acariciava o meu corpo! Pela primeira vez sentia-me assustadoramente e estranhamente livre, sentia mais uma vez que pertencia àquele lugar e desejava ficar lá, um dia, para sempre. Enquanto isso muito tenho para fazer e revelar!!!

Daqui para a frente paramos temporariamente à sombra do carvalho a deliciar-nos com uma laranja suculenta e  umas saborosas ameixas, na companhia de algumas abelhas que pairavam por ali,  supostamente algum ninho por perto. Após reforçar as energias retomamos o trilho e agora sim teríamos de ter a máxima atenção a todos os sinais e pistas que nos levariam ao curral do Lagarinho.  Parece-me que havia dois, um por cima e outro por baixo, optámos pelo de baixo meio apagado, e  próximo do curral com o meu bastão já a rastejar, demos com a simpática e confortável cabana, vigiada e acompanhada dia e noite pelos aracnídeos daquela zona!
Todo o circulo do curral está nitidamente abandonado, já não mostra sinais de ser usado, mas mais uma vez a gente de Fafião mostrou a persistência de  mantê-lo "vivo" pela forma como  a cabana se encontrava estimada e revestida por dentro, pela lenha em abundância que permanecia por lá, e também pelos vestígios de alguns colegas que já usufruíram dela recentemente.

Estava exausta!  De Tudo e por tudo! Fiz questão de descansar primeiro, deitando-me à sombra de um carvalho à espera que uma bolota caí-se na minha cabeça. Enquanto isso chegaram alguns telefonemas a dar-nos os parabéns, havia rede naquele local!







 Almoçamos uma bela salada com cuscus, atum, ovos cozidos, tomate, cebola, milho e fruta como sobremesa. Depois fomos conhecer melhor a cabana....

Orion disse-me que após subir a colina que tínhamos à nossa frente as vistas eram fantásticas, não duvidei e vindo de quem mo disse assim fui e assim fiquei, durante um bom bocadode tempo, sentada numa rocha já quente pelo sol e  com um bloco de apontamentos, pronto para esboçar o  que tinha à minha frente!!!


Reparem no fojo do lobo do outro lado da montanha....bem disfarçado pelas pedras!!!Já lá estivemos no ano passado!


Absolutamente único para  dois pares de olhos que observavam esta imponência da Natureza!! Tudo naquele momento só para nós!!!


Lembrei-me da que uma amiga me tinha dita nesta semana "a minha mãe sempre diz que atrás de uma montanha vem sempre outra mais alta!!" E a quem o dizes amiga!De montanhas já percebo eu!Agora dos animais racionais...é bem mais complicado! Mas valeu pela força das palavras pois as montanhas já cá estão à minha frente e pudesse eu esticar meus braços de tal maneira que abraçava-as todas de uma só vez!!



Deitei-me na pedra quente e pedi forças às  montanhas, e ao Deus de toda aquela criação fascinante!

Orion veio buscar-me, tínhamos de partir, os dias ainda são grandes mas temos de tomar canseira, pois nas montanhas o tempo tem de ser bem gerido! Dei-lhe uma sugestão de um percurso diferente  para regressar e foi acordado com satisfação. Iríamos procurar uma descida em direcção a  Porto da Laje , assim foi.

 Tímidas mariolas já acenavam o caminho e fomos descendo seguindo os nossos instintos de montanhistas


Curral da Touça observado bem de longe, havia sinal de gente por lá...

Represa do Porto da Laje ( Uma aberração da Natureza)

Fomos reconstruindo algumas mariolas já adormecidas pelo tempo...


A descida foi tranquila e inesquecível  e as lágrimas brotávam-me dos olhos quase sem explicação!!!
Orion perguntou-me, porque choras?!!
Estava tão feliz e completa por estar ali!!! Há quem diga que felizes são os burros...bem não sei mas que o chorar é a liberdade da emoção e que alivia o coração, a alma e faz renascer a esperança, posso eu confirmar naquele momento, quanto aos burros...não tenho nada contra eles, tão dóceis, tomara eu poder ter um!!

Chegámos ao rio e atravessámos o mesmo.
Perante tal água única, pura , leve e cristalina, sendo eu um ser humano ligado a emoções e a  racionalismos, em qual dos dois poderia escolher?! Rejeitei o lado racional e deixei-me de filosofias!!
Ela estava ali à minha frente, fria e pronta para me receber!!
Em matéria de vestuário não estava preparada, mas  não foi pretexto para não seguir água adentro!  Libertei-me dos fardos tecidos e penetrei na água, sem um único gemido de arrepio da temperatura, apenas soltei uma gargalhada de prazer tentando abraçar o líquido abençoado, parecia que estava a nascer de novo!!!

Refresquei meu corpo e purifiquei minha mente de cargas e recargas negativas!!! Foi uma autentica água benta levada pela corrente!!
Simplesmente renasci para conquistar o meu lugar entre as infinitas moléculas da vida terrena!!!


Um dia de Outono belo de sol, entrei eu nas águas gélidas e puras de um rio serrano, e neste dia fui eu simplesmente eu, quase igual como vim a este mundo 
Hoje sei se pode renascer...até várias vezes na vida, basta desaprender o receio de mudar!!







Prossegui o caminho de volta, contra o sol já em direcção a por-se.
Rodeou-me uma energia como antes não tinha visto, mas depressa se dissipou, consequência de  um cansaço há muito acumulado, nada que a água das fontes e dos ribeiros que se cruzaram pelo nosso caminho não resolvesse...e lá renascia de novo!!!

Parar trás ficaram as minhas saudosas e adoráveis montanhas...


E ignorante são aqueles que pensam que as montanhas não têm nada para dar...infelizes pensamentos economistas....

A Vida podou-me!!Foi preciso sentir-me seca como quem está quase a morrer parar renascer ainda mais forte e bela!!!
                      
                                                                                                                         "Day Anne "

Obrigada a toda a minha família mais chegada que demonstrou um verdadeiro sentimento fiel de amor e fidelidade e a todos os amigos que me deram forças neste momento tão difícil!
Um especial obrigada à minha mãe que me deu à luz e que me ajudou a ver a luz de novo!!




11 comentários:

  1. Parabéns aos dois pelo dia que foi!
    Espero que novos trilhos apareçam, com novas formas de aventura positiva.
    E cá estamos todos para partilhar aventuras!

    Bjs e Abr.

    Pxaranha.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lirio (e Orion)
    Só em Maio/2010,eu e uns amigos nos embrenhamos nessas zonas mais agrestes do Gerês;e depois em 2011 lá nos metemos,em descoberta pois apenas tínhamos vagas indicações de trilhos semi-abandonados dessa zona.E foi descoberta mesmo;e foi com indicação preciosa de pastores de Fafião,antes da ponte,que nos disseram 'vêm aquela árvore? vão por lá!',que descobrimos a paisagem a que aqui te agarraste e que aqui abraçaste.
    Esse lado agreste é um bálsamo.E pelos vistos também para a vida selvagem que por lá vi e que tu aqui também mostras e que te aceita.
    Abraço e os desejos de uma vida plena.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  3. Costuma-se dizer "palavras para quê?". Mas tudo depende das palavras. Lírio, as tuas palavras transmitem paixão, sentimento, emoção. Um belo texto, que só quem sente a serra compreende. Aqui é do Gerês que se trata, mas este sentimento ultrapassa os limites do Gerês, estende-se pelo que é SERRA, transportado pela brisa suave do Gerês à "minha" Malcata, às Mesas, à Serra da Gata, ao Maciço da Gralheira por onde andei no fim de semana passado...
    Um grande e apertado abraço para ti e para o Orion. Até um dia.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Peixinho!
    E se os astros o permitirem, havemos de ter muitas aventuras, não leves é o banquinho atrás, pois desta vez fazemos mesmo uma grelha com ele!!!! He!He!

    Um grande beijão :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos!!!

    Estas descobertas na serra, para nós, são qualquer coisa de uma dimensão mesmo muito especial!!!Para os pastores daquela zona não é nada que não se faça, e também não é novidade, mas quando podemos passar um pouco de mais tempo a falar com os mesmos, consegue-se ver perfeitamente o orgulho e em alguns casos até paixão, que aquela sensata gente sente pela sua própria terra! E não é para menos!

    Bem então já percebes-te bem o que senti quando lá consegui chegar e avistar todas aquelas montanhas, que também já não me são desconhecidas. Mas vendo-as noutra perspectiva é sempre sensacional e poder revelas é sempre melhor! :)
    Obrigada pelo comentário partilhado e desejo-te uma vida plena também!

    Um Grande abraço da nossa parte!!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Callixto!!

    De facto não sei mais como descrever o que sinto, em certos momentos de pura harmonia com o este cantinho tão especial do nosso país!!! E tantos mais que existem por aí tal como falas, pois só lá conseguimos procurar a paz de espírito que precisámos tantas das vezes!

    Não foi por acaso que escrevi este texto e desta maneira, ele também transmite uma mensagem muito especial que só quem lidou comigo estes últimos meses percebe, por isso é que faço uns agradecimentos especiais no fim.
    Está tudo bem...agora, e mais uma vez as montanhas ajudaram-me a a completar aquilo que ainda me faltava :)

    Ainda não esqueci de publicar o dia do nosso encontro, daqui para a frente irei dar muitas notícias, se Deus quizer.

    Um bem haja aos dois e continuação de muitas aventuras, aproveitem ao máximo!

    Um abraço nosso :)

    ResponderEliminar
  7. Bem.,,mais uma partida e o meu comentário de ontem , nao ficou aqui...Vamos lá ver se me saiem as palavras , tal qual as queria deixar...
    Por que o dia foi especial, vai em geito de recado para os dois. Pela familia linda que construiram, pelo vosso sorriso..pela vossa amizade.
    Falar do carinho que tenho por vós, da ternura por esses dois seres maravilhosos que destes ao mundo e que nos encantam , por esse montes fora com a suas brincadeiras , próprias para as suas idades,e saber escolher as palavras , letra a letra, de forma a que podem exprimir todo o meu sentir.
    Fazer de cada palavra uma flor, como que de uma prenda se tratasse, e fazê-la chegar ate vos, como uma suave brisa que vos faça sentirtoda a amizade que tenho por vós.
    A vida a dois , só tem sentido quando partilhada em todos os momentos, bons e maus...é assim que se vencem tormentos e é assim que se sorri para a vida, porque, mesmo naqueles momentos menos bons, sabemos que , ali ao lado ha alguem a dizer presente...a dar a mão...e dizer que não estamos sós!
    Isso tudo vós expressais no vosso sorrir!
    Que a vida vos saiba tambem sorrir para que muitas dezenas de aniversários possam gozar , montanhas fora!
    Que os trilhos da vossa vida vos tragam montanhas de felicidades e todos de baixa dificuldade.
    Um grande beijo e ..aquele abraço do tamanho do mundo
    Vossa sempre amiga Teresa pereira

    ResponderEliminar
  8. Caros leitores e amigos:

    Por vezes o programa não aceita as letras que introduzimos para identificar os caracteres apresentados. Já tem acontecido diversas vezes, mesmo comigo.

    O nosso companheiro Isidoro, enfrentou essa dificuldade e não foi possível ultrapassá-la, o que acontece muitas das vezes, por isso enviou para o meu endereço electrónico, ao qual desde já agradeço e passo suas as palavras:


    " Muito bonito! Estava a estranhar essa ausência...qual fénix renascida das cinzas!! Espero em breve caminharmos no "nosso" Gerês com a tua prole!
    Um abraço e felicidades a todo o rebanho! :)"


    Obrigada amigo!!Esperemos que esta nova estação, por sinal uma das mais bonitas do ano, ajude a colorir as nossas caminhadas geresianas o mais rápido que possível!!!

    Gosto de caminhar quase em solidão mas sinto muito a vossa falta, a camaradagem que se faz sentir nesses momentos e a energia da verdadeira amizade é quanto basta para me completar:)

    Um grande abraço de todos nós!

    ResponderEliminar
  9. Minha querida amiga Teresa!!

    Sem desprezar os comentários que até aqui foram feitos, o teu foi o que me sensibilizou mais!!

    Pudesse eu dizer a todos que possam ler isto: DÊEM AMOR E EMPREGO A ESTA GRANDE MULHER!!!!

    Sabes...algumas vezes Orion já me tem dito: A vida nem sempre é justa!E por vezes ela é tão injusta!!!

    Tens tudo para seres um fantástica companheira, amiga, mãe!!!
    Òh Teresa! Tu és uma pessoa fantástica até com teus defeitos,pois ninguém o é perfeito! Tens sempre uma palavra bonita a transmitir, mas não só, passas à prática que eu sei!!
    Se eu encontra-se a lâmpada mágica de Aladin, um dos desejos que eu pediria era: Dê um pouco mais de paz a esta mulher e faça com que ela seja amada tanto quando ela ama os seus, e reparte a amizade pelos amigos. Pois aí sim a vida seria mesmo justa :)

    Obrigada pelo carinho que transmitis-te a todos nós e por te teres lembrado de mim, apesar do momento menos bom que tens passado na tua
    vida!
    Obrigada pela força que me tens dado!
    Obrigada e somente pelo teu "cachopo" sorriso, lindo!

    Um amável e doce beijinho de todos nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem..quase me sinto especial!
      Não..sou apenas uma pessoa que preza a amizade e gosto de estar presente nos momentos que julgue importante. Tu sabes bem que este carinho existe e , partilhando nós o mesmo gosto pela montanha, nada mais natural...
      Sim que a vida não me tem sido nada fácil, mas isto nunca foi motivo para esquecer os amigos e , sempre que o possa fazer, aqui estarei para vos dizer presente e deixar umas palavras ..em forma de amizade.
      Que a vida vos sorria...grande beijo e ..como sempre...
      Aquele Abraço do Tamanho do MUndo
      Sempre amiga ...TERESA PEREIRA

      Eliminar
    2. Amiga Teresa!

      Todos nós temos algo de especial dentro de nós!! Mas tu tens uma capacidade que nem todos têm! Como tu o dizes, a vida para ti não tem sido fácil, bem nós sabemos, mas essa capacidade de nunca te esqueceres dos amigos mesmo nos momentos mais difíceis, e ter sempre uma palavra de força a transmitir...é algo de especial sim!!!

      Para mim todos os meus amigos verdadeiros têm sempre qualquer coisa de especial :) Não importa a quantidade deles, até podiam ser só meia dúzia, pois o que conta para mim,não é o que eles têm, ou o que fazem na vida, mas sim aquilo que eles são capazes de fazer e de ser enquanto seres humanos, enquanto amigos, sem exigir nada em troca, principalmente nos nossos momentos mais difíceis!

      Um grande beijinho :)

      Eliminar