" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

22/09/2011

Homenagem ao último Vezeireiro de Ferral - 2ª Parte


A chuva teimava com suas gotas miúdas e leves, mas temos de colocar os pés a caminho, continuando a calcorrear o santuário serrano.

Do Curral das Negras fomos subindo lentamente até Lama Longa. A única coisa menos boa era o facto de não conseguir mirar a paisagem envolvente devido ao nevoeiro! A chuva essa, não me perturbava, não era fria e a terra cheirava bem!!









Duas surpresas aumentaram a minha felicidade neste espaço de tempo!


Avistaram uma cigarra e Orion trouxe-a até mim!







 
Depois consegui ver finalmente um grande sapo, iguais àqueles que via muitas vezes quando era criança!!








Na última vez que tinha visto Lama Longa estava um dia lindo de Sol e tudo parecia um belo deserto serrano, cheio de vida! Neste dia Lama Longa estava tão diferente, envolvida num grande manto de nevoeiro húmido e misterioso!!
Em tempos, toda aquela área era muito concorrida por homens, devido às minas de Volfrâmio, e os pastores sempre viam alguém de vez em quando! 
Actualmente mais parece um cemitério, quase esquecido pelos vivos...quase, pois no que diz respeito aos vezeireiros  é  orgulhosamente conservada  pela Vezeira de Ferral!!

Forno do curral de LamaLonga
Isto sim! É que é um verdadeiro forno à moda antiga!
Quantas horas teria passado aqui o Sr. António?...


Calcorreando pela Laje dos Bois, sempre com a chuva a bater na cara, seguia também o olhar atento do Sr. António que de vez em quando olhava para trás. Espantada estava  com a resistência deste senhor da serra... sem guarda-chuva nem capota, sem sequer um pequeno boné para proteger a cabeça, caminhava em passo certo e firme, como se aquele chão fosse o interior de sua casa! Conhecia todas as curvas do caminho, todos os desvios a fazer, se necessários.


E quando o piso era mais pedra do que terra, húmida e convidativa a escorregar, o Sr. António Veras deu-me um toque rápido  no  braço e  disse-me " anda por aqui ", desviando-se para o lado direito em  zigue-zague, procurando um caminho mais longo mas seguro.
Devo dizer que nunca me senti tão segura e firme nas terras serranas, seguindo os passos deste sábio Homem!!!

  


E eis que se aproxima talvez um dos momentos altos do dia! Lá em baixo do outro lado do rio, encontrava-se entre as pedras quase que camuflada, uma cabana que a comissão arranjou e limpou, era ali naquele local onde o gado dos lavradores era entregue.  A cabana do Pinhedo.

Cabana do Pinhedo


O Sr. António ficou a contemplar ao longe a cabana/abrigo por uns bons minutos tal como nós, mas com uma grande diferença: Alguns de nós nunca tinha visto aquela cabana que até aqui estava tapada pela vegetação  mas, o Sr. António já lá dormiu e comeu  muitas vezes, abrigou-se da chuva e do frio e tomava umas belas banhocas no ribeiro que passava em baixo. Este Homem já não via esta cabana há pelo menos vinte anos!!



E não tem mais nada que saber, é só descer, e já os cozinheiros e o cozido à Vezeireiro no restaurante de abrigo improvisado aguardavam por nós!! A alegria começava a crescer!! E as fotos falam por si!!


Vinho não faltava!!
Não queiram sequer imaginar, o cheirinho que saía desta panela abençoada!!!
A pão já se cortava...
O presunto também!!
O grande cogumelo que apanharam pelo caminho, ficaria para sobremesa.
E neste dia fiquei baralhada...
Já não sabia se havia de comer para viver...
Ou  se viver para comer !!
E por onde começo?!!
E enquanto que uns comiam...

Outros viam comer...

E aguardavam pacientemente!!
Claro está que a fogueira também foi muito útil para secar a roupa que trazíamos molhada no corpo!
A lente da máquina até embaciou!!



E vamos deixar o pessoal saborear o cozido à vontade, ficámos por esta 2ª parte e em breve publicarei a 3ª e última, com a bonita,  simples e merecida homenagem, ao Sr. António Veras!

E bom proveito, pois os olhos também comem!!



7 comentários:

  1. Perder este farnel todo... dá pena à língua!
    Chuif...!

    ResponderEliminar
  2. Este parece ter sido um belo apseeio e acho que o nevoeiro deu um aspecto fabuloso à paisagem.
    Nunca imaginei que as cigarras fossem tão grandes? :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!

    Já desconfiava do aspecto das cigarras, mas neste dia tirei as dúvidas. As pessoas que já conhecem a serra desde pequenos, conhecem os animais todos e nós acabamos por aprender muito com eles, o que para mim é mais que bom, pois adoro animais!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Meu Anjo!!! (disfarçado de Lirio)

    Sim porque é aqui que venho buscar refugio quando a saudade começa a bater demasiado forte... Não consigo conter as lagrimas ao ler algumas passagens... Eu tinha de estar la ao teu lado e ao lado deles :).... Um frase chamou minha atenção "Devo dizer que nunca me senti tão segura e firme nas terras serranas, seguindo os passos deste sábio Homen" Tão bom sentir essa segurança e como eu a entendo. Estou a chorar neste momento não sei se de tristeza por não ter participado ou se de alegria por saber que existes e sentes igualzinho :) e estiveste là...

    Beijo muito doce, ansiosa por dar um abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Angel!! Então?!!!

    Não te quero ver a chorar!!Olha se pudesses ter ido, só te irias rir principalmente depois de provar o delicioso vinho doce que me fartei de beber, fora os licores etc e tal!! Lol!
    Estou a brincar contigo, mas quero-te ver é mesmo a sorrir :) que é uma das muitas coisas que sabes fazer bem!
    Não faltarão oportunidades! Por vezes na vida não podemos estar em todo o lado ao mesmo tempo, se nos pudéssemos dividir em duas partes...faz de conta que nesse dia eu fui a tua alma gémea e talvez por isso me compreendes sempre bem, já sabes mais do que ninguém o que é acompanhar o dia a dia dos pastores!!
    Olha lá também tinha um rapaz, que também acompanhou muitas vezes os pastores, lembrei-me logo de ti :)
    Muita força por esses lados, e logo que estiveres perto de nós, vamos combinar um belo trilho e dar aquele grande abraço!!!

    Um beijinho saudoso de todos nós

    ResponderEliminar
  6. Òh águia!!Isto é que seria um óptimo manjar para ti, era só abrir o bico!! Lol!!

    ResponderEliminar