" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

04/04/2011

Pedra Bela / Trilho dos Currais

Nem sempre é possível fazermos tudo que nos vem simplesmente à cabeça.
Nem sempre é possível  percorrer os trilhos que simplesmente desejamos fazer.
Diversos factores impossibilitam-nos de concretizarmos os nossos desejos, e há que respeitá-los como seres racionais que somos. Mas esta vontade constantemente inerente de respirar o ar puro das terras Geresianas, leva-me sempre ao mesmo destino, e quase que não posso passar sem ele! Será doentio este desejo sempre presente?! Será um sentido normativo da vida? Não faço ideia...certeza porém, quando não posso ingerir esta forte poção de fim-de-semana, não sou a mesma nos meus dias laborais, falta-me qualquer coisa... o meu antidepressivo!
Pois tudo nesta Serra é agradável de se ver e rever! Há que incrementar sempre qualquer lugar a visitar, mesmo aqueles que são mais fáceis de alcançar.
Apesar de já ter percorrido alguns locais onde quase só os Deuses habitam, há trilhos que ainda não percorri, há muita coisa que falta fazer, e o trilho dos Currais era um deles.
Não começamos o trilho pelo local inicial,  mas a ideia não era começar na porta da entrada nem ir pela saída de emergência. Queríamos simplesmente saborear todos os pormenores possíveis de captar, e gozar o Sol  de carácter tímido mas já Primaveril!
E sem seguir tudo à risca, começamos este trilho num dos locais provavelmente mais visitados do Gerês, a Pedra Bela. O local é belo, mas as vistas que podemos captar através do miradouro lá existente, são ainda mais belas. Agora temos o triste cenário de uma das encostas do outro lado do rio Gerês, estar toda queimada pelo maldito incêndio que deflagrou  em Agosto passado! À parte disso, do miradouro do Pedra Bela podemos observar a Vila do Gerês, o Pé de Cabril, a albufeira da Caniçada. Pessoalmente prefiro o Gerês em bruto e isso só podemos observar através dos trilhos quase inexistentes e que só "alguns" conseguem alcançar. Em relação a este trilho dos Currais, recomendo a toda a gente, pois é um trilho para toda a família.

O incêndio esteve muito próximo da vila, como dá para notar...
Casa florestal...abandonada

O trilho dos currais tem um pouco de quase tudo, e dá para transmitir a ideia do que é o Gerês, para quem não o conhece muito bem. Mesmo assim, há sítios que são insubstituíveis, e claro está, não se encontram nem de perto as exclusivas características dos mesmos, neste trilho.



Em termos de Flora este trilho, tem locais muito frescos, e é muito rico em valores florísticos, quer ao nível arbóreo, quer arbustivo. As espécies de folhosas que adornam este local tais como os Carvalhos, o Azevinho, o medronheiro etc, são constantes, o cedros também, já para não falar das espécies de resinosas aqui representadas, como o pinheiro bravo ou o pinheiro silvestre.


Na parte mais alta temos um pouco do que podemos chamar  de montanha, com as superfícies mais rochosas, rochas constituídas pelo característico granito do Gerês, algumas delas adquirindo formas curiosas, que deixam desafiar a imaginação de qualquer um. As espécies de matos são mais dominantes como a torga a carqueja ou a urze que nesta altura do ano já está florida.









Este mesmo trilho está inserido  no âmbito cultural proporcionando um contacto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira, prática comunitária que decorre de Maio a Setembro de cada ano, sendo o gado bovino da comunidade levado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais. Os Vezeiros são os proprietários do gado que acompanham durante dias ou semanas os animais, consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas e currais. Todos os anos a manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada, sendo os caminhos, cabanas e fontes arranjados e limpos pelos proprietários, uma prática que é peculiar da Serra do Gerês.

Ao longo deste trilho percorremos três currais pertencentes a Vilar da Veiga: Curral da Espinheira, Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro.




 Quanto à fauna, gostaria de ter visto algumas cabrinhas, mas ainda não foi desta. Os cavalos são quase sempre uma constante nesta bela serra. O gado por enquanto ainda permanece pelas aldeias. Parece ser possível avistar algumas aves como a águia, falcão, peneireiro ou a gralha-de-bico-vermelho, não vimos mas ouvimos alguns, nomeadamente o cuco. Alguns animais destacam-se mas devido aos seus hábitos mais esquivos, torna-se difícil avistá-los, tais como o lobo, o corço, o javali e o esquilo. Destes últimos só vestígios de alguns como dejectos de lobo, terra remexida aparentemente por um javali.

Mesmo assim tive a felicidade de me cruzar com alguns bichinhos simpáticos!

Este é claramente um macho!





Este lagarto era enorme!

Penso que é o lagarto de água...apesar de estar numa rocha, estava a apanhar sol!


Olhem só estas cores!

Foi mais um dia bem passado e em boa companhia!
Cá ficam mais umas pequenas lembranças deste dia, e até à próxima!





Bichinhos do pinheiro a fazerem das suas!






Lindas mariolas!


Parece uma mulher-árvore!!







É absolutamente fabuloso a forma como as heras e arbustos trepam pelos pinheiros !
E tinha que encerrar com o "sempre nosso" Miguel Torga!

8 comentários:

  1. Mais uma "reportagem" soberba!!!
    Que inveja!!!...
    Um abraço
    Judite

    ResponderEliminar
  2. Olá Lírio,

    Mais um belo texto de quem sente o Gerês a flor da pele... Lindo e como eu te entendo!!!

    Ontem deixei um comentario no post anterior que pelos vistos não passou... Mas eu axo que no dia 20-03-11 so não nos cruzamos por 15 minutos:)

    Continuação de boas caminhadas,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah Judite! Se todas as invejas fossem como essa!Haveria muito mais harmonia, no dia a dia de toda a gente!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá White Angel!

    Então sempre é verdade! Por pouco nos víamos no dia 20 do mês passado! Incrível! E sabes que tirámos uma foto à cabana dos Bicos Altos, e só em casa nos apercebemos que parecia ter vestígios de alguém por lá!! Olha só se a gente se cruzasse! Ia ser giro!
    Ainda bem que entendes o que descrevo! Penso que tens ideias muito semelhantes, o que é bom!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Lirio,

    Sinto essa serra como se fizesse parte dela, uma semana sem estar com ela... é demasiado doloroso, ao ponto de por vezes pegar no carro nem que seja ir até a Pedra Bela a meio da noite, ficar um tempinho e regressar...:) Uma vida muito so minha, mas repleta de emoções e sensações magnificas:)

    Ainda não me esqueci da ida a Senhora do Camalhão, a Kelly foi esterilizada estou a espera que ela recupere totalmente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindas imagens, tenho mesmo que ir ao gerês um dia destes.

    ResponderEliminar
  7. Olá Jota!

    Conheco diversos locais em Portugal, de Norte a Sul. Temos Zonas lindíssimas!

    É sempre bom conhecermos outros países e outras culturas, mas eu digo sempre o mesmo, primeiro há que conhecer bem os recantos do nosso país. Cá passamos umas belíssimas férias!

    Os gostos não se discutem, mas se me perguntarem qual é o sítio mais lindo de Portugal, a resposta é simples: Gerês.

    Para quem gosta da Natureza este é o melhor local para se visitar, mas é claro sou suspeita!

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. White Angel!

    Tens uma forma de encarar este local de uma maneira especial!!!Também te compreendo bem, sobretudo a necessidade de estarmos sozinhos, pois dessa forma recebemos todas as sensações presentes de uma maneira profunda, não é?
    Pensava que a Kelly já estava totalmente recuperada...a coisa foi mesmo forte!
    Antes de ler o teu ultimo comentário, enviei-te uma mensagem para o teu correio electrónico...não te esqueças de ir lá ver.

    Fica bem.

    ResponderEliminar