" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

17/06/2012

Depois de "Dias com árvores"



Para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver por mais tempo com a Natureza, o caminho continuou até Rocalva e por lá partilhamos as nossas experiências e vivências no seu melhor. Contar tudo ao pormenor nem pensar, só para quem lá esteve!! Mas garanto que"miminhos" não faltaram e cada um levou o seu :)



Chouriços com fartura, tostas e queijo para barrar, suculentas saladas já elaboradas e outras feitas na hora e as sopinhas que provei da Elisabete e da Europa  souberam-me pela vida. Claro que tudo acompanhado com sumo de uva  fermentado e engarrafado e que faziam disto tudo um perfeito manjar!








E alguns já viam o S. Bernardo...não percebia que S. Bernardo se referiam, eu cá achava que não tinha nada a ver mas a dada altura já viam os olhos e a cauda a mexer, e bem... definitivamente não estamos a falar do mesmo S. Bernardo. Mas gente depois daquelas horas de calor, já tudo era possível ver!!!Sejamos compreensivos!


Todos os momentos que compartilhamos foram fantásticos! Entre nós tínhamos o Paulo e a Daniela, um casal de alpinistas experientes na matéria que nos deliciaram com as suas aventuras por cá e pelas Índias, como podem comprovar no blog "Rocha podre e pedra dura", mas nós  também tínhamos as nossas vivências para partilhar, principalmente White, o nosso anjo das montanhas!

Algo em comum tínhamos sem dúvida,  o desejo de partilhar os mesmos caminhos embora por vias diferentes, mas sempre com o objectivo mútuo de sentir a terra, as pedras, as montanhas, o Sol e a Chuva, a flora e a fauna no seu melhor, e da forma mais saudável possível. Concluímos que éramos uma equipa de pessoas a usufruir de tudo isto e em conjunto, com um objectivo, mas sem nunca deixar alguém para trás!!
Afinal que sentido faz a vida se atingirmos o sucesso sozinhos?!!Ou mal acompanhados!!

E o sucesso pode ser de diversas formas, até uma simples subida a uma montanha...

O tempo deu para quase tudo, mesmo até para tentar subir à Meda de Rocalva...mas só ficou mesmo por aí... nada que não fosse impossível ser feito claro, mas tinha chovido à poucos dias atrás estando o piso mais escorregadio, a subida até se ia fazendo mas a descer seria bem pior, e falhando um pé era queda certa! Tenho de agradecer ao Paulo e à sua sensatez e não resisti em dar-lhe um grande abraço por contribuir para que Orion muda-se de ideias! 

Mêda de Rocalva
Estão todos preparados?

 Visto daqui, até parece fácil não? Eu cá prefiro estar a ver, mas isto não é aconselhável a cardíacos!! Acho que foi aqui que Paulo convenceu Orion a não subir...

Para quem já tem a habilidade de trepar  nas veias, não é uma pequena mêda que impede!

Subir à Roca negra estava fora de questão, já não havia tempo n para o fazer, mas fomos para bem perto do Cutelo de Pias, observar um dos seus lados laterais na minha opinião o lado mais soberbo desta montanha, não esquecendo toda a paisagem que observámos daquele ângulo! Lindo e de cortar a respiração!

Roca Negra





Hum...parece-me que estou a ver o S. Bernardo agora...que vos parece?


Ali sentimos a brisa das montanhas finalmente mais fresca. O vale do Conho bem à frente dos nossos olhos não pára de me provocar! É tudo simplesmente tão altivo e grandioso!!


De braços abertos, sorrisos rasgados em conjunto com a euforia do momento, registámos as nossas pessoas e toda aquela envolvência, Como dizia Daniela " parece uma cena daquelas de casamento", e bem tinha razão, só faltava estarmos vestidos a rigor!!Mas sinceramente com paisagens destas,  quem é que faz caso a tais apetrechos completamente supérfluos numa ocasião como esta!








Apenas a jovem cadelinha montanheira, não parecia naquele momento estar tão entusiasmada quanto nós, já mostrava sinais de cansaço. Pobre Heidi afinal não era só o cansaço, tinha as suas patinhas já doridas de tanto  caminhar naquelas quentes pedras graníticas. 



Regressamos ao curral, levei Heidi ao colo e pousei-a pouco antes de nos cruzarmos no ribeiro que atravessa  o prado, onde  Heidi refrescou um pouco as suas patitas.
Eu, Orion e Fábio ficámos um pouco para trás, tínhamos visto um pequeno tritão no ribeiro e Fábio tirou umas fotos fantásticas deste animal que podem ver no seu blogue.


Após comermos mais qualquer coisa  e antes de arrumarmos as tudo, já Paulo e Daniela  despediam-se do grupo, pois tinham ainda que ir para Lisboa. E foi naquele momento que senti que o tempo era mesmo escasso e limitado para momentos tão sublimes como os deste fim de semana! A vida é mesmo curta...
Foi pena mas tinha de ser "Adeus amigos, tenham uma boa viagem e esperemos nos encontrar mais vezes!"
(Espero que não se esqueçam na próxima de trazerem aquele queijinho da serra da Arrábida tão delicioso como troxeram desta vez!! Lol)
Arrumamos tudo, apanhámos o nosso lixo e alguns rastos de outros também! Não dá para entender porque razão deixam tantas cascas de fruta espalhadas pelo chão! Está certo que são bio-degradáveis, mas não fazem parte daquele habitat e dão um aspecto de desleixo.


Partimos, sempre atentos a Heidi que parecia dar sinais que lhe custava a andar, e não demorou muito para que a mesma fosse de boleia na mochila de Angel. E tinha de ser, Angel repartiu as coisas que tinha na mochila pelas nossas e todos ajudaram. Como já tenho dito ninguém fica para trás e se tivermos de abrandar o passo também o fazemos.


Fomos sempre a descer com calma e a conversar, fizemos apenas uma paragem em Padrolã e também passamos pelo curral do salgueiro que por sinal ainda não  conhecia.

Curral do Salgueiro

E por esta altura já Heidi andava a pé a saltitar como se nada tivesse acontecido, até brincámos com a situação chamando-a de marota e fingida, o que queria era que alguém a levasse às costas!! Que bom vê-la bem novamente!!Quem me dera que todos os animais tivessem a mesma sorte de Heidi, que teve como dona um ser humano como White Angel! E ainda bem que há muitos como ela, mesmo assim sabendo como são os animais fantásticos e verdadeiras companhias do homem, ainda há "gentinha" capaz de abandoná-los. Repugnante!!





E por falar em animais, quando chegámos a Fafião, para além de encontrarmos muitas cabras e cabritinhos, e após nos dirigirmos ao café Fojo dos lobos, lá estava o cachorrinho mais fofinho e simpático de Fafião ( não desprezando os outros ), mas olhem só para este! Não é uma ternura?!








Pois meus amigos a viagem infelizmente chegou ao fim!
Obrigada a todos pela companhia e por todos os momentos de partilha!
Espero que nos encontremos mais vezes e que as montanhas vos acompanhem sempre! Amén!!

Viva a Liberdade!!

10 comentários:

  1. FIM-DE-SEMANA EM GRANDE. MAGNIFICAS FOTOS, COMPANHIA AINDA MELHOR! FOI UM DOS NOSSOS MELHORES MOMENTOS PELA SERRA. OBRIGADA A TODOS OS QUE FIZERAM PARTE DESTA MAGNIFICA AVENTURA.

    BEIJOS
    MOUNTAIN4EVER

    ResponderEliminar
  2. Olá Fábio e Elisabete!!

    Sem dúvida que foi um fim de semana magnífico, acho que todos adoraram :)

    Beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
  3. Texto fantastico!!!!

    Não podias ter salientado melhor todos so momentos fantasticos desta actividade.
    Sem duvida que as forças da montanha estavam do nosso lado para réunir numa caminhada só, pessoas fantasticas, tempo maravilhoso, paisagens deslumbrantes e um espirito sublime.... :)

    Beijinhos bem docinhos..;)

    ResponderEliminar
  4. Grande JJ!!!!!!!!

    Olha que ainda sobraram chouriços!! Podes perguntar ao pessoal, como vês não sou tão comilona quanto pareço! Lol
    Gostei muito da vossa companhia, foi pena ter sido por pouco tempo, mas deu para perceber que são um casal muito porreiro!!
    Um grande beijão:)

    ResponderEliminar
  5. Angel!!!

    Caminhar contigo é divinal, já sabes disso e penso que todos concordam, se não fosses tu não estaríamos naquele dia todos juntos e naquelas circunstâncias. Nunca me irei esquecer disso!
    Amigos como as montanhas nos elevam e dão-nos as forças que necessitámos ao longo das nossas vidas!!

    Um Xi-Coração do tamanho do mundo :)

    ResponderEliminar
  6. Muito cool!!! O texto, o fim-de-semana, a companhia...TUDO!
    Queremos maaaaaiiiiisssss!
    Abreijos e até breve ;)
    Daniela e Paulo

    ResponderEliminar
  7. Olá Daniela e Paulo!!!

    Espero que tudo esteja bem com vocês, e que a gente se possa encontrar mais vezes, apesar da distância!

    Um grande beijão para os dois e boas escaladas :)

    ResponderEliminar
  8. Esse fim de semana foi um prazer! Obrigado.

    Paulo Roxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo!

      Também foi um grande prazer, para todos nós!!E foi muito porreiro:)

      Beijinhos e boas férias para os dois!!!

      Eliminar