" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

02/11/2014

Gralheiras

  
          Com esta publicação festejamos os 4 anos do blog "Cabra do Gerês" e fechamos o ciclo. A criação do blog Cabra do Gerês resultou da nossa intenção de partilhar as nossas aventuras, na serra do Gerês. Achamos que os textos da Lírio e as fotografias de Oríon não deviam ficar perdidos num qualquer disco de computador,  mas deviam ser partilhados e acessíveis ao colectivo. Assim imbuidos deste desejo de partilha,  relatamos na 1ª pessoa as nossas redescobertas da serra (sim, porque são redescobertas, nos dias de hoje é muito dificíl descobrir algo de novo) e passados quatro anos e com mais de 100 publicações,  cobrimos a maior parte da serra, desde Vilarinho das furnas até às Gralheiras, que ficam no extremo oriental do parque, onde acaba a serra do Gerês e começa a serra do Pisco, aos pés do Larouco.

        Foi uma caminhada fantástica, repleta de paisagens de cortar a respiração, a perder de vista, muito mato cortado e muita, muita  pedra galgada. Acima de tudo o mais importante foram os companheiros de caminhada, os encontros fortuitos na serra, a companhia e as histórias dos pastores. Também foram tempos de despedidas pois vimos  companheiros partir, para refazer a vida fora de Portugal. Fizemos muitas amizades,  cimentadas no gosto pela natureza, no  prazer de subir mais alto e de vêr mais longe.

        Com esta publicação não estamos  a encerrar o blog "Cabra do Gerês", apesar deste ciclo terminar, outro se abre, mas as publicações serão mais espaçadas. O mundo é diferente de que era há 4 anos, está a ocorrer uma mudança tecnológica e os blogs estão a migrar para as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instragram. Creio que os blogs não irão desaparecer, por enquanto, mas terão cada vez menos leitores. Da nossa parte vamos fazer um esforço para publicar regularmente, pois existe ainda muito para redescobrir.  
 















16 comentários:

  1. Olá Órion e Lírio

    É verdade o que dizem da tal 'migração' (também o fiz, não propriamente a 'migração' e se no início o fiz com relutância, confesso que não me desagrada) mas este espaço é mais pessoal, mais íntimo e por essas razões mais caloroso. E isso são argumentos, para mim, para o seguir como venho seguindo desde de 'vos descobri por cá'.
    Por isso ..sempre que tenham novas 'redescobertas' espero também estar por cá para vos seguir.
    Abraço e até ao próximo passo.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos

      Eu ainda não fiz a "migração", ainda estou na fase de relutância. E também sou da tua opinião que os blogs são um espaço de partilha mais pessoal e de mais fácil consulta.

      Abraços

      Eliminar
  2. Olá malta,

    - O blogue "Cabra do Gerês" foi, continua a ser, e será sempre uma referência não só para mim, como para muitos outros. Ao longo destes últimos 4 anos (até parece que foi ontem...) foram inúmeras as vezes que me deliciei ao ler os textos cheios de alma da Lírio e a contemplar o "olhar montanheiro" do Órion. Espero muito sinceramente que estes momentos passados em frente do ecrã do computador não passem num futuro próximo a ter um travo a nostalgia. Quanto a mim, continuarei por cá, aguardando ansiosamente por noticias do rebanho...

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro

      Não me interpretes mal, não estamos a encerrar o blog, só a comunicar que as publicações serão mais espaçadas (como aliás já deves ter reparado). Mas a migração tecnológica é um facto, já deves ter reparado que há cada vez menos consulta de blogs e não tem surgido novos blogs. Hoje em dia a comunicação é mais rápida, uma fotografia publicada nas redes sociais é comentanda e partilhada até à exaustão, para desaparecer no dia seguinte. Mas faz falta a introspecção e o prazer da leitura de blogs como o teu.

      Abraços

      Eliminar
  3. Bem hajam pela vossa iniciativa ... o Gerês está bem mais rico e desafiante ... especialmente para quem agora chega!

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Vieira,
      Foram experiências muito enriquecedoras, e continuarão a ser! Não há dinheiro que pague estes momentos preciosamente vividos!!!

      Saudações geresianas

      Eliminar
  4. Olá boa noite
    Eu sou um saudosista e para mim os blogs de caminhadas é do melhor que existe,tento seguir a maior parte deles porque assim descubro e aprendo bastante sobre caminhadas para mais tarde eu próprio fazer e descobrir com as reportagens fotograficas e escritas que vocês me proporcionam.
    Sendo assim digo, não parem de escrever e fotografar neste espaço, existe sempre alguem que vos acompanha.
    Abraço caminheiro
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serafim,
      Também nós aprendemos com outros blogs, e em tom de gratificação tentámos retribuir, todo este tempo, e partilhar estas sensações mútuas :) Não vamos parar, apenas abrandar, e quem sabe um dia publicar tudo o que ainda está no baú!!
      Obrigada pelo carinho,

      Saudações montanheiras

      Eliminar
  5. Antes de mais, parabéns pelos 4 anos do blog. Não tenho sido atento, por desconhecimento, mas isso mudou. Uma referência para os caminheiros, feito por gente muito boa. Espero reecontrar-vos em breve.Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Alexandre!!
      Obrigada :)
      Mais palavras para quê? Os momentos são para ser vividos e sempre em boa companhia!
      Lá nos havemos de encontrar muitas vezes, assim espero, e dar aquelo grande abraço!!!

      Eliminar
  6. Olá Amigos Lírio e Órion!
    Deixem-me que vos diga que, sendo embora utilizador e adepto das redes sociais ... não as considero uma "ameaça" aos blogs. Cada coisa tem o seu papel: no facebook partilhamos fotografias, opiniões, estados de espírito, sobre tudo e sobre nada, sobre o que nos vem à cabeça; e é um repositório de mensagens e partilhas "instantâneas", vê-se e lê-se ... ou se não se viu passou, "perdeu-se". Um blog é muito mais do que isso: um blog é um livro virtual, com a sua temática específica, a sua organização, onde é possível e fácil ir a esta ou àquela "página", onde se fala deste ou daquele assunto, deste ou daquele local, deste ou daquele acontecimento, ocorrido nesta ou naquela data, fácil de encontrar.
    E o vosso blog, meus amigos ... é um livro aberto sobre o Gerês e sobre a vossa paixão por esse cantinho mágico. As redes sociais não o substituem nem dispensam. Desde que um dia conheci o vosso blog (e depois a vocês pessoalmente) ... não dispenso a respectiva leitura, a procura desta ou daquela referência.
    Continuem a deitar cá para fora a vossa ligação ao Gerês. Por fragas e pragas ... um dia havemos de nos voltar a cruzar ... como naquele dia de Julho (já lá vão mais de dois anos...), em que subíamos de Pousada para Pradolã.
    Um grande abraço aos dois. Continuem ... as cabras do Gerês agradecem-vos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Callixto

      Concordo com a tua interpretação, também considero que são coisas diferentes, mas infelizmente o nosso tempo é finito e "perde-se" na espuma dos dias das redes sociais. Os blogs nasceram dos logs, dos registos, dos diários online, onde podemos folhear e consultar com naturalidade e facilidade a página que nos interessa. Um grande exemplo é o registo de 40 anos, do teu blog "Por Fragas e Pragas".
      Abraços.

      Eliminar
  7. Olá Lirio e Orion, é com pena que vejo as Almas Grandes deixarem (ou quase) a partilha personalizada e sentida das caminhadas no nosso País, principalmente nosso Gerês, é com tristeza que vejo grandes amigos no sentido embora desconhecidos pessoalmente, partirem para as novas redes sociais, para mim é como se estivessemos em extinção, pois a particularidade do blog, o prazer da leitura do trilho feito por um de nós, o nos fazer viajar e sonhar lendo cada palavra, vendo e apreciando cada foto cada momento unico....espero muito sinceramente que nunca desistam de se lembrar daqueles que sentem que o blog é o diario do Povo da Montanha.
    Abraços e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célitos

      O teu sentimento é compartilhado por nós, é com grande tristeza que vemos blogs amigos "partirem para as novas redes sociais". Por mim, e dependendo da minhadisponibilidade, irei publicar os relatos das nossas caminhadas, não tenho é a queda que a Lírio tem para expressão escrita.

      Abraços e boas caminhadas.

      Eliminar
  8. Olá amigos Lírio e Órion,

    Este vosso blog sempre foi e uma enorme referência para mim e tenho a certeza que o vai continuar a ser.
    O papel dos blogs vai muito para além da simples exteriorização da nossa enorme paixão pelas montanhas, através das publicações. O aparecimento dos blogs ligados a esta temática permitiu uma maior aproximação entre o pessoal montanheiro que jamais alguma das novas redes (anti)sociais conseguirá.
    Foi assim que vocês chegaram a muita gente e muitos outros, incluindo eu próprio, chegaram a vocês.
    As redes sociais, ou melhor 'antisociais', são o caminho perfeito para a futilidade. Por lá tudo é banal.
    Hoje tens um sem numero de 'likes', amanhã ninguém se lembrará que existes.
    Hoje vêem-se caminheiros a chegarem a casa 'estourados' de mais uma dura caminhada e a primeira coisa que fazem é ligar o PC e descarregar dezenas ou centenas de fotos sem o mínimo de critério, na ânsia que toda a gente perceba o quanto grandiosa foi a sua jornada.
    Essas ditas 'redes' desviam as pessoas daquilo que realmente é importante.
    Essa é a triste e dura realidade.
    Curiosamente sinto que estou no sentido inverso e começo a pôr de lado toda essa 'surrealidade'.
    No fim ficarão cá os blogs para continuar a contar a história.
    E claro, que este vosso cantinho especial continue a deliciar-nos por muitos e longos anos!

    Um enorme abraço para a família "Cabra do Gerês".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Alberto

      Existem estudos publicados que atestam que as novas redes sociais nos tornam mais infelizes. O Facebook foi criado para "avaliar" com likes quem eram as mais "sexy" de Harvard, pode ter evoluido além desta competição adolescente mas creio que ainda nos infantiliza.

      Abraços e boas caminhadas.

      Eliminar