" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

15/06/2011

Gerês precisa de voluntários!

Como muitos já devem de saber, começa hoje oficialmente a vigilância contra os incêndios florestais no Parque Nacional Peneda-Gerês.
A divulgação desta campanha tem percorrido por via electrónica, pelos principais jornais e entre amigos e conhecidos. Nunca é demais informar e mais não seja louvar iniciativas desta importância, levadas a cabo por um grupo de organizadores que desde já aproveito para dar os meus sinceros parabéns e um agradecimento pessoal, por se terem lembrado do nosso querido Gerês!!


A AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal, vem por este meio divulgar o seu Projecto de Sensibilização e Prevenção de Incêndios Florestais no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A AMO é a herdeira do movimento cívico "Mãos à Obra!" e do Projecto "Limpar Portugal" e em colaboração com a Direcção do PNPG e o SEPNA (GNR de Braga) decidiram juntar sinergias e levar avante esta acção a decorrer entre 15 de Junho e 30 de Setembro.

Todos os voluntários tem garantia de estadia gratuita no Parque de Campismo do Vidoeiro (não inclui alimentação). 

Para mais informação consultem: www.amoportugal.org.
Tel:919000693 e 963966171 (Carlos Evaristo). 

Depois dos incêndios que violentaram o Parque Nacional no ano que passou, depois de sabermos que as verbas de apoio ao combate aos incêndios irá lamentavelmente ser cortada para este ano,  e a chuva que ultimamente não tem sido em quantidade satisfatória, foi com grande alegria que recebi esta informação via e-mail, há já algumas semanas. Alguns colegas de outros blogues tomaram a iniciativa de divulgar e agora cá estou  também.


Posso dizer que acabou por ser um simples desabafo tornado realidade, pois há já algum tempo em numa de muitas conversas  entre amigos acerca do PNPG e dos problemas que o rodeiam, recordo-me de me sair com um comentário mais ou menos assim: "... qualquer dia teremos que ser nós a vigiar o parque voluntariamente!!...", pois parece que algumas boas almas lembraram-se do mesmo, e mais do que isso resolveram pôr em prática aquilo que apenas pairava na minha imaginação.
Estou muito feliz!!

E mais feliz ficarei se os voluntários aparecerem! Há já dezenas inscritos! Eu também vou tentar fazer o mesmo, mas primeiro terei de jogar com os meus compromissos familiares que são a minha prioridade e que por enquanto ainda me " prendem" bastante. Mas nem que seja por dois ou três dias! Por outro lado andámos muitas vezes a fazer trilhos pelo parque e sempre que detectámos algo de anormal, entrámos em contacto com as autoridades competentes, isto sempre ao longo de todo ano! Já uma vez observámos uma queimada num curral que aparentemente estava fora de controlo...encontrámos outro grupo de montanhistas que tinham acabado de vir de lá e já tinham ligado para o numero de emergência florestal pouco antes de tentarmos fazer o mesmo. Os caminheiro e os montanhistas estão sempre atentos a estes sinais, e acreditem se pudéssemos ter a mesma força das autoridades "outro galo cantava", pois somos em numero suficiente para manter a ordem, disciplina e acima de tudo o civismo que carece muito nos dias que correm!!

São todos bem vindos! Mais ou menos tempo, cada qual dará o seu melhor dentro daquilo que têm disponível!

Posso passar um testemunho pessoal, dos poucos eventos/acções que já participei na Serra do Gerês, que foram experiências fantásticas e inesquecíveis! Encontrámos sempre novos amigos com ideias e filosofias de vida em comum, que partilham da mesma alegria que nós!! Os residentes do parque recebem-nos muito bem! Os funcionários do Parque Nacional são muito empenhados e ajudam-nos a compreender melhor e a respeitar  e tratar do local!
Lembrem-se! Se gostam do Gerês, e se querem continuar a vê-lo por muitos e muitos anos, se querem transmiti-lo as descendentes, dêem um pouco de vós a este pedacinho de céu no nosso Portugal!!

Compreendo quando comentam que deviam de pôr os militares a vigiar e a combater os fogos também, compreendo que deviam de colocar os desempregados ou os de rendimento mínimo e outros cidadãos mais! Também estou de acordo! Mas caso ainda não tenham reparado o nosso governo anda demasiado ocupado a tentar combater um défice provocado sabe-se lá por quem, e que neste momento lamento dizer que uma das prioridades para os nossos governantes não será o nosso único Parque Nacional, e só se irão lembrar que o mesmo existe, quando houver mais outro e outro, e ainda outro incêndio catastrófico!! Por isso arregacem as mangas e "mão à obra"! Vão passar umas férias totalmente diferentes e gratificantes no nosso Gerês!!

Com toda a humildade, peço a todos que estão a ler isto, ajudem o nosso Gerês! Ele retribuirá com o melhor que tem, disso podem ter a certeza!
Ah!! E as coisas boas que ele tem! A maior parte dos cidadãos ainda não se aperceberam!Nem sabem um terço do que ele representa!!


Ecosfera - Jornal Público

Informações deprimentes de Zonas que já foram afectadas no PNPG :

- Mata do Cabril ( uma das zonas totalmente protegidas....)
- Calcedónia .
- Prados da Messe e Costa da Sabrosa até chegar  à fronteira da Mata da Albergaria ( felizmente foi controlado) .
- Grande parte do vale do Conho.
- Encosta do rio Laço ( uma zona lindíssima e pouco frequentada, felizmente os lírios do gerês,  espécie autóctone , floriram este ano!!
- Baldios pertencentes à aldeia Fafião (afectou inclusive uma plantação de Carvalhos que tinha sido feita
 propositadamente pela gente da associação para ajudar a reflorestar a  serra, fomos lá este ano ajudar a associação Vezeira a plantar novas  árvores, esperemos que outro incêndio não venha...)
- Grande área da Serra do Soajo
- Mata do Ramiscal ( Pouco conhecida devido ao seu difícil acesso e de tão preciosa que é que nem os habitantes lá de perto revelam o seu segredo...e muito bem! Pena o fogo ter descoberto o seu caminho, uma mata do PNPG considerada também área totalmente protegida!). Não vos parece uma ironia?!
E muitas zonas mais!!



Prevenir depende de vocês! Portugal sem fogos depende de todos.

1 comentário:

  1. Eu ja fiz voluntariado nas florestas... é triste ver tanta beleza a ser destruida por chamas... como é possivel nao darem valor!

    Adorei o seu blog. Parabéns! tem fotos lindissimas... eu sou desta zona desconhecia tal beleza.

    Boa música a do Tim. Tudo de bom

    ResponderEliminar