" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

12/06/2013

Sirvozelo - Fraga do Paúl


       Iniciamos esta caminhada tendo como objectivo principal a subida à fraga do Paúl. Optamos por começar em Sirvozelo, uma das mais pequenas  e desconhecidas aldeias da serra do Gerês, recentemente ganhou um pouco de notoriedade pois serviu de pano de fundo para a campanha da "Aldeia Global" da Optimus.  O nosso percurso acompanhou a barragem da Paradela, atravessou o ribeiro de Dola, Alto da Abelheira e daí em direcção aos prados de Currachã.  A subida à Fraga não é fácil, é preciso encontrar a melhor vertente para ascender, mas vale a pena. No retorno ainda tivemos de ultrapassar o último obstáculo, os Cornos de Candela, a partir deste ponto o percurso não tem subidas muito acentuadas. Permanecia uma incógnita a ligação de Entre Caminhos e Sirvozelo. Um antigo trilho centenário ligava Sirvozelo aos prados de Candela e da Biduiça. Esse trilho, devido ao pouco uso, corre o risco de desaparecer,  a vegetação aos poucos está a cobrir o trilho. Algumas giestas parecem árvores. A Natureza está a reclamar o que é dela por direito.

        Em resumo foram 28 km de uma caminhada bastante exigente, apesar de 90% do trilho se processar por antigos caminhos de pastores, em algumas partes a vegetação tomou conta dos trilhos o que tornou a progressão mais demorada e difícil. Ficam algumas fotografias da caminhada.

Sirvozelo

Barragem da Paradela


Ribeiro Dola







Antigo abrigo de pastores

Fraga do Paúl


Tulipa selvagem












Espero que tenham gostado. Até à próxima.

2 comentários:

  1. Olá malta,
    Bonita incursão esta pela "desconhecida" Serra do Gerês. Aí está um percurso que em nada fica a dever a outros bem mais conhecidos e consequentemente divulgados. A imensidão e o silêncio dos grandes espaços é uma das características dessa vertente geresiana, por vezes difícil de encontrar noutras zonas do Gerês. Também já tenho planos para subir um dia destes à Fraga do Paúl...
    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro.

      Vale a pena subir a Fraga do Paúl. Mas aconselho-te a começar por Pitões, o trilho é menor.

      Abraços

      Eliminar