" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

03/04/2012

Crónica de um Pavão!

Nos fins-de-semana há que aproveitar o tempo livre da melhor maneira. Infelizmente nem sempre é possível ir para as montanhas, mas a "cabra do Gerês", também aprecia outras paragens e nesta estação que eu chamaria  especificamente só este ano de  "Primaverão", todos os cantinhos de Portugal são bem vindos, desde que tenham um pouco de verdura, pois por este andar vamos chegar ao Verão com tudo a cinza e preto!!




A minha cidade eleita sempre foi e sempre será o Porto! Belos momentos já passamos  por ruelas,  calçadas  e por pedras sujas e gastas desta cidade, como diz o Rui Veloso, mas o que mais me fascina são os românticos jardins que felizmente ainda por cá habitam também!


Os jardins do Palácio de Cristal, são um deles!!
Para quem não conhece, aconselho um dia a visitá-los, garanto que não se vão arrepender!
Mas o que me trás aqui agora, não é especificamente estes jardins, que um dia falarei deles e das suas espécies de árvores que lá se encontram e que me encantam!!


O que me trás aqui neste momento são os animais que lá habitam ou que por lá passam, como é o caso desta gaivota que fez o favor de se colocar à frente da câmara quando tirávamos a foto ao belo arbusto que está atrás...mas não ficámos chateados, até agradecemos!
Mas  a estes bichinhos não lhes podemos dar muita "confiança", mostrar-lhes um pedacinho de pão é chamar uma, duas e   a dada altura já começa a lembrar-me de um clássico filme  de HitchCock  intitulado" Os pássaros".




O momento mais especial que presenciámos neste dia, e este sim vale a pena falar e partilhar com todos vós!
É que não é todos os dias que assistimos ao espectáculo de penas e plumas que esta deslumbrante  ave tem para nos apresentar, refiro-me ao pavão:

Sim esta soberba ave!!!








Mas que rico espectáculo, ora vejam só:



A certa altura quando todos passeavam contemplando as belas flores da Primavera, o Sr. Pavão emitiu um ruído agudo e de imediato abriu um grande leque de penas em tons metálicos deixando todos os que passavam de boca semiaberta focados no bicho!


E se a intenção era atrair as Srs. espectadores, estão muito enganados pois o Sr. Pavão só estava focado numa coisa: Na bela Pavoa que por ali "pastava"...


Por incrível que possa parecer, a Sra. Pavoa parecia que já tinha visto de tudo na vida, e uma cauda esplendidamente aberta de um pavão, não era coisa que lhe supreende-se!!


E nós, os animais racionais, que fartos estamos de ver espectáculos seja ao vivo nas revistas ou pela TV, ficámos mais fascinados que a própria Pavoa que continuava indiferente ou a fazer-se de cara!!
O pobre do Pavão, que de pobre não tinha nada, não se cansava de estremecer o seu enorme leque emitindo um ruído de penas a abanar ao som do vento, e que ventania!! Mas a Pavoa continuava na dela...


 E até as patas se aproximavam, mas patas para que te quero que este pavão só vê uma coisa à frente dele!


Mas a menina Pavoa hoje está numa de apanhar sol, ou então não gosta de assistência e com muita razão, privacidade é muito bonito e respeitinho também!!
Mas o descarado não desiste e até rodovia e mostra a sua bela retaguarda!!


E todos nós fascinados, querendo cada vez mais aproximar-nos de bicharoco, com a esperança de conseguir uma foto com o mesmo de leque a abanar ao lado, só que...chega para lá que estas coisas são cá entre os bichos, e dito isto nem Pavão nem Pavoa!!





A bela cauda começa a baixar...




A baixar........












Foi-se a pujança e a festança!!



Pobre Pavão reduziu-se à sua aparente insignificância e amuou!
E nós também, pois foi um espectáculo curto demais nas nossas vidas racionais!

Agora expliquem-me lá uma coisa...é impressão minha ou estou a ver um lírio no jardim à beira do lago?!


Pois eu sei que lírios há muitos, mas este não é a cara chapada do famoso lírio do Gerês?!!

Ora vejam mais de perto...


Será que alguém entendido na matéria sabe-me explicar esta visão? Algum pormenor me escapa aqui...

Para terminar o dia, não foi nada mau ter o prazer de apreciar os belos jardins do Palácio de Cristal, recheado de Lírios! Fiquei feliz, pois já que não posso ir à montanha nestas próximas semanas de época festiva, sinto que uma pequena parte dela está sempre presente nos mais belos cantinhos, até de uma cidade!
 

















E já agora aproveito para desejar uma boa Páscoa a todos os amigos e leitores deste espaço!

2 comentários: