" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

10/01/2017

Corno de Bico

      Desta vez o destino da caminhada dos Reis, escolhido pelo nosso amigo e guia de serviço, Pxaranha, foi a Paredes de Coura mais propriamente à paisagem protegida de Corno de Bico. É um santuário natural com uma área de cerca de 2.170 hectares, e abrange 5 freguesias do concelho de Paredes de Coura: Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões. 

    É uma região essencialmente montanhosa, mas de contornos arredondados. Corno de Bico (883 m Alt.) é a elevação de maior altitude. No topo destas encostas, é possível ver ''caos de blocos'', aglomerados de blocos de granito (a rocha dominante da região) que dão à paisagem um aspecto caótico. É na Paisagem Protegida que nasce o Rio Coura, a montante da ponte de Casaldate, em Parada. Tem origem em dois Ribeiros distintos, o Ribeiro dos Cavaleiros, com Nascente junto ao Corno de Bico, mais concretamente no Lameiro das Cebolas e na Ribeira de Reiriz.

ver http://www.cornodebico.pt/portal/

  Apesar de,  na nossa opinião, existirem demasiados estradões e por consequência muito trânsito motorizado, é uma caminhada interessante e a repetir no Outono.

Algumas fotos do dia.























1 comentário:

  1. vivam! de facto é pena ter tantos estradões.....o que implica muito transito.mas vale a pena.obrigatorio irmos lá no outono.

    ResponderEliminar