" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

10/01/2013

Quatro décadas!!


Hoje de manhã, após deixar um dos meus cabritinhos na escola, percorri uma parte das ruas da minha cidade.
A manhã não estava muito fria, mas sentia-se uma humidade gélida permanente no ar que refrescava a minha face pensativa.O meu corpo estava vagueando pelos passeios de uma pequena cidade de Inverno, mas a minha mente estava umas boas dezenas de km!! Lembrei-me  precisamente de hà 1 ano atrás!
No de 10 de Janeiro de 2012 estava em terras Geresianas!! Nas minhas montanhas que me receberam nesse dia, de uma forma especial. Estava moralmente em baixo nessa altura, procurei consolo por lá na companhia do meu Órion. Tinha começado o ano de 2012  mal, e só mesmo a companhia dos que me são queridos e dos ares das montanhas, me consolavam calorosamente!
Entretanto o ano foi passando e a necessidade de mudança persistia, muitas foram as caminhadas que fizemos por terras do Bouro e  do Barroso, mas mais de metade ficaram por divulgar por falta de tempo e sobretudo por falta de inspiração...
Finalmente a minha vida deu uma volta e esta semana cheguei às quatro décadas de vida!!!Quatro décadas!!
Dá que pensar!
Durante 2 décadas quase não tive tempo para reflectir! Absorvida pelos planos de vida, pelo trabalho, pelas emoções, pelas alegrias e tristezas! Dava comigo muitas vezes a remoer a falta de tempo que me sufocava e o desejo que sentia de respirar o ar livre e puro de uma vida que vai correndo muito rápido, e quase sem dar por isso acordei, verificando que quase trilhei meio século de uma vida!!
O espírito de uma garota que teima em não me largar, acompanha-me sempre, e uma mudança nesta fase da vida devolveu-me mais de meia dúzia de anos!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança
Todo o mundo é composto de mudança
Tomando sempre novas qualidades

                                                                                                         Luís Vaz de Camões

Hoje, dia 10 de Janeiro de 2013, acordou uma mulher, afrontada de vida e de caminhar pelas ruas da sua cidade, suspirando de saudades das montanhas,  na esperança de visitá-las brevemente, e por muitos mais anos de uma vida que passa tão rápido, tal como as águas dos ribeiros que serpenteiam e trambolham  pelas pedras das montanhas e vales!!
Assim é, assim sempre será, e tudo se repete...tomando sempre novas qualidades :)












8 comentários:

  1. Lírio ... Parabéns! Parabéns pelo aniversário, parabéns pelo texto e fotos, parabéns pelo tal espírito de uma garota que teima em não te largar. Acrescenta-lhe duas décadas às tuas ... e tens estas duas almas que as montanhas do Gerês um dia quiseram que conhecesses ... e que também esperam continuar a trilhar fragas e pragas "por muitos mais anos de uma vida que passa tão rápido, tal como as águas dos ribeiros que serpenteiam e trambolham pelas pedras das montanhas e vales!!"
    Parabéns! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Bem vinda ao clube 40 ó Salta Penedos!
    Haja tempo, tusto e muitos caminhos pela frente, pois o passado já foi e é o futuro + os teus cabritinhos, Pastelão e Bolachinhas (AH!)que importa definir.
    Parabéns SP!

    X Pxaranha.

    ResponderEliminar
  3. Viva!
    Parabens! pela alegria com que chegaste/celebraste quatro décadas de existencia!

    Curiosamente,a vida é parecida com as caminhadas que fazemos:

    caminhamos um pouco.depois pensamos:agora quero ir ali.ali chegados,caminhamos mais um pouco para ver o que está para alem daquele cume ( por vezes,no entusiasmo de chegar,perdemo-nos,mas a paisagem de tao deslumbrante,dá-nos energia para retomar o caminho)...e assim sucessivamente!!!!

    Um abraço a ti e ao resto do rebanho...e muitas e longas caminhadas

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amigos :)

    Pelos vistos já faço parte do clube da ternura dos 40!!!E que ternura poder continuar a desfrutar as terras do País que me viu nascer! Espero que continue a calcorrear os trilhos da vida por mais 40...nem que seja com dois bastões!!Enquanto isso vou sonhando, pois o sonho é que comanda a vida:)

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Bem...e eu , como sempre ...a leste do paraíso!!
    Pois como dizem que , mais vale tarde que nunca...ou melhor dizendo, os ultimos , sao os primeiros,cá vai o meu enorme abraço, bem apertadinho onde consigamos "prender" a nossa amizade.
    Do carinho que tenho por vós 4 já tu sabes , da ternura que me faz soltar um sorriso sempre que vos encontro,tambem ,por isso apenas me resta dizer que o meu desejo é que estas 4 decadas sejam o arranque mais outras quantas , cheias de vida , de amor e de muita felicidade. Que a tua vida siga rodeada de todos os que te são queridos e que , apesar de maus coelhos que nos estragam a vida, consigas ser feliz e manter esse teu sorriso. Sim porque todos nós sabemos que afinal de contas ha bons coelhos ...os do monte! Esses montes onde buscamos forças sempre que os maus nos lixam a vida, Para ti que , afinal apesar de só ires nas 4 decadas,estas a passar o mesmo que eu que já as deixei há 16 anos,desejo que consigas manter toda a felicidade!
    Um grande beijinho e , como sempre..aquele abraço do tamanho do mundo
    Sempre amiga ...Teresa Pereira

    ResponderEliminar
  6. Amiga Teresa!!!

    Assim estivéssemos sempre rodeados pelos coelhinhos do monte!!!!Pelo menos esses trabalham para se alimentarem, não estão à espera que o "Zé" lhe satisfaça o papo!!

    Obrigada pelas palavras de amizade, e de compreensão também, pois percebes-te bem a mensagem que transmiti! Quero acreditar que melhores dias virão para todos nós, e sobretudo, para os nossos descendentes! Nada melhor como dar a conhecer aos nossos filhos que existem muitas montanhas que terão de enfrentar, algumas muito difíceis de subir e descer, mas que com força de vontade própria, rodeados de bons amigos e na companhia dos seus pais, conseguirão subir e até escalar todas as montanhas de uma vida!!
    E que assim seja, para todos nós!!

    Um grande beijinho e muita força para ti também :)

    ResponderEliminar
  7. - Ora aí vem o distraído do costume... mas ainda a tempo (espero eu) de desejar-te muitos, e acima de tudo bons anos de vida, claro está na companhia daqueles que mais amas. Beijinhos!
    Pedro Durães

    ResponderEliminar