" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

04/09/2011

Vezeira e Tradições da freguesia de Ferral

 
Comunicado / Convite

A pedido da  Comissão de Vezeira de Ferral  comunica-se à população em geral que se vai homenagear o último “vezeireiro” que pastoreou na serra o gado da freguesia de Ferral.

Programa

Dia 10-9-2011

7h30 – Concentração de participantes, junto a “Mariola trilho” do castanheiro;

 8h – Palestra e visita de trilhos e malhadas utilizadas pela freguesia de Ferral;

15h – Homenagem ao último vezeireiro: VERAS de FERRAL (António Veras).

15h30 Será oferecido um lanche/jantar (cozido à vezeireiro no pote).

Observações:
1º– O almoço é da responsabilidade dos participantes: Devem levar o seu farnel.

2º – Para o convívio, lanche/jantar os interessados deverão fazer a sua inscrição na Comissão de vezeira (961 106 109) ou na Junta de Freguesia de Ferral Associação Amigos de Vila Nova 253 659499, até dia 5 -9-2011 - 20 horas

Organização:

Comissão de Vezeira de Ferral.


António Veras, o último homem que apascentou gado na serra da freguesia de Ferral
APOIOS:

*Junta de Freguesia de Ferral;
*Associação Amigos de Vila Nova
*Arte da Terra (José Teixeira)
Paradela do RIO


  • Traz um amigo, vem relembrar as tradições seculares das vezeiras.

6 comentários:

  1. Engraçada Iniciativa e merecida concerteza, mas por este caminhar pode ser que este nao seja o ultimo, nos proximos anos ainda poderá se uma prifssão em ascenção :)... beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Alice!

    De facto achei esta iniciativa muito interessante e bonita de se poder ver, tanto é que se tudo correr bem, estarei com muito gosto presente neste dia também!

    Tenho um grande respeito pelos vezeiros e por todo o povo que vive da terra e da montanha.

    Esta Vezeira já terminou, agora tudo que fazem é apenas representativo,pois fazem questão de manter a lembrança das tradições ancestrais e transmitirem as mesmas aos mais jovens!

    Mas há ainda Vezeiras que estão activas como é o caso da Vezeira de Rio Caldo. E a Vezeira de Fafião é de louvar também, pois existe uma associação que a representa constituída por gente jovem e dinâmica e hospitaleira!

    Espero que tudo isto nunca termine, gostaria que até aumenta-se, há lá coisa melhor e mais saudável do que levar o gado para a Serra e serem alimentados pelas ervas viçosas dos lindos prados do Gerês?!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Lírio !
    Espero mesmo que isto não termine e que estas iniciativas incentivem os jovens, Pessoalmente nao conheço nenhuma na serra do Gerês,entretanto na serra amarela ainda existem, o que se chama de "bigias" e nao Vezeiras (cada terra seu costumes) e cada vez mais os jovens estão a optar como part-time por cuidar de animais como forma de sustentabilidade espero que continuem,contudo nem sempre é facil essa "profissão" pois vejo os meus familiares com muitos problemas de saude devido ás chuvas que os molhavam e permaneciam molhados todo dia os Invernos nao são muito agradaveis na serra e realmente eram grandes sacrificios agora no verão confesso preferia ir com as cabras do que estar fechada num escritório :)... mas ainda bem que agora existem os impermeaveis :) ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. À Alice!!!!!

    A vida na serra é muito dura sim!
    Ontem participei na homenagem do último Vezeiro, e choveu quase todo dia! Não estava frio pelo menos...mas era ver o pessoal quase todo de impermeáveis e o Vezeiro com uma roupa normal e sem guarda-chuva, como se nada se passa-se!!!

    Estes climas podem causar doenças ( são os ossos do ofício ), mas por outro lado torna as pessoas muito mais resistentes!!! Eu que o diga, este ano apanhei tantas vezes chuva e frio na serra... e constipações...nem velas!

    Claro que depois temos as mudas de roupa nas viaturas, o segredo está em nos mantermos sempre quentes.

    Se quiseres, e quando houver mais acções das associações de Vezeiras, também podes participar! Todas as pessoas são bem vindas! E se eu me encontrar por lá, terei todo o gosto em fazer-te companhia :)

    Bom, já deu para perceber que trabalhas "dentro de uma caixinha fechada" quase todo o dia!! Se bem te compreendo, já trabalho num escritório há 21 anos e cada vez me sinto mais como um pássaro preso numa gaiola!

    E por incrível que pareça,tantas vezes comentei com os meus familiares e amigos mais próximos: "Não me importava nada de ser uma pastora...e de cabras!!".
    Ninguém me leva a sério! Pensam que digo tudo da boca para fora!Mas não é verdade!
    Gostaria mesmo de vigiar cabras! Sempre adorei as cabras e passava melhor o tempo, para além de ganhar menos doenças, como as provocadas pelo stress que vivemos neste momento no nosso local de trabalho!!

    Alice, cada vez simpatizo menos com os homens de gravata, e o meu respeito e admiração pelos homens genuínos e simples é maior, já para não falar das montanhas e dos seus habitantes!!!

    Um grande beijinho para ti, e quem sabe se algum dia nos iremos cruzar mais o nosso rebanho!! Lol

    ResponderEliminar
  5. Logo que possível, publicarei as fotos e o documentário ainda esta semana :)
    Também estou ansiosa para o fazer, mas ainda não tive tempo!

    ResponderEliminar